Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. UEPG muda política de cotas para o ingresso nos cursos de graduação a partir de 2015

UEPG muda política de cotas para o ingresso nos cursos de graduação a partir de 2015

Os vestibulares 2014 terão reserva de vagas apenas para estudantes que tenham cursado o ensino fundamental e médio, integralmente, na escola pública.

Publicado por Érica Caetano
29/11/2013 08h54 , atualizado em 29/11/2013 08h54

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulgou na última segunda-feira, 25 de novembro, que irá mudar a política de cotas para o ingresso nos seus cursos de graduação a partir de 2015. Assim, os vestibulares de 2014 para o ingresso em 2015 terão reserva de vagas apenas para estudantes que tenham cursado o ensino fundamental e médio, integralmente, na escola pública, deixando de existir as cotas para negros oriundos da rede pública.

A pró-reitora de Graduação, Graciete Tozetto Góes, relatora da matéria na sessão do Conselho Universitário, lembra que a UEPG é pioneira no estado do Paraná na implantação das chamadas políticas afirmativas, entre as quais se inclui o sistema de cotas para negros e estudantes da escola pública. O regime de cotas foi implementado em 2006, para ingresso em 2007, com prazo de validade de oito anos (2014), ao final do qual o sistema seria avaliado, e então decidido pela sua continuidade ou não.

A proposta elaborada pela Comissão de Acompanhamento da Política de Cotas, criada pela UEPG, e encaminhada à Pró-Reitoria de Graduação, e posteriormente levada ao Conselho Universitário, contemplava as seguintes alternativas: 

1- Manter a política de cotas na UEPG por mais oito anos; 
2- Manter cotas para estudantes oriundos de escola pública – exigindo que o candidato tenha realizado todo ensino fundamental e todo o ensino médio em escola pública da esfera municipal, estadual ou federal; 
3- Manter a cota para estudante negro oriundo de escola pública - que tenha realizado todo ensino fundamental e todo o ensino médio em escola pública da esfera municipal, estadual ou federal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Somente no que se refere aos percentuais, a relatora apresentou proposta diferenciada da proposição do grupo de trabalho, de manter 57% para sistema de cotas e 43% para sistema universal. A relatora propôs 50% para sistema de cotas e 50% para sistema universal.

No encaminhamento dos trabalhos, o Conselho de Ensino e Pesquisa da UEPG (CEPE), apresentou proposta na qual se extinguiria a cota para negros oriundos de escola pública, estipulando-se percentual de 50% das vagas para sistema de cotas da escola pública e 50% de vagas para o sistema universal, com redução de 5% ao ano no percentual de vagas para o sistema de cotas, até um piso de 35%.

Por fim, o Conselho Universitário aprovou a manutenção da política de cotas, saindo vencedora a proposta do CEPE, com percentual de 50% das vagas para cada uma das cotas (escola pública e universal), com um redutor de 5% ao ano, no percentual da cota da escola público, até o limite de 35%. A referida política terá duração de oito anos, com revisão de percentuais ao final do quarto ano.

 

Veja também

Resultado do Vestibular 2022/1 da Famerp está disponível
Outras chamadas serão divulgadas para 31 de janeiro, 04, 10, 16 e 22 de fevereiro, além de 07 de março.

Locais de prova da 3ª etapa do PAS 2021 da UnB estão disponíveis
Os participantes da terceira etapa somente farão testes no Distrito Federal, nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. 

Cursinho Popular da Poli USP está com inscrições abertas para 2022
O cursinho da Poli gratuito, mas há taxa de matrícula que são no valor de duas parcelas de R$ 100. 

Cursinho de Educação Popular da UFTM está com inscrições abertas para turmas de 2022
Podem participar estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam matriculados no 3º ano do Ensino Médio, ambos em escolas públicas estaduais ou de rede privada desde que comprove que foi beneficiado com bolsa integral. 

UFMS divulga resultado do Vestibular 2022 e PASSE 2021
Primeira seleção ofertou 3.347 vagas e segunda, 1.089 oportunidades em cursos em Campo Grande e no interior

Locais de prova do Vestibular 2022/1 da UFRR estão disponíveis
O processo seletivo está marcado para o dia 06 de fevereiro. As provas serão compostas por uma redação e nove questões objetivas de todas as disciplinas ministradas no ensino médio. 

Ceará: UVA altera data da prova do Vestibular 2022/1
Cronograma foi mudado em razão do aumento de casos da variante Ômicron do coronavírus

1ª reclassificação do Vestibular 2022/1 do Cederj está disponível
Ainda segundo o calendário, a segunda reclassificação sairá no dia 28 de janeiro e a terceira, no dia 02 de fevereiro.

Realização do PSC 2021 da UFAM está suspenso por 30 dias
Suspensão se deve por conta do surto epidemiológico confirmado, com o aumento explosivo de transmissibilidade da variante ômicron da Covid-19, tanto na capital quanto no interior do estado do Amazonas.  

UniCEUB realiza provas do seu Vestibular 2022/1 de Medicina amanhã (23)
A instituição avisa que, no dia das provas, deverão ser seguidos todos os protocolos e medidas sanitárias em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Enem 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro
Além da publicação no Diário Oficial, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, também reforçou as datas de realização do Exame em sua conta no Twitter.

Unip aplica provas do Vestibular 2022/1 de Medicina neste final de semana
Provas serão realizadas no domingo, 23 de janeiro. Os exames terão início às 14h (horário de Brasília). Os editais contendo a localização das salas para as provas serão publicados no site da Unip amanhã, dia 22.