Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. UFLA (MG) adia PAS 2020 e anuncia algumas mudanças

UFLA (MG) adia PAS 2020 e anuncia algumas mudanças

Outra decisão que altera o calendário do PAS é o fato de a UFLA ter identificado a necessidade de reestruturar o o seu Processo Seriado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Publicado por Érica Caetano
03/06/2020 11h20
Crédito imagem: Divulgação / UFLA
Crédito imagem: Divulgação / UFLA

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, informou esta semana que vai adiar a realização do seu Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2020 devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

As mesmas foram passadas para o primeiro semestre de 2021, mas ainda sem datas definidas. Os estudantes que realizaram a 1ª etapa em 2019 e que desejam se preparar para a 2ª etapa, mesmo sem haver ainda edital, podem se direcionar pelo conteúdo programático dos editais anteriores.

Outra decisão que altera o calendário do PAS é o fato de a UFLA ter identificado a necessidade de reestruturar o o seu Processo Seriado. A Universidade estuda novos formatos de inscrição e aplicação das provas, além de uma adaptação dos conteúdos programáticos à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de forma a tornar compatível a avaliação do PAS com a nova estrutura do Ensino Médio. 

Com isso, a 1ª etapa do PAS, que seria inicialmente prevista para 2020, ocorrerá apenas no final de 2021. Assim, os estudantes que em 2020 estejam cursando o 1º ano do Ensino Médio, farão o PAS 1 no final de 2021, juntamente com aqueles que cursarão o 1º ano em 2021.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já para aquele candidato que hoje está no 1º ano e fizer o PAS 1 em 2021, terá a oportunidade de realizar, em 2022, as provas das etapas 2 e 3.

Assim, a UFLA acredita que, apesar de haver um intervalo de tempo sem aplicação do PAS 1, nenhum estudante será prejudicado na possibilidade de se candidatar ao certame e tê-lo como meio de ingresso.

O PAS da UFLA

O PAS é aplicado em três etapas consecutivas, sendo cada uma delas realizada para cada ano do Ensino Médio. Atualmente, as provas das duas primeiras etapas são de múltipla escolha e redação.

Na primeira etapa, é cobrado o programa do 1º ano do Ensino Médio, e na segunda, são cobrados os programas do 1º e 2º anos do Ensino Médio. E, por fim, na terceira etapa do processo é considerada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

São destinadas 40% das vagas dos cursos de graduação presenciais da UFLA, ofertadas no primeiro período letivo de cada ano, aos candidatos do PAS.

Mas informações podem ser obtidas no site da UFLA.

Veja também

Fuvest 2021: pedidos de isenção de taxa do Vestibular podem ser feitos até 24 de julho
Prazo que encerraria nesta sexta-feira, dia 10, foi estendido após alterações no calendário do Vestibular 2021,

Prazo para se inscrever no SiSU 2020/2 encerra hoje (10)
O SiSU oferece vagas gratuitas em instituições públicas de ensino, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos. Nesta edição, 57 delas estão oferecendo novas oportunidades. 

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.

Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas
Nesta edição, são oferecidas 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior