O profissional formado em Medicina é aquele que atua no estudo e tratamento de enfermidades, doenças e seus sintomas, além da definição de procedimentos para prevenção delas.
Em sua atividade diária, o profissional faz diagnósticos, prescreve exames, consultas, prescrição de medicamentos e procedimentos cirúrgicos.
Uma variedade de opções de especialização é oferecida para valorizar a atuação do profissional, contudo, para se manter no mercado, o importante o médico precisa se manter em contante atualização de sua área.
Tópicos deste artigo
Público-alvo de Medicina
Para atuar no segmento de medicina, o profissional precisa gostar de estudar e ler, além de se interessar por ciências e corpo humano. Responsabilidade, ética e compaixão são características primordiais para atuar na profissão.
Além disso, autocontrole, atualização constante, capacidade de decisão, habilidade, destreza, equilíbrio emocional, competência, profissionalismo, dedicação, discrição, paciência também contribuem diretamente para o bom exercício da profissão.
Curso de Medicina
Conhecido por sua complexidade e concorrência, o curso de medicina é considerado o mais longo do país. Inicialmente, a graduação conta com disciplinas básicas na área de biológicas e específicas, como anatomia, biologia, bioquímica, neurofisiologia, fisiologia, genética, imunologia, microbiologia, patologia etc.
A partir do terceiro ano, os estudantes contam com matérias profissionalizantes e aulas práticas. Após a conclusão do curso, grande parte dos estudantes opta pela residência médica, que dura de dois a cinco anos a depender da especialidade escolhida.
Duração média de Medicina
Bacharelado – 12 semestres
Mercado de Trabalho de Medicina
Considerada uma das poucas carreiras com taxa quase zero de desemprego, a Medicina conta com um mercado de trabalho amplo e com grande demanda de profissionais. Contudo, pesquisas ainda afirmam que a oferta de profissionais continua sendo insuficiente para a necessidade do mercado.
Em cidades do interior e municípios mais afastados, a procura por médicos é ainda maior, principalmente no sistema público de saúde. Além disso, áreas de emergência, anestesia, pediatria e cirurgia enfrentam carência de profissionais.
Com o envelhecimento da população, especialidades como geriatria e cardiologia estão cada vez mais em alta.
Formas de Atuação de Medicina
O profissional graduado em medicina pode atuar no serviço público, em Unidades Básicas de Saúde, postos de saúde e ambulatórios. No setor privado, pode atuar em hospitais particulares e em consultórios particulares.
Também podem atuar diretamente na área de administração, em atividades relacionadas ao estudo, planejamento e implementação de ações e políticas de saúde. Além de hospitais, os médicos também podem trabalhar em clínicas, empresas, clubes, escolas, no ensino e/ou no ramo da pesquisa.
Campos de Atuação de Medicina
Saúde pública
Organização de sistemas e serviços de saúde pública, controle da incidência de doenças através de programas sociais
Medicina do trabalho
Promoção e preservação da saúde do trabalhador, avaliação da capacidade do candidato de realizar serviços solicitados pelo cargo, reavaliações periódicas sobre riscos ocupacionais
Dermatologia
Diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico de infecções, reações autoimunes, inflamatórias, tumores na pele
Cardiologia
Diagnóstico e tratamento de doenças do coração e do sistema circulatório
Oncologia
Estudo e tratamento de tumores malignos, prescrição de quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia
Pediatria
Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente, prevenção de acidentes, imunização, orientações sobre aleitamento materno
Ginecologia e obstetrícia
Tratamento de doenças do sistema reprodutor feminino, como útero, vagina e ovários, estudo da reprodução da mulher, acompanhamento fisiológico e patológico da gestação, parto e puerpério
Radiologia
Estudo de órgãos e estruturas através de radiações e imagens, domínio de métodos de imagem como ultrassonografia, ressonância magnética e mamografia
Pneumologia
Tratamento de patologia das vias aéreas inferiores, avaliação clínica, realização de exames espirométricos
Geriatria
Estudo, prevenção e tratamento de doenças em idosos, cuidado e apoio durante doenças terminais, manutenção da funcionalidade
Endocrinologia
Tratamento de câncer e obesidade mórbida, acompanhamento de pacientes diabéticos
Ortopedia
Tratamento de doenças e deformidades de ossos, músculos, ligamentos e articulações, acompanhamento de atletas
Angiologia
Tratamento clínico de doenças que afetam os vasos sanguíneos, realização de cirurgia vascular
Cirurgia plástica
Reconstituição médica ou estética de partes do corpo humano, correção de lesões deformantes, intervenções cirúrgicas
Infectologia
Estudo e tratamento de doenças e infecções causadas por bactérias, vírus e fungos, diagnósticos e prevenção infecciosa
Regulamentação da profissão de Medicina
Decreto nº 20.931, de 11 de janeiro de 1932
Remuneração média de Medicina
De acordo com o site Vagas, a média salarial para médicos no Brasil é de R$ 10.527, com ganhos iniciais de R$ 6.940.
Exigências para exercício da profissão de Medicina
Diploma de conclusão de curso de bacharelado em Medicina;
Habilitação legal - Registro Profissional no Conselho Regional de Medicina;
Residência Médica para obter título de especialista dos Conselhos Regionais de Medicina.
Créditos da Imagem
[1] Freepik