Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. UFRR está com inscrições abertas para seu Vestibular Indígena 2021

UFRR está com inscrições abertas para seu Vestibular Indígena 2021

Estão sendo oferecidas 210 vagas em 20 cursos de nível superior, para candidatos indígenas que já concluíram o ensino médio.

Publicado por Érica Caetano
03/05/2021 12h45 , atualizado em 07/05/2021 12h25
Crédito: Divulgação UFRR
Crédito: Divulgação UFRR
Crédito da Imagem: Divulgação UFRR

As inscrições para Processo Seletivo Específico Indígena (PSEI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) estão abertas até as 18h do dia 14 de maio. A taxa de inscrição custa R$ 70.

Inscreva-se aqui!

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher a ficha completa e corretamente, além do Questionário Socioeconômico e Cultural, com todos os dados solicitados, confirmar inscrição, imprimir o comprovante e o boleto para pagamento da taxa de inscrição.

Isenção

Pedidos de isenção da taxa de inscrição já foram recebidos de 05 a 09 de abril, com candidatos com renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio; que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública, ou como bolsista integral em escola da rede privada.

O resultado pode ser acessado neste link.

Vagas

A oferta é de 210 vagas em 20 cursos de nível superior. Do total de vagas, 40 são para o curso bacharelado de Gestão em Saúde Coletiva Indígena, 40 são para o curso bacharelado de Gestão Territorial Indígena e 60 para o curso de Licenciatura Intercultural, ofertados pelo Instituto Insikiran de Ensino Superior Indígena. 

As demais 70 vagas são distribuídas entre 17 cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnológico: Agroecologia (5 vagas), Agronomia (6 vagas), Antropologia (10), Artes Visuais (5), Ciência da Computação (3), Ciências Biológicas (2), Ciências Econômicas (5), Ciências Sociais (4), Comunicação Social (5 vagas), Direito (5 vagas), Engenharia Civil (5), Matemática (5), Medicina (2), Psicologia (2), Relações Internacionais (2), Secretariado Executivo (2) e Zootecnia (2 vagas).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Todos os cursos reservam 10% das vagas, destinadas a pessoas com deficiência. O candidato com deficiência que sentir dificuldades para realizar sua inscrição poderá solicitar apoio à CPV, que disponibilizará atendimento especial, mediante agendamento pelo e-mail cpv@ufrr.br.

Provas

O Vestibular Indígena terá duas fases, a primeira de caráter eliminatório com aplicação das provas objetiva e de redação, no dia 20 de junho, das 08h às 12h. O gabarito preliminar será publicado na mesma data. Os locais de prova estarão disponíveis no dia 11 de junho.

Já a segunda fase é classificatória, com análise curricular e considerando os critérios e pontuações descritos no edital. O período de entrega do currículo, para os aprovados na primeira fase, será de 21 a 25 de junho.

A seletiva conta ainda com o Procedimento de Heteroidentificação Étnicoracial, com convocação prevista para 23 de julho.

Outros detalhes podem ser obtidos neste Edital.

Veja também

Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.
Inscrição do Fies 2024/2 encerra hoje (27)
As inscrições do Fies 2024/2 estão abertas para os candidatos concorrerem a mais de 70 mil oportunidades de acesso ao ensino superior.
Inscrição do Fies 2024/2 está aberta
Podem participar do programa que oferece financiamentos estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010