A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebe de hoje (5) até o dia 30 de novembro inscrições para o Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSE 2022-1). Não é cobrada taxa.
Inscreva-se Vestibular 2022/1 Indígenas e Quilombolas UFPA
Este processo seletivo é destinado a candidatos indígenas e quilombolas que não estão cursando o ensino superior e que têm vulnerabilidade econômica. Todos devem comprovar pertencimento étnico na condição de indígena ou quilombola, residente ou não de sua comunidade.
A oferta é de 394 vagas para candidatos indígenas e 394 para candidatos quilombolas. Segundo o Edital, as oportunidades que não forem ocupadas por um grupo serão preenchidas pelo outro.
Confira também: UFPA recebe inscrições para Vestibular 2022 via Enem
Os vestibulandos podem escolher entre 197 opções de carreiras. Os cursos são ministrados nos campi Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí.
Vestibular
O Vestibular 2022/1 para Indígenas e Quilombolas da UFPA será composto por duas etapas com caráter classificatório e eliminatório. Veja abaixo as datas e a composição:
- 1ª etapa: 9 de janeiro de 2020 – prova de redação. Resultado dia 21 de janeiro
- 2ª etapa: 2 a 5 de fevereiro – entrevista. Resultado dia 8 de fevereiro
Saiba como são os vestibulares da UFPA
As provas para candidatos indígenas serão realizadas em Altamira e Belém, e as provas para candidatos quilombolas, em Abaetetuba, Belém, Castanhal, Cametá e Soure.
O resultado final do vestibular será divulgado no dia 15 de fevereiro. As datas das matrículas e das próximas chamadas ainda não foram informadas.
Para mais detalhes, acesse este Edital ou a página do Centro de Processos Seletivos da UFPA.