A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) divulgou nesta terça-feira, 15 de fevereiro, o acesso aos locais de prova do seu Vestibular 2022. O acesso pode ser feito via Área do Candidato. Confira:
Locais de prova Vestibular 2022 UEMG
A instituição informa que os portões serão fechados 30 minutos antes do início da avaliação. Os candidatos deverão estar munidos do documento de identificação original com foto e caneta de tinta azul ou preta fabricada em material transparente.
A Universidade reforça o uso obrigatório de máscara que cubra nariz e boca no dia das provas. Haverá álcool em gel nos locais de prova para higienização das mãos.
Provas
As provas acontecem no dia 06 de março. Elas serão formadas por uma redação e 48 questões de Conhecimentos Gerais (Física, Matemática, História, Química, Biologia, Geografia, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira: Inglês ou Espanhol).
Habilidades Específicas
Os candidatos ao curso de Música participarão da prova de habilidades específicas de Música nos dias 19 e 20 de fevereiro.
O resultado das provas de habilidades específicas será publicado em 22 de fevereiro.
O Vestibular
O vestibular foi retomado este ano, após ser extinto em março de 2019 para usar somente notas do Enem.
Aqueles que quiseram se inscrever para as reservas de vagas (Procan ou inclusão regional) e/ou solicitar isenção da taxa de inscrição tiveram que realizar o cadastro até o dia 24 de janeiro.
Os que foram aprovados já estão automaticamente inscritos no Vestibular na opção desejada.
Procan e Inclusão Regional
O Programa de Seleção Socioeconômica de Candidatos (Procan) é uma modalidade de reserva de vagas da UEMG:
-
Categoria I – 21% das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados negros;
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
Categoria II – 3% das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados quilombolas;
-
Categoria III – 3% das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados indígenas;
-
Categoria IV – 2% das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados ciganos;
-
Categoria V – 16% das vagas para outros candidatos de baixa renda e egressos de escola pública;
-
Categoria VI – 5% das vagas para pessoas com deficiência.
A inclusão regional é destinada para residentes de Minas Gerais que tenham feito todo o ensino médio em escolas públicas (municipais, estaduais e federais).
Oportunidades
O Vestibular tem oferta de 4.734 vagas, das quais 366 destinam-se para ampla concorrência, 3.090 para o Procan e 1.278 para inclusão regional.
A oferta é para 121 cursos ministrados em Belo Horizonte, Abaeté, Barbacena, Campanha, Carangola, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas e Ubá, além dos municípios fora da sede: Cataguases e Guanhães.
Os cursos de Tecnologia em Cinema e Animação, em Cataguases; Direito e Engenharia Civil, em Guanhães serão ofertados pela primeira vez.
Resultado
A classificação será disponibilizada no dia 25 de março, com prazo para recursos nos dias 28 e 29 seguintes.
Quem for aprovado pelo Procan para as vagas de negros, quilombolas, indígenas e ciganos terá que participar da heteroidentificação em 29 e 30 de março. O resultado da entrevista sairá no dia 31 seguinte.
A primeira chamada para matrícula será divulgada no dia 08 de abril e matrículas serão recebidas entre os dias 11 e 15 seguintes.
Outros detalhes podem ser visualizados neste Manual do Candidato ou pelo edital.