Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. UEPG dá início as inscrições do seu Vestibular de Verão 2015 nesta quinta-feira

UEPG dá início as inscrições do seu Vestibular de Verão 2015 nesta quinta-feira

Mais de 700 oportunidades são oferecidas e interessados podem se inscrever até o dia 04 de outubro

Publicado por Érica Caetano
03/09/2015 08h04 , atualizado em 03/09/2015 08h18

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, começa a receber a partir de hoje, 03 de setembro, as inscrições do seu Vestibular de Verão 2015 para o ingresso em 2016. Os interessados podem se inscrever até o dia 04 de outubro, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição custa R$ 115 e poderá ser paga até o dia seguinte ao fim das inscrições.

Inscreva-se agora!

Pedidos de isenção de taxa foram recebidos entre os dias 1º e 07 de agosto, de candidatos que comprovassem carência financeira, através dos documentos solicitados pela Instituição. Já os servidores da UEPG ou cônjuges e dependentes legais dos mesmos, sem matrícula na Universidade, que não estivessem com cursos em andamento, trancado ou concluído, ou ainda que tiverem solicitado até três isenções, puderam fazer o pedido até o dia 14 seguinte. O resultado do benefício de ambas as solicitações foi publicado no final do mês de agosto.

Veja aqui os isentos!

Ao realizar a inscrição no certame, o candidato deverá sinalizar a cidade em que deseja fazer as provas, além de uma opção de curso, língua estrangeira e se deseja concorrer pelo sistema de cotas ou não. Aqueles que desejarem utilizarem o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2009 também será aceito, desde que seja informado o número de inscrição do Exame no ato da inscrição. Para isso, deverão ter aproveitamento mínimo de 40% nas questões objetivas do Enem. O percentual de 10% da pontuação obtida será adicionado ao total de pontos obtidos no Vestibular.

Nome social

A UEPG também permite ao candidato a utilização de nome social. De acordo com o regimento geral da instituição, o candidato travesti ou transexual, se maior de 18 anos, poderá requerer por escrito o uso do nome social para que seja utilizado durante os procedimentos de seleção. O requerimento deve ser protocolizado no Protocolo Geral da UEPG, no Centro de Convivência, no Campus da UEPG em Uvaranas, até o último dia das inscrições. Ao requerimento o interessado deverá anexar uma fotocópia de um documento oficial de identificação com foto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cronograma

As provas serão aplicadas nos dias 13 e 14 de dezembro, no período da tarde, a partir das 15h30, nos municípios com campi da UEPG, sendo eles: Apucarana, Cascavel, Castro, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Paranaguá, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama. 

O ensalamento será liberado no dia 07 de dezembro e os inscritos deverão realizar a impressão da ficha de inscrição, pois a mesma terá que ser apresentada para o acesso aos locais de prova. Na ficha, é necessário colar uma foto 3x4, recente e de conformidade com sua aparência atual, e a fotocópia do documento de identificação com foto utilizado na inscrição. Em relação à foto, o candidato poderá enviar um arquivo ‘JPG’ para ser inserido na ficha de inscrição, mediante análise da CPS. 

Conteúdo provas

No primeiro dia, será aplicado teste constituído por 56 perguntas objetivas das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Geografia, História, Física, Química, Biologia, Língua Estrangeira, além da confecção de uma Redação. No dia seguinte, último dia de exame, as provas serão vocacionadas, formadas por questões de três disciplinas específicas, de acordo com o curso concorrido. 

Candidatos a cursos que exigem Teste de Habilidades Específicas (THE) deverão passar pelos exames em datas variadas, conforme o curso de concorrência. As especificações e demais orientações podem ser visualizadas no item 20 do Manual do Candidato. Os gabaritos das provas gerais serão liberados no dia 15 seguinte, a partir das 17h, e o resultado final do Processo Seletivo sai em até 15 de janeiro de 2016. 

A UEPG está ofertando neste certame 720 vagas em 38 cursos. Desse total, 50% destinam-se ao sistema de cotas, sendo 40% para estudantes de escola pública e 10% à cota para negros. Outros detalhes podem ser obtidos por meio do Manual do Candidato ou pelo site da Instituição.

Veja também

Resultado do Vestibular 2022/1 da Famerp está disponível
Outras chamadas serão divulgadas para 31 de janeiro, 04, 10, 16 e 22 de fevereiro, além de 07 de março.

Locais de prova da 3ª etapa do PAS 2021 da UnB estão disponíveis
Os participantes da terceira etapa somente farão testes no Distrito Federal, nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. 

Cursinho Popular da Poli USP está com inscrições abertas para 2022
O cursinho da Poli gratuito, mas há taxa de matrícula que são no valor de duas parcelas de R$ 100. 

Cursinho de Educação Popular da UFTM está com inscrições abertas para turmas de 2022
Podem participar estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam matriculados no 3º ano do Ensino Médio, ambos em escolas públicas estaduais ou de rede privada desde que comprove que foi beneficiado com bolsa integral. 

UFMS divulga resultado do Vestibular 2022 e PASSE 2021
Primeira seleção ofertou 3.347 vagas e segunda, 1.089 oportunidades em cursos em Campo Grande e no interior

Locais de prova do Vestibular 2022/1 da UFRR estão disponíveis
O processo seletivo está marcado para o dia 06 de fevereiro. As provas serão compostas por uma redação e nove questões objetivas de todas as disciplinas ministradas no ensino médio. 

Ceará: UVA altera data da prova do Vestibular 2022/1
Cronograma foi mudado em razão do aumento de casos da variante Ômicron do coronavírus

1ª reclassificação do Vestibular 2022/1 do Cederj está disponível
Ainda segundo o calendário, a segunda reclassificação sairá no dia 28 de janeiro e a terceira, no dia 02 de fevereiro.

Realização do PSC 2021 da UFAM está suspenso por 30 dias
Suspensão se deve por conta do surto epidemiológico confirmado, com o aumento explosivo de transmissibilidade da variante ômicron da Covid-19, tanto na capital quanto no interior do estado do Amazonas.  

UniCEUB realiza provas do seu Vestibular 2022/1 de Medicina amanhã (23)
A instituição avisa que, no dia das provas, deverão ser seguidos todos os protocolos e medidas sanitárias em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Enem 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro
Além da publicação no Diário Oficial, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, também reforçou as datas de realização do Exame em sua conta no Twitter.

Unip aplica provas do Vestibular 2022/1 de Medicina neste final de semana
Provas serão realizadas no domingo, 23 de janeiro. Os exames terão início às 14h (horário de Brasília). Os editais contendo a localização das salas para as provas serão publicados no site da Unip amanhã, dia 22.