Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Roraima
  4. Universidade Federal de Roraima - UFRR

Universidade Federal de Roraima - UFRR

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) está situada no extremo norte do país e possui os campi de Paricarana e Caumé, ambos situados na capital, Boa Vista.

Publicado por Érica Caetano
A UFRR possui a missão de auxiliar a formação e a preservação da cultura, estimulando a difusão do conhecimento
A UFRR possui a missão de auxiliar a formação e a preservação da cultura, estimulando a difusão do conhecimento

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) é uma das mais jovens instituições federais de ensino superior do país. Ela conta atualmente com 42 cursos de graduação, entre licenciaturas e bacharelados, 10 cursos próprios de mestrado em diferentes áreas do conhecimento, além de programas de doutorado interinstitucionais.

O aluno que ingressa na UFRR tem a possibilidade de receber uma formação plena, sob a perspectiva condizente com o contexto amazônico. A Instituição promove o ensino superior público de qualidade como um processo de força para a expansão, consolidação e internacionalização do ensino.

 

CAMPUS

Campus Paricarana

Avenida Cap. Ene Garcez, nº 2.413, Paricarana, Boa Vista - RR

 (95) 3621-3106

Administração, Antropologia, Arquitetura, Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Física, Geografia, Geologia, História, Letras – Língua Português, Letras – Língua Espanhola, Letras – Língua Francesa, Letras – Língua Inglesa, Letras – Literatura, Matemática, Medicina, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais e Secretariado Executivo.

 

Campus Caumé

BR 174, KM 12, Bairro Monte Cristo, Boa Vista - RR

(95) 3621-3100 / 3621-3202

Agronomia e Zootecnia.

 

INFRAESTRUTURA

A expansão física da UFRR tem gerado emprego e renda a inúmeras famílias roraimenses e estimulado a construção civil no estado. A instituição tem trabalhado nesses últimos anos para oferecer novos espaços físicos para melhorar a qualidade de vida da comunidade acadêmica. Dentre as obras, destacam o Centro Amazônico sem Fronteiras, o Centro de Desenvolvimento do Servidor e os Restaurantes Universitários. Foram investidos em obras e equipamentos mais de 40 milhões provenientes de diversas fontes: emendas parlamentares e captação de recursos em projetos junto ao Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia.

 

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular

Através do Prova Integral (PI), a UFRR oferece seu vestibular tradicional, que é realizado em uma única etapa, com exceção para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Comunicação Social, em que é necessário fazer o teste de habilidade específica. Os candidatos aos demais cursos realizam prova composta por uma redação e questões objetivas de conhecimentos gerais, juntamente a disciplinas vistas durante o Ensino Médio, como Biologia, Química, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, História, Geografia e Física.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

PSS

A UFRR possui o Processo Seletivo Seriado (PSS) constituído por três etapas: E1, E2 e E3. A cada fase, o candidato realiza um exame com três questões objetivas das disciplinas vistas durante o Ensino Médio, além da redação, que é realizada somente na última etapa. O resultado final do PSS é obtido por meio da soma do desempenho do estudante durante as três etapas. Quem realiza a E3, último exame que compõe o PSS, é obrigado a fazer o vestibular tradicional da instituição, denominado de Prova Integral (PI). O resultado final se dá através da soma do desempenho das três etapas que é comparada com o desempenho na PI, o candidato concorre com a maior pontuação obtida.

 

Enem e SiSU

Das vagas remanescentes do vestibular tradicional ou do PSS, 20% podem ser preenchidas por candidatos que tenham sido aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A instituição oferta essa porcentagem no primeiro e no segundo semestre. As vagas remanescentes da UFRR, disponibilizadas para o ingresso através do Enem, são selecionadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC).

 

Sistema de Cotas

A partir da Lei nº 12.711/12, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, a UFRR reserva 50% das vagas a estudantes que comprovarem ser oriundos da rede pública de ensino. As vagas são divididas para aqueles candidatos que se autodeclararem negros ou pardos e para os que possuem renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio. São reservadas também 5% das vagas para estudantes que sejam portadores de necessidades especiais.

 

Ensino a Distância

O Núcleo de Educação a Distância da UFRR está interligado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Dentre as modalidades oferecidas estão cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Os cursos superiores ofertados pela Universidade Federal de Roraima nesse formato são: Administração Pública, Informática e Matemática. Mais informações sobre os cursos de Ensino a Distância da UFRR podem ser obtidas através do site: www.uab.ufrr.br.

 

PÁGINA ELETRÔNICA

Site | Vestibular

 

REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter

Veja também

UCB prorroga inscrições e adia provas do Vestibular 2020/2
Quem tiver interesse nas mais de 3 mil vagas pode se inscrever agora até dia 28 de junho. Provas são aplicadas em 5 de julho.

UniCEUB está com inscrições abertas para Vestibular 2020/2
Interessados nas vagas podem usar notas do Enem ou fazer provas on-line. Para Medicina, somente será aceito desempenho no exame educacional.

Unicamp 2021: Provas da 1ª fase terão alterações por conta da pandemia do novo coronavírus
As medidas visam reduzir a quantidade de estudantes circulando no mesmo ambiente e evitar assim aglomerações.

FTT está com inscrições abertas para o seu Vestibular 2020/2 via Enem
A seleção utilizará o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos entre 2016 a 2019.

PUCRS libera resultado do Vestibular de Inverno 2020
Convocados para as mais de 2 mil vagas devem fazer as matrículas no dia 8 de junho

Provas do Vestibular 2020/2 do Cederj são adiadas
Testes seriam aplicados em 14 de junho, mas, por conta da pandemia do coronavírus, não serão realizados. Nova cronograma será divulgado posteriormente.

IFRO prorroga inscrições do Vestibular EaD 2020/2
Interessados em concorrer a mais de 2,1 mil vagas gratuitas precisam ter feito Enem entre 2009 e 2019

Confira resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina da Unifacs (BA)
Selecionados para as 70 vagas devem fazer registro acadêmico até a próxima sexta-feira, 5 de junho

UFLA (MG) adia PAS 2020 e anuncia algumas mudanças
Outra decisão que altera o calendário do PAS é o fato de a UFLA ter identificado a necessidade de reestruturar o o seu Processo Seriado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

São Paulo: Unisa está com inscrições abertas para Vestibular 2020/2 de Medicina
Interessados nas 58 vagas devem fazer provas no dia 12 de julho. Resultado está previsto para sair no final desse mês.

Coronavírus: Vestibular da UEM será aplicado em 2021 por conta da pandemia
O Vestibular de Inverno 2020 está suspenso em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Provas devem acontecer em fevereiro de 2021.

IFSuldeMinas inscreve para Vestibular 2020/2 via Enem
A classificação será realizada pelo somatório das notas por área de conhecimento e nota da redação. Os candidatos serão listados por ordem decrescente de notas.