A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) deu início hoje, 18 de outubro, as inscrições do seu Vestibular 2022. O prazo vai até 20 de dezembro, com taxa no valor de R$ 90.
Estudantes de escolas públicas terão o prazo até 29 de outubro para solicitarem isenção da taxa de inscrição. O resultado das solicitações está previsto de ser liberado em 18 de novembro.
Provas
A previsão é que as provas do Vestibular 202 da UEMS sejam aplicadas no dia 08 de janeiro de 2022, das 14h às 18h, nas cidades de Campo Grande, Amambai, Aquidauana, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
Elas serão formadas por uma redação e mais 60 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Confira abaixo as obras literárias exigidas nesta seletiva:
- A morte e o meteoro - Joca Reiners Terron
- Dom Casmurro - Machado de Assis
- Ladrão de cadáveres - Patrícia Melo
- Manuelzão e Miguilim - Guimarães Rosa
- Matéria de poesia - Manoel de Barros
- Selva trágica - Hernâni Donato
- Úrsula - Maria Firmina dos Reis
Datas alteradas
As provas da UEMS estavam marcadas anteriormente para o dia 09 de janeiro. Contudo, com o anúncio da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 para a mesma data, foi definida a antecipação destas para 08 de janeiro. Assim, os estudantes poderão participar das duas seletivas, caso desejarem.
O resultado preliminar é esperado para o dia 09 de fevereiro, com prazo para recursos até o dia 10 seguinte. Já o resultado final é esperado para 18 de fevereiro.
Oportunidades
Estão sendo oferecidas pela UEMS 1.191 vagas no Vestibular 2022. As mesmas estão distribuídas entre 58 cursos de graduação que serão ministrados em 14 cidades em que a universidade tem campi.
Do montante de vagas, 50% são para Ampla Concorrência e os outros 50% para Reserva de Vagas. Esta última é dividida entre: 20% das vagas para pretos e pardos que tenham feito todo o ensino médio em escolas públicas; 10% para indígenas que tenham tenham feito todo o ensino médio em escolas públicas; 10% para residentes em Mato Grosso do Sul.
Outros detalhes podem ser vistos neste edital.