A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) prorrogou o prazo das inscrições para o seu Exame Discursivo, referente à segunda fase do Vestibular Estadual 2014. Elas tiveram início em 18 de setembro, exclusivamente pela internet, e seriam finalizadas nesta quarta-feira, dia 02. No entanto, agora a instituição estabeleceu o prazo final até este domingo, dia 06.
Inscreva-se no Exame Discursivo UERJ 2014
Podem participar candidatos que obtiveram aprovação em pelo menos um dos Exames de Qualificação realizados pela UERJ nos dias 09 de junho e 08 de setembro. Nesta primeira fase, os candidatos responderam 60 questões objetivas sobre disciplinas das áreas de conhecimento em Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A lista dos aprovados no 2º Exame pode ser visualizada aqui.
No ato da inscrição, além de informar se deseja ou não concorrer às vagas reservadas pelo sistema de cotas, o candidato deverá indicar a língua estrangeira de preferência e escolher uma única instituição e um único curso, podendo optar por quantas subopções de turnos e semestres que desejar. A taxa de inscrição custa R$ 90.
Provas
As provas serão aplicadas em 1º de dezembro, das 9h às 14h. Na ocasião, os candidatos serão condicionados a três provas discursivas, sendo uma de Língua Portuguesa Instrumental com Redação para todos os cursos e duas de disciplinas específicas, conforme o curso escolhido. Cada uma delas vale 20 pontos, totalizando 80 pontos no Exame Discursivo.
A divulgação do resultado final está prevista para 27 de janeiro de 2014. No total, 5.849 vagas estão sendo oferecidas. Destas, 5.601 são para a UERJ, 198 são para os cursos de graduação do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e 50 destinam-se para o Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II e do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.
Na UERJ e na Uezo, 45% das vagas são reservadas para o Sistema de Cotas, sendo 20% para autodeclarados negros ou indígenas, 20% para oriundos da rede pública e 5% para pessoas com deficiência e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço. Mais informações no Manual do Candidato.