Vestibular
O vestibular da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) voltou a ser realizado no formato tradicional em 2022. Entre 2019 e 2021 o critério único de ingresso era Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Atualmente, 75% das vagas são destinadas ao vestibular tradicional e 25% ao SiSU.
Vestibular
O vestibular tradicional é aplicado uma vez ao ano. Antes do início das inscrições, os candidatos que atendam aos requisitos podem solicitar isenção da taxa de inscrição dentro do prazo estipulado.
Podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição os candidatos que se encontrem em condição de baixa renda, em atendimento a Lei Estadual nº 15.150, de 1º de junho de 2004.
São contemplados pela isenção da taxa os candidatos que comprovem que possuem renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, por meio de documentos comprobatórios exigidos.
Os isentos já estão automaticamente inscritos no Vestibular da UEMG.
Vagas e cotas
A UEMG distribui as vagas do seu Vestibular da seguinte forma:
- 50% delas para o Procan
- 20% para inclusão regional
- 30% para ampla concorrência.
Procan
A Universidade conta com o Programa de Seleção Socioeconômica (Procan), que foi estabelecido pelo Conselho Universitário com o objetivo de estimular o acesso à UEMG pelos candidatos que residem no estado de Minas Gerais e como forma de contribuir com o desenvolvimento regional.
Ele funciona como uma modalidade de reserva de vagas da UEMG, podendo participar candidatos de baixa renda que residem em Minas Gerais e que cursaram os três anos do Ensino Médio em escolas públicas sediadas no estado.
Dentro das vagas do Procan, há reserva para candidatos negros, quilombolas, pessoas com deficiência ou que sejam da população indígena ou dos povos ciganos, em conformidade com a Lei Estadual nº 22.570/2017.
Veja como é a distribuição das vagas (50%) destinadas ao Procan do vestibular da UEMG:
-
Categoria I – 21% das vagas: candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados negros;
-
Categoria II – 3% das vagas: candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados quilombolas;
-
Categoria III – 3% das vagas: candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados indígenas;
-
Categoria IV – 2% das vagas: candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados ciganos;
-
Categoria V – 16% das vagas: candidatos de baixa renda e egressos de escola pública;
-
Categoria VI – 5% das vagas: pessoas com deficiência
Inclusão regional
A UEMG reserva, ainda, 20% das vagas para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas localizadas em Minas Gerais. Nesse caso, a renda do candidato não é considerada.
Provas
Já as provas do Vestibular da UEMG acontecem em um único dia, sendo formadas por uma redação e 48 questões de Conhecimentos Gerais (Física, Matemática, História, Química, Biologia, Geografia, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira: Inglês ou Espanhol).
As provas são aplicadas em Abaeté, Barbacena, Belo Horizonte, Campanha, Carangola, Cataguases, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Guanhães, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas e Ubá.
Os candidatos ao curso de Música participam ainda de um teste de habilidade específica durante dois dias, em Belo Horizonte.
Enem e SiSU
A UEMG destina 25% das vagas dos cursos de graduação, exceto Música, para preenchimento pelo SiSU. Para concorrer é preciso fazer o Enem. No SiSU, a UEMG não reserva vagas pelo Procan ou inclusão regional.