A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou na tarde desta terça-feira, 15 de março, os candidatos convocados para a segunda chamada ou primeira repescagem do processo seletivo de 2022. Já foram realizadas duas reofertas pela instituição.
1º repescagem do Processo Seletivo 2022 da UFPA
Os candidatos classificados devem realizar a habilitação do vínculo institucional que envolve algumas etapas. A primeira se refere ao preenchimento do Cadastro Online de Calouros que pode ser feito até às 14h da próxima sexta-feira, 18 de março.
A segunda etapa será a entrega dos documentos necessários, originais e cópias, nos locais, dias e horários a serem informados até amanhã (16) às 14h no site do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC).
Comissões de cotas
Haverá a realização presencial de bancas de heteroidentificação para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos). A relação dos locais e horários também serão disponibilizados no site do CIAC até amanhã (16).
Para os candidatos autodeclarados indígenas, será necessário a apresentação da documentação de pertencimento étnico (original e cópia) à Comissão de Verificação da Autodeclaração de Indígena, conforme consta em edital.
Em casos de não deferimento do sistema de verificação, será disponibilizado aos candidatos a apresentação de recurso e possível avaliação por uma segunda banca que emitirá o parecer final.
A Comissão Multiprofissional de Verificação de PcD ficará responsável por avaliar a documentação dos candidatos ingressantes em vagas de cotas para pessoas com deficiência física.
Seleção
O Processo Seletivo 2022 da UFPA avaliou o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021. Os candidatos que estudaram em escolas públicas ou privadas, em quaisquer estados da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantis) receberam bônus de 10% em cima da nota do Enem.
Mais de 7,5 mil vagas foram ofertadas pelo processo. Entre os cursos mais concorridos estão: Psicologia com 116 candidatos por vaga (c/v), Fisioterapia (103 c/v) e Medicina (102 c/v).
Confira a relação completa da demanda dos cursos por grupo de vagas
Os cursos da universidade paraense são ministrados nos campi Belém, Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí.
Saiba mais informações no edital da habilitação de vínculo institucional.