A Universidade Federal de Goiás (UFG) anunciou nesta segunda-feira, 4 de janeiro, por meio deste termo de adesão, que na edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) oferecerá 6.345 vagas em 140 cursos. A instituição somente disponibilizará oportunidades no primeiro semestre.
Do total de vagas, 3.164 serão para ampla concorrência e 3.181 para participantes da política de ação afirmativa (cotas). Conforme o documento, as oportunidades para cotistas estão distribuídas nestas quatro modalidades:
-Candidatos que estudaram o ensino médio integralmente na rede pública;
-Candidatos com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública;
-Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública;
-Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, cursaram integralmente o ensino médio na rede pública.
Notas mínimas e pesos
No termo de adesão também constam as notas mínimas e os pesos de cada uma das cinco provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para todos os cursos, a nota mínima é de 0,01.
Os pesos variam conforme a carreira. Para Medicina, Fisioterapia e Enfermagem, por exemplo, as notas de Ciências da Natureza têm peso 3,50 e as de Linguagens e Códigos, 3,00. Já para cursos da área de humanas, como Direito, Psicologia e Jornalismo, a pontuação de Ciências Humanas e Linguagens deve ser maior, sendo 3,50 e 3,00, respectivamente.
SiSU
O Ministério da Educação (MEC) já liberou o cronograma da primeira edição do SiSU 2016. O prazo de inscrições vai de 11 a 14 de janeiro e o resultado será divulgado no dia 18 do mesmo mês. Veja os detalhes