A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, começa a receber a partir de hoje, 11 de abril, as inscrições para o Vestibular de Inverno 2016. O prazo termina em 11 de maio e os candidatos devem se inscrever exclusivamente pela internet, mediante a taxa de inscrição no valor de R$ 135. Candidatos treineiros deverão pagar R$ 100.
A UEPG possibilita também ao candidato o aproveitamento do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a partir de 2009, opção que deve ser expressa pelo candidato no ato da inscrição e informando o número de inscrição do exame educacional. Para tal, deverá ter um aproveitamento mínimo de 40% nas provas objetivas do Enem. Por meio de fórmula descrita no Manual do Candidato, a nota do Enem será acrescida à pontuação final do candidato.
Interessados em participar do processo seletivo que não têm curso superior, que não foram beneficiados com isenção de taxa nos últimos três vestibulares da instituição, que estudaram na rede pública de ensino ou como bolsistas na particular e que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), puderam solicitar isenção de taxa de 1º a 11 de março. A lista preliminar de beneficiados saiu no dia 29 seguinte. A relação final pode ser vista aqui!
O Vestibular de Inverno está oferecendo 726 vagas em 36 cursos distribuídos nos campi Uvaranas e Central. A metade dos postos é reservada a cotistas, sendo 40% a candidatos da rede pública e 10% a negros. Na UEPG, o candidato poderá optar pelos sistemas de cotas para estudantes das escolas públicas e para estudantes negros, que assim se autodeclararem, igualmente oriundos da rede pública de ensino.
Nos dois casos, deverão ter cursado todas as séries do ensino fundamental e todas as séries do ensino médio na escola pública. Essa comprovação se dará mediante a apresentação do histórico escolar no ato da matrícula e registro acadêmico. Os candidatos que não se enquadram nessas duas opções concorrem pela chamada cota universal.
Cronograma
O ensalamento será publicado a partir de 17 de junho. O processo seletivo ocorrerá em dois dias, nas cidades de Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama.
No primeiro (17 de julho), os vestibulandos responderão questões objetivas de múltipla escolha de conhecimentos gerais e também produzirão uma redação. No dia 18 seguinte, será a vez das provas vocacionadas, com questões objetivas de matérias específicas de acordo com o curso escolhido. No dia 19, a partir das 17h, serão publicados os gabaritos.
O resultado da primeira chamada está previsto para sair até 14 de setembro, com matrículas para os dias 02 e 03 de fevereiro de 2017. Para mais informações, acesse o Manual do Candidato.