A Universidade Federal do Pará (UFPA) já informou as regras, as vagas, as cotas e como será o ingresso aos cursos de graduação em 2022. Os dados já foram aprovados pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).
No Processo Seletivo 2022 (PS UFPA 2022), a instituição ofertará 7.531 vagas. Ao todo, são 176 oportunidades a mais que o vestibular anterior.
O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, ressalta que, mesmo com as dificuldades enfrentadas pelas universidades públicas federais, foi possível aumentar o número de vagas ofertadas. "Criamos novas oportunidades para que possamos ter o máximo aproveitamento das vagas e garantir os direitos de todas as pessoas", afirma.
Confira abaixo a distribuição das vagas:
- 7.334 vagas: ampla concorrência e cotistas da rede pública de ensino e Pretos, Pardos e Indígenas (PPI)
- 197 vagas: pessoas com deficiência (PcD)
A UFPA disponibilizará quase 200 opções de cursos de graduação. Nesta edição, a nova carreira de Engenharia Costeira e Oceânica já será oferecida no Campus Universitário de Salinópolis. Haverá 50 vagas.
Os cursos da universidade paraense são ministrados nos campi Belém, Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí.
Vestibular 2022 UFPA
Os interessados em se inscrever no vestibular 2022 da UFPA precisam fazer o Enem 2021, uma vez que eles serão selecionados por essas notas. O exame educacional está marcado para novembro.
Candidatos que estudaram integralmente em escolas públicas ou privadas, em um ou mais dos estados da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) ganharão bônus de 10% em cima da nota do Enem.
Saiba detalhes sobre o vestibular da UFPA
O Edital será divulgado ainda em setembro no site do vestibular. Já as inscrições poderão ser feitas em outubro. A taxa custará R$ 60.
Vestibular 2021/3 EaD UFPA
A UFPA está em andamento com o Vestibular 2021/3 para os cursos ministrados a distância. Os inscritos concorrem a 661 vagas e estão sendo selecionados pelas notas do Enem. O resultado deve sair na próxima sexta-feira, 1º de outubro.