Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. UFPR anuncia novas regras para cotas no seu Vestibular 2014/2015

UFPR anuncia novas regras para cotas no seu Vestibular 2014/2015

Neste vestibular, serão separadas 40% das vagas oferecidas. No ano passado a reserva foi de 25%.

Publicado por Érica Caetano
08/08/2014 08h38 , atualizado em 08/08/2014 08h46

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou ontem, 07 de agosto, que terá novas regras para a Lei de Cotas, sancionada em 2012, no seu Vestibular 2014/2015. A instituição está implantando as cotas de forma gradual em seus processos seletivos. No ano passado, já foram destinadas 25% das vagas do certame para a reserva. Neste vestibular, serão separadas 40% das vagas oferecidas.

Para o ingresso em 2015, das 6.755 vagas que serão ofertadas pela UFPR, 1.925 (30%) serão disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), e as 4.830 (70%) restantes, pelo vestibular da universidade. No caso das vagas ofertadas pelo SiSU, o Ministério da Educação já aplica a reserva de 50% das vagas para estudantes fizerem o ensino médio integralmente em escola pública.

Até o ano passado, 25% das vagas do vestibular eram destinada à aplicação da Lei de Cotas. Outras 15% eram distribuídas conforme as ações de política afirmativa da instituição, sendo 7,5% de inclusão racial e 7,5% de inclusão social, que contemplavam estudantes que realizaram o ensino fundamental e médio exclusivamente em escola pública no Brasil. Os 60% restantes eram disputadas pela concorrência geral.

Agora, a UFPR ofertará 40% das vagas reservadas para inclusão social e racial, ou seja, 1.978, passam a atender à Lei das Cotas. Metade dessas vagas ficará disponível para cotistas com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa, enquanto as outras 50%, para quem vem de escola pública mas que tem renda superior.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em cada um desses dois grupos, 28,51% das vagas serão destinadas àqueles que se declararem pretos, pardos e indígenas. O porcentual corresponde à proporção desses grupos étnicos no Paraná no último censo demográfico do Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número absoluto de vagas pode diferir entre os grupos em razão do arredondamento por curso e por turno, que deve privilegiar pretos, pardos e indígenas e cotistas com menor renda. Assim, 60% das vagas do vestibular continuarão sendo disputadas por candidatos que não se enquadrem em qualquer dos critérios estabelecidos para cotas.

Por exigirem prova de habilidade específica ou processo de seleção estendido (também conhecido como terceira fase), os cursos de Matemática, Matemática Industrial, Estatística, Arquitetura e Urbanismo, Design e Música não ofertarão vagas pelo SiSU, selecionando estudantes exclusivamente pelo vestibular próprio da Universidade.

Vestibular 2014/2015

As inscrições para o Vestibular 2014/2015 da UFPR estarão abertas de 22 de agosto a 19 de setembro. As provas da 1ª fase estão marcadas para o dia 02 de novembro, ao contrário do que a instituição divulgou anteriormente, quando informou que o certame seria realizado posterior as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Veja aqui. O edital do processo seletivo está previsto de ser liberado nos próximos dias. Outros detalhes podem ser obtidos através do site da UFPR.

Veja também

FEI inscrever até hoje para o seu Vestibular 2021
O valor da taxa é de R$ 50 para quem utilizar o Enem e R$ 90 para as demais modalidades.

Inscrições para Vestibular 2021/1 do Cederj terminam hoje (29)
Interessados nas quase 3,4 mil vagas farão provas no dia 19 de dezembro, no Rio de Janeiro

UFES encerra inscrições para Vestibular EaD 2020
Resultado das solicitações de isenção de taxa de inscrição já está disponível.

Provas do Vestibular 2021/1 de Medicina da UCB acontecem amanhã (29)
Os candidatos deverão apresentar documento de identificação original com foto, comprovante de inscrição e caneta de tinta preta, além do uso de máscara.

Provas do Vestibular EaD 2020/2 da UFPel acontecem hoje
Os participantes deverão estar munidos da documento de identificação original com foto e caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente). É obrigatório o uso de máscara que cubra boca e nariz.

Unifor publica lista de aprovados no Vestibular 2021 de Medicina
Selecionados para as cem vagas devem fazer registro acadêmico nos dias 7 e 9 de dezembro, das 8h às 20h

Candidatos de Medicina da UPE ganharão bônus de 10% no Enem
Cursos de Odontologia e Direito também terão benefício, que será destinado a candidatos que moram em regiões específicas do estado

Faculdade de Medicina de Jundiaí realiza provas do Vestibular 2021 neste sábado (28)
O processo seletivo oferece 120 vagas e as provas serão realizadas nas cidades de Jundiaí e São Paulo. 

ITA divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Também foram disponibilizados os gabaritos e comentários das provas destas primeira etapa.

Faculdade São Camilo (SP) aplica provas do Vestibular 2021/1
O Vestibular será realizado em uma única fase, das 14h às 19h. O candidato deverá comparecer ao local da prova munido de documento oficial de identidade original e com foto atualizada.

UEMA finaliza nesta sexta-feira o prazo de inscrições do PAES 2021
Estão sendo oferecidas 4.080 vagas para a UEMA e 855 vagas para a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Unesp finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os resultados dos pedidos de isenção já foram divulgados. Mesmo com o benefício é preciso se inscrever no processo seletivo durante o prazo que os demais candidatos, ou seja, até esta sexta-feira.