A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou na última terça-feira, dia 18, por meio do seu Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) que irá alterar as datas dos seus Vestibulares de Inverno 2014 e Verão 2015. As mudanças se devem em virtudes da proximidade da abertura da Copa do Mundo, além da festa regional do estado conhecida como Festa do Pinhão, realizada na cidade de Lages, de um feriado na cidade de Laguna, e até das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014.
Com isso, as provas do primeiro certame que ocorreriam no dia 15 de junho, foi antecipada para o dia 08 do mesmo mês. Já as provas do Vestibular de Verão 2015, que seriam aplicadas anteriormente no dia 09 de dezembro, acabou sendo adiado em uma semana, passando para o dia 16 do mesmo mês.
Curso de Administração Pública EaD
Também foi divulgado pela Consepe a aprovação do curso de Administração Pública na modalidade à distância. No entanto, o mesmo ainda precisa ser aprovado pelo Conselho de Administração (Consad) e pelo Conselho Universitário (Consuni).
Além deste curso, também foram aprovados os cursos de Doutorado e Administração Pública e em Planejamento Territorial, que serão oferecidos em Florianópolis. Ambos também precisam tramitar nos outros dois conselhos e ser submetidos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
UEPG
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) também divulgou alterações nas datas do seu Vestibular de Inverno 2014 por conta dos jogos da Copa do Mundo. Segundo a Comissão Permanente de Seleção (CPS) da universidade divulgou que as provas do certame este ano serão aplicadas somente em um dia, nos dois períodos.
A instituição aplica as suas provas no domingo e segunda-feira, por motivos de consciência religiosa. No entanto, como as aulas do semestre letivo da rede estadual retornam no dia 21 de julho e o final da Copa está programado para o dia 13 anterior, as provas foram agendadas para o final de semana seguinte, no dia 20.
Além dessa mudança, a CPS ainda reiterou as alterações anunciadas em dezembro de 2013, tanto nos concursos vestibulares como no PSS. Já nos vestibulares deste ano (para ingresso em 2015), por exemplo, passam a valer as alterações no sistema de cotas. Por decisão do Conselho Universitário, a partir de agora, para a cota da escola pública e cota para negros oriundos da escola pública, o candidato deverá ter cursado todas as séries do ensino fundamental e médio na rede pública de ensino. A instituição reservará 40% das vagas para a escola pública; 10% à cota para negros; e 50% para a cota universal (não optantes pelo sistema de cotas).
As mudanças também atingem a Redação, que passará a cobrar novos gêneros textuais. Segundo a coordenadora pedagógica da CPS, Aline Emílio, a proposta é adequar as provas da UEPG às tendências de outros concursos, assim como à realidade dos estudantes. Assim, na prova de Redação, os vestibulandos deverão atender aos gêneros carta de reclamação, carta resposta à reclamação, texto de opinião dissertativo-argumentativo, notícia e resumo.
Ainda na disciplina de Literatura serão cobradas novas leituras. A relação obras inclui “Recordações do escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto; “O aprendiz de feiticeiro”, de Mário Quintana; “O grande mentecapto, de Fernando Sabino; “Quase memória, quase romance”, de Carlos Heitor Cony; e “Amor e outros contos”, de Luiz Vilela.