Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Vestibulares
  3. Vestibular da UFLA

Vestibular da UFLA

Vestibular seriado da UFLA, o PAS, oferece 40% das vagas anuais, enquanto o SiSU é responsável pelo preenchimento de 60% das vagas.

Publicado por Lorraine Vilela Campos

Agenda

Data
Descrição
Evento
10/05/2021
à
25/05/2021
UFLA - Universidade Federal de Lavras
Pedidos de isenção de taxa da 2ª etapa do PAS 2020
Isenção
21/05/2021
à
15/06/2021
UFLA - Universidade Federal de Lavras
Inscrições para a 2ª etapa do PAS 2020
Inscrição
24/05/2021
UFLA - Universidade Federal de Lavras
Resultado da 3ª etapa do PAS 2020
Aprovados
Veja mais Datas

Provas

257 downloads realizados
404 downloads realizados
5305 downloads realizados

Vestibular

O Processo de Avaliação Seriada (PAS) é responsável pelo preenchimento de 40% das vagas presenciais da Universidade Federal de Lavras (UFLA) no primeiro semestre. O restante das oportunidades é oferecido pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 

O PAS é um processo seletivo realizado ao longo do ensino médio, com avaliações nos três anos. Ao fim da seleção, a UFLA utiliza a média para selecionar os candidatos para mais de 530 vagas gratuitas em cursos presenciais ministrados em Lavras, Minas Gerais. 

Covid-19

Excepcionalmente, o PAS da UFLA sofreu adiamento em 2020. O motivo da mudança do cronograma tradicional é a pandemia de Covid-19. 

As novas datas ainda não foram divulgadas pela universidade, mas o que se sabe é que a seleção será realizada em 2021 e terá seu calendário adaptado para que os estudantes não sejam prejudicados. 

PAS

As inscrições do PAS são realizadas nos meses de julho e agosto. Os candidatos precisam acessar o site ufla.br/pas, escolher a etapa para a qual vão se inscrever e clicar em "Requerimento e Inscrição". 

É necessário informar o CPF e o número da etapa anterior do PAS (exceto para o PAS 1), informação que pode ser conferida no boletim de desempenho. 

Participantes do PAS 1 e 2 devem informar a cidade para a realização das provas e opção de língua estrangeira. Já os candidatos do PAS 3 devem preencher o cadastro com o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa de inscrição, valor que é de R$ 120 para os candidatos do PAS 1 e 2, enquanto o boleto do PAS 3 é de R$ 65. 

A UFLA recebe pedidos de isenção da taxa no mês de julho. O benefício é voltado para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em colégios particulares, além de terem renda de até um salário mínimo e meio por pessoa da família. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas

A UFLA realiza provas objetivas e redação somente nas duas primeiras etapas do PAS, enquanto os candidatos da terceira fase são avaliados pelo Enem. 

Baixe as provas da UFLA

As provas do PAS 1 e 2 são aplicadas em um sábado e um domingo de novembro, das 14h às 17h30. A seleção é realizada nas cidades de Lavras, Alfenas, Belo Horizonte, Divinópolis, Itajubá, Juiz de Fora, Pouso Alegre, Varginha e Uberlândia. A seleção é dividida da seguinte forma:

1º dia - 40 questões objetivas distribuídas pelas disciplinas de Biologia, Física, Matemática e Química.

2º dia - 40 perguntas objetivas distribuídas por Geografia, História, Filosofia/Sociologia, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, além da Redação. 

Resultado

A UFLA libera o resultado da terceira etapa do PAS e convoca os aprovados no processo seletivo em janeiro, após a liberação das notas do Enem. 

Os candidatos das demais etapas do PAS só têm acesso ao desempenho em maio. A pontuação se acumula à média para ser utilizada ao fim da seleção, quando os candidatos estiverem encerrando o ensino médio. 

SiSU

O SiSU é a forma de ingresso em 60% das vagas do primeiro semestre da UFLA, já no segundo semestre ele é o único meio de entrada nos cursos presenciais da universidade. 

As inscrições são feitas pela internet ao início de cada semestre (janeiro e julho), gratuitamente, e a avaliação é realizada com as notas do Enem mais recente. 

Cotas na UFLA

A UFLA reserva 50% das vagas de seus processos seletivos para o Sistema de Cotas, oportunidades destinadas aos estudantes com ensino médio integral em escolas públicas. O percentual se divide em diferentes modalidades de cotistas (incluindo critérios de renda e/ou etnia). 

As contas valem tanto para ingresso pelo PAS quanto via Enem/SiSU. Entenda como funciona a Lei de Cotas.

Veja também

PUCPR está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2021
As taxas de inscrição possuem valores diferentes conforme a modalidade de ingresso, sendo que para aqueles que escolherem o desempenho do Enem, são gratuitas.

Mackenzie está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2
Estão sendo ofertadas mais de 2,3 mil vagas no Vestibular 2021/2. As oportunidades são para os campi Higienópolis e Alphaville. 

Pedidos de isenção de taxa da SASI 2020 da UFVJM são recebidos
Estão sendo oferecidas pela UFVJM  594 vagas na SASI 2020. Desse total, metade são para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.

USF está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2 de Medicina
Devido a pandemia de Covid-19, a USF não realizará provas. Os inscritos serão avaliados exclusivamente pelas notas do Enem. 

IFF publica 1ª reclassificação do Vestibular 2021/1
Convocados deverão se matricular na próxima quarta e quinta-feira, 12 e 13.

Reitora da UFRJ afirma que universidade pode fechar em julho
Instituição federal fluminense sofreu cortes sucessivos do Governo Federal

Pré-vestibular social do Cederj inscreve para mais de 6 mil vagas gratuitas
Aulas são voltadas ao Enem 2021 e vestibulares do estado do Rio de Janeiro, como o da UERJ e Cederj

Unicesumar (PR) recebe inscrições para Vestibular 2021/2 de Medicina
Curso oferece cem vagas e é ministrado na cidade de Maringá

UVV, no Espírito Santo, está com inscrições abertas para Vestibular 2021/2
Candidatos podem escolher entre fazer provas presenciais ou pela internet no dia 16 de maio

Unesp solta gabaritos da 2ª fase do Vestibular 2021
Mais de 35 mil candidatos fizeram as provas ontem (9) em 31 cidades paulistas e em outros quatro estados

UEMG disponibiliza 1ª chamada de excedentes do Vestibular 2021 via Enem
Os estudantes foram avaliados por meio das notas do Enem de 2018 a 2020. Somente os inscritos no curso de Música passaram pelos testes de habilidades.

Fatecs (SP) abrem prazo de inscrição do Vestibular 2021/2
Neste vestibular também será ofertado o Sistema de Pontuação Acrescida que é adicionado ao final das notas dos candidatos.