Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. UEPG dá início as inscrições do seu Vestibular de Verão 2015 nesta quinta-feira

UEPG dá início as inscrições do seu Vestibular de Verão 2015 nesta quinta-feira

Mais de 700 oportunidades são oferecidas e interessados podem se inscrever até o dia 04 de outubro

Publicado por Érica Caetano
03/09/2015 08h04 , atualizado em 03/09/2015 08h18

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, começa a receber a partir de hoje, 03 de setembro, as inscrições do seu Vestibular de Verão 2015 para o ingresso em 2016. Os interessados podem se inscrever até o dia 04 de outubro, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição custa R$ 115 e poderá ser paga até o dia seguinte ao fim das inscrições.

Inscreva-se agora!

Pedidos de isenção de taxa foram recebidos entre os dias 1º e 07 de agosto, de candidatos que comprovassem carência financeira, através dos documentos solicitados pela Instituição. Já os servidores da UEPG ou cônjuges e dependentes legais dos mesmos, sem matrícula na Universidade, que não estivessem com cursos em andamento, trancado ou concluído, ou ainda que tiverem solicitado até três isenções, puderam fazer o pedido até o dia 14 seguinte. O resultado do benefício de ambas as solicitações foi publicado no final do mês de agosto.

Veja aqui os isentos!

Ao realizar a inscrição no certame, o candidato deverá sinalizar a cidade em que deseja fazer as provas, além de uma opção de curso, língua estrangeira e se deseja concorrer pelo sistema de cotas ou não. Aqueles que desejarem utilizarem o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2009 também será aceito, desde que seja informado o número de inscrição do Exame no ato da inscrição. Para isso, deverão ter aproveitamento mínimo de 40% nas questões objetivas do Enem. O percentual de 10% da pontuação obtida será adicionado ao total de pontos obtidos no Vestibular.

Nome social

A UEPG também permite ao candidato a utilização de nome social. De acordo com o regimento geral da instituição, o candidato travesti ou transexual, se maior de 18 anos, poderá requerer por escrito o uso do nome social para que seja utilizado durante os procedimentos de seleção. O requerimento deve ser protocolizado no Protocolo Geral da UEPG, no Centro de Convivência, no Campus da UEPG em Uvaranas, até o último dia das inscrições. Ao requerimento o interessado deverá anexar uma fotocópia de um documento oficial de identificação com foto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cronograma

As provas serão aplicadas nos dias 13 e 14 de dezembro, no período da tarde, a partir das 15h30, nos municípios com campi da UEPG, sendo eles: Apucarana, Cascavel, Castro, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Paranaguá, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama. 

O ensalamento será liberado no dia 07 de dezembro e os inscritos deverão realizar a impressão da ficha de inscrição, pois a mesma terá que ser apresentada para o acesso aos locais de prova. Na ficha, é necessário colar uma foto 3x4, recente e de conformidade com sua aparência atual, e a fotocópia do documento de identificação com foto utilizado na inscrição. Em relação à foto, o candidato poderá enviar um arquivo ‘JPG’ para ser inserido na ficha de inscrição, mediante análise da CPS. 

Conteúdo provas

No primeiro dia, será aplicado teste constituído por 56 perguntas objetivas das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Geografia, História, Física, Química, Biologia, Língua Estrangeira, além da confecção de uma Redação. No dia seguinte, último dia de exame, as provas serão vocacionadas, formadas por questões de três disciplinas específicas, de acordo com o curso concorrido. 

Candidatos a cursos que exigem Teste de Habilidades Específicas (THE) deverão passar pelos exames em datas variadas, conforme o curso de concorrência. As especificações e demais orientações podem ser visualizadas no item 20 do Manual do Candidato. Os gabaritos das provas gerais serão liberados no dia 15 seguinte, a partir das 17h, e o resultado final do Processo Seletivo sai em até 15 de janeiro de 2016. 

A UEPG está ofertando neste certame 720 vagas em 38 cursos. Desse total, 50% destinam-se ao sistema de cotas, sendo 40% para estudantes de escola pública e 10% à cota para negros. Outros detalhes podem ser obtidos por meio do Manual do Candidato ou pelo site da Instituição.

Veja também

Filme Guerra Civil com Wagner Moura. Veja temas para estudar que aparecem no longa-metragem
História dos Estados Unidos, invasão ao Capitólio e eleições presidenciais do país são assuntos para estudar
Encceja 2024: inscrição poderá ser feita daqui a dez dias, em 29 de abril
Encceja possibilita que estudantes que não terminaram Ensino Fundamental ou Médio em idade regular obtenham certificado de conclusão
UnB reabre inscrições do Vestibular 2024 via Enem
São mais de duas mil vagas disponíveis neste processo seletivo
Dia dos Povos Indígenas 2024: saiba importância da data e conheça desafios enfrentados pelas comunidades
Profissional indígena que ingressou na universidade por meio das cotas também conta sua experiência
Isenção do Enem 2024: participantes do Programa Pé-de-Meia têm direito à gratuidade
Estudantes também devem pedir gratuidade até dia 26 de abril por meio da página do Participante do Enem 2024
Vestibular 2024 para refugiados da UFSC abre inscrições hoje (18)
Veja o link de inscrição e mais informações sobre o Vestibular 2024 para refugiados da UFSC
UFSC abre inscrição para Vestibular Unificado 2024/2
Processo seletivo oferece mais de mil vagas em cursos da UFSC e do IFSC
Dia Nacional do Livro Infantil: professora explica importância da leitura desde cedo
Profissional defende incentivar a criança a ler desde cedo para que ela tome gosto pela leitura
Enem 2024: prazo para justificar ausência está aberto. Saiba quem pode fazer justificativa
Entre motivos aceitos pelo Inep, estão assalto, morte na família, privação de liberdade, casamento ou paternidade
Paraná: Unioeste divulga datas do Vestibular 2025
Provas da Unioeste serão aplicadas em Curitiba e outras sete cidades paranaenses. Também haverá testes no Mato Grosso do Sul.
Como se preparar para a redação do Enem 2024?
Faltam alguns meses para o Enem 2024, saiba como usar esse tempo na sua preparação para a redação do exame
Enem 2024: confira quem pode pedir isenção da taxa de inscrição
Estudantes podem solicitar gratuidade somente até o dia 26 de abril, apenas pela internet