A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abriu nesta sexta-feira (8) inscrições para Vestibular 2021 específico para refugiados. O prazo encerra no dia 25 de janeiro. Não é cobrada taxa
Inscreva-se Vestibular 2021 Refugiados UFMG
Podem se inscrever no processo seletivo outros estrangeiros em situação de vulnerabilidade, como asilados políticos, apátridas, portadores de visto temporário ou de autorização de residência para fins de acolhida humanitária e outros imigrantes beneficiários de políticas do governo brasileiro.
Também podem participar cônjuges, ascendentes e descendentes dos refugiados, assim como os demais membros do grupo familiar que dependem economicamente do refugiado, desde que se encontrem no Brasil.
A UFMG informou que é pioneira na abertura de vagas para refugiados em cursos de graduação, delimitadas por resolução específica desde 2004.
Vestibular
Nesta edição, os inscritos no vestibular serão avaliados por meio das notas do Enem das edições nos últimos cinco anos. Os interessados também precisam comprovar o grau de escolaridade equivalente ao ensino médio.
Conforme o cronograma, o resultado preliminar do Vestibular 2021 da UFMG para refugiados deve sair no dia 9 de abril. Já a lista final, no dia 19 seguinte.
Vagas
A seleção oferece 77 vagas, sendo uma em cada curso de graduação, inclusive para a carreira de Medicina. Os cursos são ministrados presencialmente nos campi de Belo Horizonte e Montes Claros.
Para mais detalhes, acesse o Edital ou o site do vestibular.