A Universidade Estadual de Goiás (UEG) anunciou a criação do curso Medicina no campus de Itumbiara, no sul do estado. A universidade ainda não divulgou a quantidade de vagas, mas a previsão é de que o curso já esteja disponível através do Vestibular 2018/1.
Além de Medicina, a UEG informou que vai passar a oferecer o curso de Direito em seis de seus campi. Segundo a universidade, os campi de Palmeiras, Morrinhos, Pires do Rio e Aparecida de Goiânia contam com o novo curso já no primeiro semestre de 2018, enquanto nos campi de Iporá e Uruaçu o início das aulas no curso de Direito deve ser só em agosto do mesmo ano.
Medicina ou Direito, qual carreira escolher?
As demandas para a abertura dos novos cursos são antigas, algumas protocoladas desde 2008. Em 2015, o Governo do Estado de Goiás e a Prefeitura de Itumbiara começaram as discussões e articulações para implantar o curso de Medicina, contando com grandes avanços em abril deste ano.
Atualmente, o campus de Itumbiara oferece os cursos de Educação Física, Enfermagem e Farmácia, na área da saúde. A estrutura disponível pesou na escolha desta unidade como sede para a graduação em Medicina.
Vestibular da UEG
Há duas opções de ingresso nos cursos de graduação da UEG. A primeira é o Vestibular Tradicional que é realizado duas vezes por ano e conta com provas objetivas e de redação. Já o Sistema de Avaliação Seriada (SAS) classifica os estudantes com base nas provas aplicadas durante os três anos do Ensino Médio. Só na última etapa é que os candidatos podem informar o curso que deseja concorrer.
A UEG está presente em Goiânia e outras 44 cidades do interior de Goiás e, com a abertura dos novos cursos passa a oferecer 138 cursos de graduação, entre bacharelados, licenciaturas, graduação tecnológicas e graduação a distância (EaD).