Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Mato Grosso
  4. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Instituição é a única universidade federal do estado. Seletiva principal é feita pelo SiSU.

Publicado por Giullya Franco
Crédito: Divulgação/UFMT
Crédito: Divulgação/UFMT

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se originou da fusão da Faculdade de Direito, criada em 1934, e do Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá, instituído em 1966, tendo como sua data de fundação o dia 10 de dezembro de 1970.

Atualmente, a instituição é a única universidade federal no Estado e tem sua sede na capital Cuiabá. Além da capital, a UFMT está presente em diversos municípios com os campus de cursos presenciais e as dezenas de polos de educação a distância.

Campus

Campus Universitário de Cuiabá
Av. Fernando Correa da Costa, 2.367 – Bairro: Boa Esperança, CEP: 78060-900 - Cuiabá – MT
Telefone: (65) 3615-8000

Campus Universitário de Rondonópolis
Rodovia MT 270, n. 5.055, Bairro: Área Interna, CEP: 78735-910 - Rondonópolis – MT
Telefone: (66) 3410-4084

Campus Universitário do Araguaia - Unidade I
Avenida Universitária n. 3.500. Bairro: Parque Universitário, CEP: 78.698-000 - Pontal do Araguaia – MT
Telefone: (66) 3402-1108

Campus Universitário do Araguaia - Unidade II
Avenida Governador Jaime Campos, 6.390 – Bairro: Drurys, CEP: 78600-000 - Barra do Garças – MT
Telefone: (66) 3402-0701

Campus Universitário de Sinop
Avenida Alexandre Ferronato, 1.200 - Bairro: Setor Industrial, CEP: 78550-000 - Sinop – MT
Telefone: (66) 3533-3100 | (66) 3533-3122

Campus Universitário de Várzea Grande (CUVG)
Av. Projetada A, s/n – Bairro Chapéu do Sol, CEP: 78156-105 – Várzea Grande – MT
Telefone: (65) 3615-6296

Hospital Universitário Julio Müller
Avenida Luís Philippe Pereira Leite, S/N – Bairro: Alvorada, CEP: 78048-902 - Cuiabá – MT
Telefone: (65) 3615-7238

Cursos

Presenciais

Cuiabá: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Cinema e Audiovisual, Comunicação Social, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Sanitária e Ambiental, Estatística, Filosofia, Física, Geografia, Geologia, História, Jornalismo, Letras, Ciências Sociais, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Música, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Saúde Coletiva, Serviço Social, Sistemas de Informação e Zootecnia.

Araguaia: Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Biomedicina, Direito, Letras, Agronomia, Ciência da Computação, Educação Física, Farmácia, Física, Geografia, Comunicação Social, Ciências Biológicas, Matemática e Química. 

Sinop: Agronomia, Ciências Naturais e Matemática, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Várzea Grande: Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia de Transportes e Engenharia Química.

EaD

Cuiabá: Pedagogia, Letras Português (Inglês/Espanhol), Administração, Administração Pública, Ciências Naturais e Matemática, Matemática e Tecnologia Educacional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como entrar na Unemat

Enem e SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é a principal forma de ingresso nos cursos de graduação da instituição. A UFMT participa das duas edições do programa e oferece vagas para todos os cursos, exceto para Letras (Inglês e Espanhol).

A participação no SiSU é exclusiva para os estudantes que fizeram as provas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na UFMT a única exigência é que os candidatos não tenham zerado nenhuma das provas, incluindo a redação. Também não há diferenças nos pesos das áreas de conhecimento para o cálculo da média final.

  • Música

Apesar de a instituição oferecer vagas para o curso de Música no SiSU, os interessados devem obter a Certificação de Habilidade Específica. A certificação é obtida por meio do Teste de Habilidade Específica (THE), comumente, nos meses de fevereiro e julho. Só é possível ingressar no curso os candidatos aprovados nesse teste.

Vagas Remanescentes

Quando há vagas remanescentes do SiSU, a universidade realiza um processo seletivo para o preenchimento das vagas. A seletiva é exclusiva para quem fez as provas do Enem. Neste caso a UFMT, aceita as notas das últimas três edições do exame, desde que nenhuma tenha sido zero.

Cursos a distância

A UFMT realiza um Processo Seletivo Específico (PSE) para os interessados em ingressar nos cursos de graduação de educação a distância (EaD). A seletiva é formada por uma avaliação das notas do Enem e por uma prova de redação on-line. As edições do Enem aceitas variam de acordo com o curso escolhido pelo candidato.

Cotas

A UFMT atende às exigências da Lei de Cotas e reserva metade das vagas da seletiva para os candidatos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro dessas vagas há um percentual reservado para estudantes de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiências (PcD).

No caso do curso de Letras (Libras) a instituição reserva 50% das vagas da ampla concorrência para candidatos comprovadamente surdos.

Contato

Site da UFMT | Facebook | Instagram | Twitter

Veja também

UVPR prorroga inscrições do Vestibular EaD 2020
Os interessados em participar devem se inscrever exclusivamente pela internet até dia 5 de novembro

Edital do Vestibular 2020/2021 da UFPR é publicado
Provas somente serão aplicadas no ano que vem, nos meses de fevereiro e abril

PUC-SP está com inscrições abertas para Vestibular de Verão 2021
Processo seletivo ocorrerá no dia 6 de dezembro. Provas serão aplicadas pela internet.

Unifesp recebe inscrições do Vestibular Misto 2021
O Vestibular Misto é exclusivo para aqueles que tenham feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, uma vez que as provas serão utilizadas pela Unifesp como parte da seleção.

UECE encerra inscrições do Vestibular 2020/2
O segundo período de inscrições do Vestibular 2020/2 veio após a definição diante do quadro da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Aqueles candidatos que já se inscreveram no Vestibular e não puderem pagar a taxa de inscrição, poderão gerar novo boleto e efetuar o pagamento.

Inscrições do Vestibular 2021 da Unimep (SP) são recebidas
Estão sendo oferecidas oportunidades em 43 cursos presenciais e 32 de ensino a distância (EaD). As vagas são para as cidades de Lins, Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste. 

Paraná: abertas inscrições para PAC 2020 da Unicentro
Processo de Avaliação Continuada ocorrerá em 21 de fevereiro em Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis

Udesc libera resultado do Vestibular de Inverno 2020
Seleção ofereceu mais de mil vagas em cursos ministrados em nove cidades catarinenses

UVV aplica provas da 1ª fase do Vestibular 2021/1 de Medicina neste domingo (18)
Prazo para se inscrever encerra hoje, 15 de outubro, exclusivamente pela internet.

PUC Minas está com inscrições abertas para Vestibular 2021
Candidatos podem usar notas do Enem de 2012 a 2019 ou fazer provas on-line

Novo prazo de inscrições do Vestibular 2020/2 da UFU é cancelado
As datas do seu Vestibular 2020/2 que estavam suspensa desde março, no início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), estavam previstas de terem um novo período de inscrições em 20 de outubro, mas a UFU retificou o edital, tirando o novo prazo.

FEI recebe inscrições do Vestibular 2021
Considerando o cenário atual, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a instituição aceitará três formas de ingresso, entre elas o desempenho do Enem entre os anos de 2017 e 2019.