Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Udesc modifica datas das provas de seus Vestibulares deste ano

Udesc modifica datas das provas de seus Vestibulares deste ano

Um dos fatores para a alteração das datas dos vestibulares foi a proximidade com a abertura dos jogos da Copa do Mundo.

Publicado por Érica Caetano
21/02/2014 07h57 , atualizado em 21/02/2014 09h43

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou na última terça-feira, dia 18, por meio do seu Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) que irá alterar as datas dos seus Vestibulares de Inverno 2014 e Verão 2015. As mudanças se devem em virtudes da proximidade da abertura da Copa do Mundo, além da festa regional do estado conhecida como Festa do Pinhão, realizada na cidade de Lages, de um feriado na cidade de Laguna, e até das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014.

Com isso, as provas do primeiro certame que ocorreriam no dia 15 de junho, foi antecipada para o dia 08 do mesmo mês. Já as provas do Vestibular de Verão 2015, que seriam aplicadas anteriormente no dia 09 de dezembro, acabou sendo adiado em uma semana, passando para o dia 16 do mesmo mês.

Curso de Administração Pública EaD

Também foi divulgado pela Consepe a aprovação do curso de Administração Pública na modalidade à distância. No entanto, o mesmo ainda precisa ser aprovado pelo Conselho de Administração (Consad) e pelo Conselho Universitário (Consuni).

Além deste curso, também foram aprovados os cursos de Doutorado e Administração Pública e em Planejamento Territorial, que serão oferecidos em Florianópolis. Ambos também precisam tramitar nos outros dois conselhos e ser submetidos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) também divulgou alterações nas datas do seu Vestibular de Inverno 2014 por conta dos jogos da Copa do Mundo. Segundo a Comissão Permanente de Seleção (CPS) da universidade  divulgou que as provas do certame este ano serão aplicadas somente em um dia, nos dois períodos.

A instituição aplica as suas provas no domingo e segunda-feira, por motivos de consciência religiosa. No entanto, como as aulas do semestre letivo da rede estadual retornam no dia 21 de julho e o final da Copa está programado para o dia 13 anterior, as provas foram agendadas para o final de semana seguinte, no dia 20.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além dessa mudança, a CPS ainda reiterou as alterações anunciadas em dezembro de 2013, tanto nos concursos vestibulares como no PSS. Já nos vestibulares deste ano (para ingresso em 2015), por exemplo, passam a valer as alterações no sistema de cotas. Por decisão do Conselho Universitário, a partir de agora, para a cota da escola pública e cota para negros oriundos da escola pública, o candidato deverá ter cursado todas as séries do ensino fundamental e médio na rede pública de ensino. A instituição reservará 40% das vagas para a escola pública; 10% à cota para negros; e 50% para a cota universal (não optantes pelo sistema de cotas).

As mudanças também atingem a Redação, que passará a cobrar novos gêneros textuais. Segundo a coordenadora pedagógica da CPS, Aline Emílio, a proposta é adequar as provas da UEPG às tendências de outros concursos, assim como à realidade dos estudantes. Assim, na prova de Redação, os vestibulandos deverão atender aos gêneros carta de reclamação, carta resposta à reclamação, texto de opinião dissertativo-argumentativo, notícia e resumo.

Ainda na disciplina de Literatura serão cobradas novas leituras. A relação obras inclui “Recordações do escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto; “O aprendiz de feiticeiro”, de Mário Quintana; “O grande mentecapto, de Fernando Sabino; “Quase memória, quase romance”, de Carlos Heitor Cony; e “Amor e outros contos”, de Luiz Vilela.

Veja também

UEM libera 2ª chamada do Vestibular e do PAS 2021
Candidatos convocados devem solicitar matrícula pela internet entre hoje (16) e amanhã (17).

UEMA informa locais de provas do PAES 2022
Candidatos farão avaliação no próximo dia 22, das 13h às 18h.

Inscrições do Vestibular 2022/2 da UEG já podem ser feitas
Provas serão realizadas no dia 7 de agosto.

Pedidos de redução de taxa do Vestibulinho 2022/ já podem ser feitos
As Etecs vão disponibilizar computador e acesso à internet aos interessados na redução da taxa do Vestibulinho.

UFVJM (MG) recebe pedidos de isenção da taxa de inscrição do Sasi 2022
Instituição oferece isenção integral ou parcial. Solicitação pode ser feita até 7 de junho.

Unicamp 2023: pedidos de isenção de taxa de inscrição do Vestibular estão abertos
Os interessados podem se inscrever até o dia 07 de junho, exclusivamente pela internet.

Inscrições do Vestibular 2022 da Uesb são encerradas
As provas do processo seletivo da Uesb serão aplicadas nos dias 05 e 06 de junho. Na ocasião, os participantes deverão responder 85 questões objetivas.

IFSuldeMinas encerra hoje (16) as inscrições para o Vestibular 2022/2
Candidatos concorrem a 72 vagas para os cursos de graduação e 580 vagas para os cursos técnicos.

Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular 2022/2 do IFSuldeMinas
As oportunidades destinam-se a cursos técnicos subsequentes e cursos superiores da instituição.

Emescam (ES) aplica provas do Vestibular 2022/2 de Medicina e demais cursos neste final de semana
Provas para Medicina acontecem neste sábado (14) e domingo (15). Já para os demais cursos, o vestibular acontecerá somente amanhã (15).

UFGD libera resultado final do Vestibular 2022
A UFGD ofertou nesta edição 962 vagas distribuídas em 33 cursos de graduação.

UFPR divulga datas de inscrições e provas do Vestibular 2023
Após duas edições realizadas em fase única, vestibular da instituição paranaense volta a ser aplicado em duas fases.