Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Roraima
  4. Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Universidade Federal de Roraima (UFRR)

UFRR está situada no extremo norte do país e possui os campi de Paricarana, Murupu e Caumé, na capital Boa Vista.

Publicado por Érica Caetano
A UFRR possui a missão de auxiliar a formação e a preservação da cultura, estimulando a difusão do conhecimento
A UFRR possui a missão de auxiliar a formação e a preservação da cultura, estimulando a difusão do conhecimento

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) é uma das mais jovens instituições federais de ensino superior do país. Ela conta atualmente com a oferta de 47 cursos superiores, sendo 26 bacharelados, 20 licenciaturas e 1 tecnológico, com atividades desenvolvidas em três campi: Paricarana, Cauamé e Murupu.

Campi

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, nº 2413, Bairro Aeroporto, Boa Vista / RR
(95) 3621-3100
E-mail: reitoria@ufrr.br

Cursos: Administração, Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Comunicação Social – Jornalismo, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Geografia, Geologia, Gestão em Saúde Coletiva, Gestão Territorial Indígena, História, Letras, Matemática, Medicina, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais e Secretariado Executivo.

Campus Murupu

Rodovia BR 174, Km 37 - Sede da antiga Fazenda Bamerindus, S/N, PA Nova Amazônia
Vista/RR
Telefone: (95) 8404-2092

Não oferta cursos superior. O campus abriga a Escola Agrotécnica (EAGRO), voltada especialmente à comunidade rural do Estado, com atividades voltadas para o ensino médio e técnico. São oferecidos cursos técnicos em Agropecuária, nas modalidades: Integrado ao Ensino Médio, Subsequente e Educação Profissional de Jovens e Adultos (Proeja), além do curso de Agroecologia em nível superior.

Campus Caumé

BR 174, Km 12, Monte Cristo, Boa Vista/RR
Telefone: (95) 3627-2898
E-mail: diretoria.cca@ufrr.br

Cursos: Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Ensino a Distância

O Núcleo de Educação a Distância da UFRR está interligado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A UFRR em parceria com a Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR) vem trabalhando para expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior.

Dentre as modalidades oferecidas estão cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Os cursos superiores ofertados pela Universidade Federal de Roraima nesse formato são: Informática e Matemática. Mais informações sobre os cursos de Ensino a Distância da UFRR podem ser obtidas através deste site.

Infraestrutura

A instituição oferece espaços acadêmicos que auxiliam os estudantes no que diz respeito à conclusão de seus cursos e, consequentemente, suas formações. Dentre as estruturas disponibilizadas estão uma Unidade de Saúde, o Núcleo de Práticas Jurídicas e Direitos Humanos e o Serviço de Atendimento Psicológico (SAP).

Há também uma extensa estrutura de bibliotecas, com uma em cada campi, que somam mais de 102.255 mil exemplares, entre livros, periódicos, trabalhos de pós-graduação, dentre outros materiais, além da biblioteca virtual com 30 bases de dados nacionais e estrangeiros.
A instituição possui mais de nove mil alunos nos cursos de ensino básico, técnico, graduação e pós-graduação. O corpo de funcionários é constituído por 600 professores e 360 técnicos administrativos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como entrar na UFRR

Vestibular

Através do Prova Integral (PI), a UFRR oferece seu vestibular tradicional, que é realizado em uma única etapa, com exceção para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Comunicação Social, em que é necessário fazer o teste de habilidade específica (THE). 

Os candidatos realizam prova composta por uma redação e questões objetivas de conhecimentos gerais do ensino médio: Biologia, Química, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, História, Geografia e Física. São 72 questões ao todo.

PSS

A UFRR possui o Processo Seletivo Seriado (PSS) constituído por três etapas: E1, E2 e E3. Os candidatos da E1 e E2 respondem três questões objetivas de cada disciplina do ensino médio, totalizando 24 questões, e elaboram uma redação.

Os inscritos na E3 fazem a mesma prova dos participantes da Prova Integral, ou seja, 72 questões objetivas e uma redação.

O resultado final do PSS é obtido por meio da soma do desempenho do estudante durante as três etapas. 

Saiba mais sobre o Vestibular da UFRR

Enem e SiSU

Metade das vagas da UFRR é oferecida pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A UFRR participa somente da edição do primeiro semestre do SiSU, mas com oferta de vagas para ambos os semestres. 

As vagas remanescentes do vestibular tradicional ou do PSS também podem ser preenchidas por candidatos que tenham sido aprovados no SiSU.

Cursos a distância

O ingresso nos cursos da modalidade EaD é feito por meio de um vestibular próprio. A prova contém 30 questões objetivas divididas entre conhecimentos gerais, língua portuguesa e matemática.

Cotas

A partir da Lei nº 12.711/12, conhecida como Lei de Cotas, a UFRR reserva 50% das vagas a estudantes que comprovarem ter estudado todo o ensino médio em escola pública.

As vagas dos cotistas são divididas igualmente entre candidatos com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa e candidatos com renda acima desse valor. Dentro de cada faixa de renda, há vagas reservadas para autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

São reservadas também 5% das vagas para estudantes que sejam portadores de necessidades especiais, independente de terem estudado em escola pública.

PÁGINA ELETRÔNICA

Site | Vestibular

REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter

 

Veja também

Inscrições para o Vestibular 2022/2 do IFS já podem ser feitas
Interessados têm até 9 de junho para se inscrever. São 295 vagas para cursos de graduação.

Inscrições abertas para cursinho gratuito pré-Enem no Pará
São 3 mil vagas para curso nas modalidades presencial e online.

Facape (PE) adia prova do Vestibular 2022/2 de Medicina
Avaliação aconteceria neste domingo (22) para candidatos da ampla concorrência.

Notas da 1ª e 2ª etapas do Pism 2022 da UFJF já podem ser consultadas
Candidatos podem interpor contra o desempenho informado nesta quarta-feira (18), das 9h às 16h

UFSC abre inscrições para Vestibular 2022/2 de vagas remanescentes
Prazo fica aberto até o dia 26 de maio. Pedidos de isenção da taxa de inscrição são aceitos até o próximo dia 20.

IFRO está com inscrições abertas para o Vestibular 2022/2
No ato da inscrição, os candidatos deverão escolher por qual modalidade desejam concorrer, se pelo Histórico Escolar ou se pelo aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Emescam (ES) solta resultado do seu Vestibular 2022/2
Para acessar o resultado, o candidato deverá clicar no link correspondente ao seu curso.

Inscrições do Vestibular 2022 da Uesb são prorrogadas até amanhã (18)
As provas do processo seletivo da Uesb serão aplicadas nos dias 05 e 06 de junho. Na ocasião, os participantes deverão responder 85 questões objetivas.

UEM libera 2ª chamada do Vestibular e do PAS 2021
Candidatos convocados devem solicitar matrícula pela internet entre hoje (16) e amanhã (17).

UEMA informa locais de provas do PAES 2022
Candidatos farão avaliação no próximo dia 22, das 13h às 18h.

Inscrições do Vestibular 2022/2 da UEG já podem ser feitas
Provas serão realizadas no dia 7 de agosto.

Pedidos de redução de taxa do Vestibulinho 2022/ já podem ser feitos
As Etecs vão disponibilizar computador e acesso à internet aos interessados na redução da taxa do Vestibulinho.