Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Paraná
  4. Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Uma das principais instituições de ensino superior do país, UEPG abrange 22 municípios do estado do Paraná.

Publicado por Wanja Borges
UEPG trabalha para ser reconhecida internacionalmente
UEPG trabalha para ser reconhecida internacionalmente

Produzir e difundir conhecimentos múltiplos, no âmbito da graduação e da pós-graduação, visando à formação de indivíduos éticos, críticos e criativos para a melhoria da qualidade de vida humana. Essa é a finalidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), instituição localizada na região centro-sul do estado, em funcionamento desde 1970. Considerada uma das mais importantes instituições de ensino superior do Paraná, a UEPG abrange 22 municípios em sua área de influência, atualmente.

Em 2010, quatro cursos oferecidos pela instituição alcançaram nota máxima nas provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Agronomia, Farmácia, Odontologia e Serviço Social foram avaliados com conceito 5. No Índice Geral de Cursos (IGC), a UEPG foi avaliada com nota 4, fato que a coloca entre as principais instituições de ensino superior do país. A instituição pretende, em cinco anos, ser reconhecida nacional e internacionalmente pela sua qualidade acadêmica.   

CAMPUS
•    Campus Central
Praça Santos Andrade, nº 1, Ponta Grossa – PR
(42) 3220-3312

•    Campus Uvaranas
Avenida Carlos Cavalcanti, nº 4.748, Ponta Grossa - PR
(42) 3220-3000

•    Campus Telêmaco Borba
Guarani, s/nº, Bairro B.N.H, Telêmaco Borba - PR
(42) 3272-1261

•    Campus de Castro
Francisco de Assis Andrade, s/nº, Castro - PR
(42) 3233-4646

•    Campus de São Mateus
Avenida Ozy Mendonça de Lima, nº 255, São Mateus do Sul - PR
(42) 3532-1733

•    Campus de Jaguariaíva
Benjamin Constant, nº 217, Jaguariaíva - PR
(42) 3535-1844

Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Educação Física, Engenharia de Computação, Educação Física, Engenharia de Materiais, Enfermagem, Informática, Farmácia, Zootecnia, Medicina, Odontologia, Artes (Música), Administração, Artes Visuais, Administração (Comércio Exterior), História, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Letras, Comunicação Social (Jornalismo), Pedagogia, Serviço Social, Turismo, Física, Direito, Física, Geografia, Matemática, Química e Química Tecnológica. 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular

A Universidade realiza dois vestibulares por ano, sendo que o Processo Seletivo de inverno acontece em julho e o de verão em dezembro. Já as provas acontecem em três etapas. As duas primeiras fases, constituídas por 56 questões de conhecimentos gerais e redação, são aplicadas no mesmo dia. Já a terceira é composta por um teste vocacionado, constituído por 45 questões de três disciplinas específicas, definidas conforme o curso escolhido.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

•    Enem 
Atualmente, a UEPG utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2009, na composição da nota do vestibular, de forma optativa, desde que o candidato tenha obtido no mínimo 40% de acerto nas provas objetivas. O percentual de 10% da pontuação obtida é adicionado ao total de pontos obtidos no Vestibular tradicional.

•    PSS
O Processo Seletivo Seriado (PSS) também é uma modalidade de seleção adotada pela UEPG, desde o ano de 2000, para ingresso no ensino superior. Anualmente, até 25% das vagas dos cursos de graduação são reservadas a candidatos inscritos no PSS, responsável por avaliar o candidato ao longo de sua formação, nas três séries do Ensino Médio, de maneira gradual, sistemática e cumulativa. O Enem também pode ser aproveitado nessa modalidade. 

•    Sistema de Cotas 
A UEPG oferta atualmente 50% de suas vagas do Vestibular para o Sistema de Cotas, sendo 40% destinadas a estudantes de escola pública e 10% à cotas para negros. 

•    Ensino a Distância 
A Universidade oferece os cursos de Matemática, Geografia, História, Letras (Português/Espanhol) e Educação Física pela modalidade Ensino a Distância, sendo que a carga horária desenvolvida é de 70% a distância e 30% presencial, exceto para Educação Física, que é de 60% e 40%, respectivamente. A Comissão Permanente de Seleção (CPS) é a responsável pela organização dos processos seletivos. Além disso, o programa faz parte da Universidade Aberta do Brasil (UAB). 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | RádioWeb

REDES SOCIAIS 
Facebook | Twitter

 

 

Veja também

Hoje é o último dia para pagar taxa de inscrição do Enem 2020
Inscritos podem fazer o pagamento em agências bancárias, casas lotéricas, agências dos Correios e internet banking

Inscrições do Enem 2020 são encerradas após prazo prorrogado
Inep informou que candidatos poderão se inscrever com outro documento, como o CPF, na ausência do RG.

Inep publica Manual de Correção da Redação do Enem
Material detalha, por exemplo, o que leva estudantes a tirarem nota zero e competências seguidas pelos avaliadores para corrigir o texto

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.

UFRGS adia Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
As provas do Vestibular 2021 da UFRGS estavam previsto de acontecerem nos dias 28 e 29 de novembro e 05 e 06 de dezembro.

UFPR anuncia adiamento do Vestibular 2020/2021 em razão do novo coronavírus
Medida foi tomada pelas condições em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, as provas objetivas do Vestibular serão realizadas somente ano que vem.

Coronavírus: Unitau (SP) suspende inscrições do Vestibular de Inverno 2020 de Medicina
Oferta seria de 80 vagas e Vestibular contaria com duas fases. Suspensão do processo seletivo se deve pela pandemia do novo coronavírus.

Inep anuncia que provas do Enem 2020 serão adiadas
Órgão informou que, por causa da pandemia do coronavírus, agora provas serão realizadas de 30 a 60 dias depois do que estavam previstas