A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) anunciou nesta sexta-feira, 11 de julho, a decisão do seu Conselho Universitário de ampliar para 40% o índice de vagas destinadas às ações afirmativas no Vestibular e no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2015. Atualmente, o percentual é de 30% em cada curso de graduação.
A instituição pretende, ainda, ampliar para 50% a reserva de vagas dos processos seletivos a partir de 2016, em cumprimento à Lei Federal nº 12.711/2012, mais conhecida como a Lei de Cotas. No que diz respeito às modalidades, nada foi alterado, prevalecendo as quatro categorias:
Ra) candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;
Rb) estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita, com registro de autodeclaração étnico-racial (preto, pardo ou indígena);
Rc) candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;
Rd) alunos autodeclarados e com renda familiar bruta superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita.
Das vagas oferecidas pela instituição, 70% destinam-se ao Vestibular e 30% ao SiSU. No ano passado, foram 5.461 oportunidades em 89 cursos de graduação no Vestibular 2014, sendo 1.690 para a política de Ações Afirmativas, que contempla oriundos da rede pública e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.