A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou nesta sexta-feira, 22 de novembro, a decisão de adotar parcialmente o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como forma de ingresso de novos alunos, a partir de 2015. Do total de vagas oferecidas, 30% serão destinados para tal modalidade. Os outros 70% serão preenchidos pelo processo seletivo tradicional.
Segundo a instituição, o parecer foi aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUN), na manhã de hoje, com apenas três abstenções. Uma Comissão Especial, formada por conselheiros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e do CONSUN, foi constituída para debater o assunto. No total, sete sessões oitivas foram realizadas desde agosto com a participação de todos os segmentos. A participação da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Vestibular da UFRGS permanece como uma décima nota, com peso 2.
Os Testes de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Artes Visuais, Música e Teatro serão mantidos. Para concorrer às vagas reservadas ao SiSU, o estudante deverá garantir desempenho superior a 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Enem e 500 na Redação. Uma recomendação será divulgada pela Universidade, em breve, a fim de orientar os interessados em ingressar na Universidade a participarem do Exame.
Vestibular 2014
Enquanto isso, 5.461 vagas em 89 cursos de graduação serão preenchidas pela UFRGS por meio do seu Vestibular 2014. No total, 42.044 estudantes se inscreveram no processo seletivo, cujas provas gerais serão aplicadas de 05 a 08 de janeiro de 2014, nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalvez e Imbé/Tamandaí. Os testes de Habilitação Específica foram realizados de 04 a 08 de novembro. Das vagas oferecidas, 30% reservam-se a Política de Ações Afirmativas, que registrou 18.193 inscritos. Medicina é o curso mais concorrido com 57,06 candidatos por vaga. Detalhes no Edital ou no Manual do Candidato.