O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deu início nesta terça-feira, 14 de setembro, ao prazo de inscrições de candidatos isentos e faltosos na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e que não justificaram a ausência para a edição do Exame de 2021 com a garantia da gratuidade. Ele seguirá aberto até o próximo dia 26.
Faça a inscrição no Enem 2021 (apenas para isentos que faltaram em 2020)
Vale reforçar que o prazo é específico para quem ganhou a isenção no Enem 2020, não compareceu ao exame e no período de solicitação da isenção do Enem 2021 não apresentou justificativa para que pudesse pedir novamente a gratuidade da taxa. Com isso, muitos participantes deixaram de se inscrever para a edição deste ano.
A reabertura para esses casos veio após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a reabertura do prazo para que candidatos que desejam solicitar isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, para se inscrever no Enem de 2021, levando em conta o período atípico de pandemia que motivou faltas por medo da transmissão da Covid-19.
Os participantes que se inscreverem neste período terão até o dia 27 de setembro para que possam solicitar o atendimento especializado ou o tratamento pelo nome social.
Provas
Os participantes que se inscreverem de 14 a 26 de setembro farão as provas nos dias 09 e 16 de janeiro de 2022.
Para os 3,1 milhões de inscritos confirmados, que se inscreveram no Enem no prazo anterior, de 30 de junho a 14 de julho, continua sendo os dias 21 e 28 de novembro.
Enem PPL
Em relação ao Enem para pessoas privadas de liberdade ou sob medidas socioeducativas (Enem PPL), o Inep anunciou mudanças nas datas de provas. Antes, elas iriam acontecer nos dias 11 e 12 de janeiro de 2022, mas foram passadas também para 9 e 16 de janeiro de 2022.
As inscrições para o Enem PPL 2021 continuam abertas até 17 de setembro e podem ser feitas pelos representantes pedagógicos das instituições socioeducativas e prisionais. Leia mais aqui!
Enem 2021
Nesta edição, as provas do Enem Impresso e Digital terão o mesmo conteúdo cobrado.
Veja abaixo a distribuição das questões:
=>Primeiro dia de provas, das 13h30 às 19h: redação + 45 questões objetivas de linguagens e códigos + 45 questões de ciências humanas
=>Segundo dia de provas, das 12h30 às 18h30: 45 questões objetivas de ciências da natureza e 45 questões de matemática
Leia também: temas para a redação do Enem 2021
Ao fazer as provas do Enem, os estudantes podem usar as notas para ingressar em instituições de ensino superiores. Com o desempenho, é possível se inscrever nestes três programas do Ministério da Educação (MEC):
- SiSU: disponibiliza vagas em instituições de ensino públicas, como universidades federais, universidades estudais, institutos federais, etc.
- ProUni: oferece bolsas de estudo em universidades particulares para estudantes da rede pública e de baixa renda.
- Fies: conta com financiamentos, também em instituições de ensino privadas.
Com as notas do Enem, também é possível se inscrever em vestibulares e estudar em Portugal.
Estude no Mundo Educação
No Mundo Educação, você encontra artigos sobre diversos temas de todas as disciplinas do ensino médio que caem no Enem. Você também pode fazer o nosso simulado e conferir as provas e gabaritos das outras edições do Enem e as correções comentadas das provas dos anos anteriores.
Além disso, você pode ler dicas para mandar bem nas provas do Enem e entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Enem.
Para mais informações sobre o Enem 2021, acesse o Edital do Enem Impresso, o Edital do Enem Digital ou o página do Enem.