A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) informou que voltará a adotar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como forma de ingresso aos cursos de graduação em 2022. A decisão foi tomada nesta segunda-feira, 31 de agosto, pelo Conselho Universitário (Coun).
O SiSU é um sistema do Ministério da Educação (MEC) por meio qual os estudantes são avaliados pelas notas do último Enem. Em 2021, os candidatos da UFMS não puderam ingressar pelo SiSU por causa da alteração do cronograma do Enem 2020 em razão da pandemia do coronavírus.
Segundo o reitor da UFMS, Marcelo Turine, a universidade sempre ofereceu vagas pelo SiSU e, apenas em função da pandemia e do adiamento da prova do vestibular, a entrada dos estudantes foi priorizada por processos seletivos próprios.
Formas de ingresso
Além de usar o SiSU, a UFMS continuará a oferecer vagas por meio do vestibular tradicional e do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE), que é o vestibular seriado da universidade.
Veja abaixo a distribuição das vagas da UFMS em 2022:
Total de vagas: 5,2 mil
- 60% das vagas - vestibular tradicional
- 20% das vagas - Passe
- 20% das vagas - SiSU
Cronogramas
A UFMS já informou as datas e detalhes dos vestibulares 2022. Confira:
=>Provas do Vestibular 2022 da UFMS: 5 de dezembro de 2021, das 8h às 13h
=>Provas de todas as etapas do PASSE 2021: 12 de dezembro de 2021, das 8h às 13h
Saiba como são os vestibulares da UFMS
Nos processos seletivos da UFMS, metade das chances são reservadas a estudantes da rede pública, seguindo a Lei de Cotas. Dentro desse percentual, há vagas para Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).
Os cursos são ministrados nas cidades de Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Coxim, Chapadão do Sul, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
Para mais detalhes, acesse o Portal de Ingresso da UFMS.