A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) já divulgou o Edital para ingresso aos cursos em 2016. Para concorrer às 5.940 vagas distribuídas em 107 carreiras, com entrada no primeiro e segundo semestres, os interessados deverão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Os postos estão distribuídos nos seis campi da instituição, situados em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Araguaia (Barra do Garças e Pontal do Araguaia) e Várzea Grande. Veja abaixo mais detalhes:
De acordo com a universidade, 2.947 vagas serão destinadas a candidatos da ampla concorrência e o restante àqueles que se enquadram nas ações afirmativas da Lei 12.711/2012 ou Lei de Cotas. Isso significa que haverá reserva da postos para oriundos da rede pública, para estudantes com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio e, ainda, a autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Confira mais no Edital.
O SiSU utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção. A previsão é que os participantes tenham acesso à pontuação no dia 8 de janeiro de 2016, conforme informado pelo Ministério da Educação.