Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. UFPA recebe inscrições para Processos Seletivos Especiais 2014 até o dia 1º de outubro

UFPA recebe inscrições para Processos Seletivos Especiais 2014 até o dia 1º de outubro

As inscrições serão recebidas até às 23h desta quarta-feira e não há taxa para se inscrever

Publicado por Érica Caetano
29/09/2014 11h34 , atualizado em 29/09/2014 11h38

A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebe até às 23h do próximo dia 1º, as inscrições para os seus Processos Seletivos Especiais (PSEs) 2014 que juntos, totalizam 1.035 vagas em cursos de graduação. As inscrições são gratuitas e estão sendo recebidas pelo site do Centro de Processos Seletivos (CEPS) da Universidade.

Inscreva-se agora!

Mesmo sem a cobrança de taxa, o inscrito deverá imprimir o boleto bancário e confirmar sua participação no certame. Cada concurso possui suas especificações e regras, mas todos eles compõem o sistema de Política de Ações Afirmativas da UFPA. Mais de 3.600 inscrições já foram registradas.

Indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais podem concorrer a 685 vagas por meio do PSE-7, sendo 640 para os dois primeiros estudantes (320 indígenas e 320 quilombolas) e outras 45 vagas para a última modalidade. Esse número equivale a quatro vagas a mais a serem criadas em cada um dos 160 cursos de graduação que terão início em 2015. Já o PSE-6, oferta mais 350 vagas para aqueles que queiram cursar a graduação em Educação no Campo, ofertadas em nove municípios do estado.

Além destas, também estão sendo oferecidas 45 para o curso de Etnodesenvolvimento, ofertado no campus de Altamira. Para esta graduação, podem se candidatar estudantes vindos de comunidades tradicionais, o que inclui, além de indígenas e quilombolas, também ribeirinhos e outras comunidades. 

Cronograma

O Cartão de Inscrição, onde constam os dados dos locais de prova, será liberado em 09 de outubro. Já os testes, acontecem no dia 19 seguinte, das 14h às 18h. Esta edição do PSE traz uma novidade, ela contará apenas com duas fases, sendo elas constituídas pela confecção de uma redação e uma entrevista. A prova de conhecimentos gerais foi extinta, como forma de facilitar o ingresso de comunidades tradicionais ao ensino superior.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A cota indígena na UFPA foi criada em 2010 e, atualmente, conta com cerca de 250 estudantes indígenas matriculados na Instituição. A Universidade também já aprovou 153 estudantes quilombolas desde a criação desta cota específica, em 2013. 

Em relação a curso de Etnodesenvolvimento, ele existe desde 2009 e tem o intuito de garantir a qualificação das lideranças da comunidade para o manejo de projetos e instituições locais. A graduação é voltada para candidatos que já atuam como educadores no campo, mas não possuem qualificação de nível superior e ainda para candidatos que vivem e/ou pertencem à comunidade do campo.

As entrevistas com os candidatos do PSE-7 (indígenas, quilombolas e candidatos ao curso de Etnodesenvolvimento) foram transferidas para os dias 27, 28 e 29 de novembro, uma vez que as datas anteriores coincidiam com a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Outros detalhes podem ser obtidos por meio dos Editais, no site da UFPA ou através deste link.

Veja também

PUC-SP solta gabaritos do Vestibular de Verão 2022
Candidatos fizeram provas no último domingo (5). Recursos serão recebidos até a próxima quinta-feira, 9 de dezembro.

UCS divulga resultado do Vestibular de Verão 2022 de Medicina
Agora, os selecionados deverão realizar registro acadêmico entre os dias 09 e 11 de dezembro. Outras duas chamadas regulares são esperadas.

Provas e gabaritos da 2ª fase do Vestibular 2022/1 da UECE estão disponíveis
O processo seletivo disponibiliza 2.410 vagas, sendo 1.216 para os cursos de Fortaleza e 1.194 para os cursos que funcionam nas Unidades do Interior do Estado.

IFPA divulga resultado do Vestibular Unificado 2022
O cronograma sofreu uma retificação e, por isso, as datas previstas no edital inicial foram prorrogadas.

ProUni passa a aceitar estudantes de escolas privadas sem a condição de bolsista
Presidente Bolsonaro alterou MP publicada no Diário Oficial desta terça-feira (07). Assim, o Programa aceitará alunos que fizeram o ensino médio em instituição privada sem a condição de bolsista.

FGV Rio solta resultado do Vestibular 2022
Processo seletivo foi por prova on-line e notas do Enem, Olimpíadas e exames internacionais

Unitins disponibiliza locais de prova do Vestibular 2022/1
Estão sendo ofertadas 680 vagas em diversos cursos de graduação. Para o curso de Medicina são ofertadas 40 oportunidades.

UFU solta datas das matrículas do Vestibular 2021/2
Lista de aprovados para as mais de 1,6 mil vagas foi divulgada no dia 19 de novembro

Cursinhos da USP 2022 estão com inscrições abertas
Pré-vestibulares MedEnsina e FEAUSP oferecem, juntos, quase 400 vagas para estudantes sem condições financeiras

UniRV (GO) divulga resultado do Vestibular 2022/1 de Medicina
Selecionados para as 75 vagas já devem fazer matrículas presenciais a partir de amanhã (7)

Unespar está com inscrições abertas para o Vestibular Especial 2022
Nesta edição, estão sendo ofertadas vagas somente para os cursos que não foram preenchidos pelo processo seletivo de ingresso anterior da Unespar.

Locais de prova do Vestibular 2022/1 do Cederj já podem ser acessados
No cartão de confirmação de inscrição está disponível, além do local de prova, os números dos prédios e das salas. As prova do vestibular 2022/1 do Cederj estão marcadas para o dia 12 de dezembro.