Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. UFLA (MG) adia PAS 2020 e anuncia algumas mudanças

UFLA (MG) adia PAS 2020 e anuncia algumas mudanças

Outra decisão que altera o calendário do PAS é o fato de a UFLA ter identificado a necessidade de reestruturar o o seu Processo Seriado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Publicado por Érica Caetano
03/06/2020 11h20
Crédito imagem: Divulgação / UFLA
Crédito imagem: Divulgação / UFLA
Crédito da Imagem: Divulgação / UFLA

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, informou esta semana que vai adiar a realização do seu Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2020 devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

As mesmas foram passadas para o primeiro semestre de 2021, mas ainda sem datas definidas. Os estudantes que realizaram a 1ª etapa em 2019 e que desejam se preparar para a 2ª etapa, mesmo sem haver ainda edital, podem se direcionar pelo conteúdo programático dos editais anteriores.

Outra decisão que altera o calendário do PAS é o fato de a UFLA ter identificado a necessidade de reestruturar o o seu Processo Seriado. A Universidade estuda novos formatos de inscrição e aplicação das provas, além de uma adaptação dos conteúdos programáticos à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de forma a tornar compatível a avaliação do PAS com a nova estrutura do Ensino Médio. 

Com isso, a 1ª etapa do PAS, que seria inicialmente prevista para 2020, ocorrerá apenas no final de 2021. Assim, os estudantes que em 2020 estejam cursando o 1º ano do Ensino Médio, farão o PAS 1 no final de 2021, juntamente com aqueles que cursarão o 1º ano em 2021.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já para aquele candidato que hoje está no 1º ano e fizer o PAS 1 em 2021, terá a oportunidade de realizar, em 2022, as provas das etapas 2 e 3.

Assim, a UFLA acredita que, apesar de haver um intervalo de tempo sem aplicação do PAS 1, nenhum estudante será prejudicado na possibilidade de se candidatar ao certame e tê-lo como meio de ingresso.

O PAS da UFLA

O PAS é aplicado em três etapas consecutivas, sendo cada uma delas realizada para cada ano do Ensino Médio. Atualmente, as provas das duas primeiras etapas são de múltipla escolha e redação.

Na primeira etapa, é cobrado o programa do 1º ano do Ensino Médio, e na segunda, são cobrados os programas do 1º e 2º anos do Ensino Médio. E, por fim, na terceira etapa do processo é considerada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

São destinadas 40% das vagas dos cursos de graduação presenciais da UFLA, ofertadas no primeiro período letivo de cada ano, aos candidatos do PAS.

Mas informações podem ser obtidas no site da UFLA.

Veja também

UFU: hoje é o último dia para se inscrever nas vagas remanescentes do SiSU 2021
As vagas serão preenchidas utilizando as notas de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos últimos três anos - 2018, 2019 ou 2020.

USCS encerra inscrições do Vestibular 2022/1 para Medicina
A oferta é de 180 vagas para o curso de Medicina, sendo 60 para cada um dos campi de São CaetanoCentro; São Paulo-Bela Vista; e Itapetininga.

Inscrições do Vestibular 2022/1 da UCP (RJ) estão abertas
O candidato pode escolher o período em que deseja fazer a prova do Vestibular da UCP, que será realizada de forma on-line.

Bahiana recebe inscrições para Vestibular 2022/1
Interessados nas 680 vagas em cursos da área de saúde podem usar notas do Enem ou fazer provas presenciais

FPS, no Pernambuco, está com inscrições abertas para Vestibular 2022/1
Há vagas para Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia

Cederj divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa e cotas do Vestibular 2022/1
Agora, a revisão da documentação que comprove o direito aos benefícios pode ser feita até amanhã, 19 de outubro. 

UFT divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2022/1
Puderam participar candidatos de baixa renda e estudantes da rede pública de ensino

UFRGS libera resultado do Vestibular 2021/2
Candidatos às mais de 1,4 mil vagas foram avaliados pelas notas de vestibulares anteriores ou do Enem

Pará: Cesupa recebe inscrições para Vestibular 2022
Processo seletivo oferece mais de 1,7 mil vagas. Para carreira de Medicina, são 160 oportunidades.

UEMS inscreve para o Vestibular 2022
Estudantes de escolas públicas terão o prazo até 29 de outubro para solicitarem isenção da taxa de inscrição. O resultado das solicitações está previsto de ser liberado em 18 de novembro.

UFSC está com inscrições abertas para o Vestibular 2022
Será a retomada das provas presenciais da Universidade. Estão sendo oferecidas pela UFSC 4.521 vagas distribuídas em 102 cursos de graduação.

Inscrições do Pism 2022 da UFJF são finalizadas
O Pism é o vestibular seriado da instituição mineira. Os candidatos fazem provas ao final de todos os anos do ensino médio, mas somente podem concorrer às vagas no terceiro e último ano.