A Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou na tarde desta sexta-feira, 16 de maio, a decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) de aderir integralmente ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a partir do Vestibular 2015/1. A proposta, que já havia sido aprovada pela Câmara de Graduação no último dia 12, passou por votação final na tarde de hoje. A forma de ingresso em 2014/2 ainda não foi definida, mas a expectativa é de que a adesão integral ao SiSU seja mantida.
No caso dos cursos que exigem habilidades específicas e dos cursos de Educação Intercultural e Educação do Campo, uma resolução específica irá definir o critério de seleção. O mesmo acontece para cursos na modalidade a distância e para as vagas do UFG Inclui. A Assessoria de Imprensa da instituição adiantou, ainda, ao Super Vestibular, que as vagas destinadas para o Sistema de Cotas foram ampliadas de 37,5% para 40% em 2015/1 e que o objetivo é chegar a 50%, no Vestibular 2016.
Neste sentido, candidatos que desejarem participar do próximo processo seletivo deverão se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, até o dia 23 de maio, mediante taxa de R$ 35. As provas serão aplicadas nos dias 08 e 09 de novembro, a partir das 13h. Já o processo seletivo do SiSU é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. Apenas candidatos participantes do Enem podem concorrer às vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior.
Tire suas dúvidas sobre como se inscrever no Enem
A UFG já aproveitava as notas do Enem desde o Vestibular 2011, de forma parcial. No Vestibular 2014/2, a instituição está oferecendo 1.280 vagas, sendo 655 para cursos oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EaD), 505 para cursos presenciais e 120 para o Programa de Licenciatura em Educação do Campo. Os locais de prova da primeira fase já estão disponíveis. Ela será realizada no domingo, dia 18, das 13h às 18h, para mais de 11 mil vestibulandos. Detalhes podem ser obtidos no Edital.