A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se originou da fusão da Faculdade de Direito, criada em 1934, e do Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá, instituído em 1966, tendo como sua data de fundação o dia 10 de dezembro de 1970.
Atualmente, a instituição é a única universidade federal no Estado e tem sua sede na capital Cuiabá. Além da capital, a UFMT está presente em diversos municípios com os campus de cursos presenciais e as dezenas de polos de educação a distância.
Tópicos deste artigo
Campus
Campus Universitário de Cuiabá
Av. Fernando Correa da Costa, 2.367 – Bairro: Boa Esperança, CEP: 78060-900 - Cuiabá – MT
Telefone: (65) 3615-8000
Campus Universitário de Rondonópolis
Rodovia MT 270, n. 5.055, Bairro: Área Interna, CEP: 78735-910 - Rondonópolis – MT
Telefone: (66) 3410-4084
Campus Universitário do Araguaia - Unidade I
Avenida Universitária n. 3.500. Bairro: Parque Universitário, CEP: 78.698-000 - Pontal do Araguaia – MT
Telefone: (66) 3402-1108
Campus Universitário do Araguaia - Unidade II
Avenida Governador Jaime Campos, 6.390 – Bairro: Drurys, CEP: 78600-000 - Barra do Garças – MT
Telefone: (66) 3402-0701
Campus Universitário de Sinop
Avenida Alexandre Ferronato, 1.200 - Bairro: Setor Industrial, CEP: 78550-000 - Sinop – MT
Telefone: (66) 3533-3100 | (66) 3533-3122
Campus Universitário de Várzea Grande (CUVG)
Av. Projetada A, s/n – Bairro Chapéu do Sol, CEP: 78156-105 – Várzea Grande – MT
Telefone: (65) 3615-6296
Hospital Universitário Julio Müller
Avenida Luís Philippe Pereira Leite, S/N – Bairro: Alvorada, CEP: 78048-902 - Cuiabá – MT
Telefone: (65) 3615-7238
Cursos
Presenciais
Cuiabá: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Cinema e Audiovisual, Comunicação Social, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Sanitária e Ambiental, Estatística, Filosofia, Física, Geografia, Geologia, História, Jornalismo, Letras, Ciências Sociais, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Música, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Saúde Coletiva, Serviço Social, Sistemas de Informação e Zootecnia.
Araguaia: Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Biomedicina, Direito, Letras, Agronomia, Ciência da Computação, Educação Física, Farmácia, Física, Geografia, Comunicação Social, Ciências Biológicas, Matemática e Química.
Sinop: Agronomia, Ciências Naturais e Matemática, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária e Zootecnia.
Várzea Grande: Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia de Transportes e Engenharia Química.
EaD
Cuiabá: Pedagogia, Letras Português (Inglês/Espanhol), Administração, Administração Pública, Ciências Naturais e Matemática, Matemática e Tecnologia Educacional.
Como entrar na Unemat
Enem e SiSU
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é a principal forma de ingresso nos cursos de graduação da instituição. A UFMT participa das duas edições do programa e oferece vagas para todos os cursos, exceto para Letras (Inglês e Espanhol).
A participação no SiSU é exclusiva para os estudantes que fizeram as provas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na UFMT a única exigência é que os candidatos não tenham zerado nenhuma das provas, incluindo a redação. Também não há diferenças nos pesos das áreas de conhecimento para o cálculo da média final.
- Música
Apesar de a instituição oferecer vagas para o curso de Música no SiSU, os interessados devem obter a Certificação de Habilidade Específica. A certificação é obtida por meio do Teste de Habilidade Específica (THE), comumente, nos meses de fevereiro e julho. Só é possível ingressar no curso os candidatos aprovados nesse teste.
Vagas Remanescentes
Quando há vagas remanescentes do SiSU, a universidade realiza um processo seletivo para o preenchimento das vagas. A seletiva é exclusiva para quem fez as provas do Enem. Neste caso a UFMT, aceita as notas das últimas três edições do exame, desde que nenhuma tenha sido zero.
Cursos a distância
A UFMT realiza um Processo Seletivo Específico (PSE) para os interessados em ingressar nos cursos de graduação de educação a distância (EaD). A seletiva é formada por uma avaliação das notas do Enem e por uma prova de redação on-line. As edições do Enem aceitas variam de acordo com o curso escolhido pelo candidato.
Cotas
A UFMT atende às exigências da Lei de Cotas e reserva metade das vagas da seletiva para os candidatos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro dessas vagas há um percentual reservado para estudantes de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiências (PcD).
No caso do curso de Letras (Libras) a instituição reserva 50% das vagas da ampla concorrência para candidatos comprovadamente surdos.
Contato
Site da UFMT | Facebook | Instagram | Twitter