A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta quarta-feira, 18 de setembro, a decisão do seu Conselho Universitário de ampliar para 35% o percentual das vagas que será reservado para a modalidade de cotas no Vestibular 2014. O aumento foi de 5% em relação ao último processo seletivo. Também foram aprovadas 13 vagas suplementares para estudantes indígenas.
Das vagas oferecidas, 25% serão destinadas para oriundos da rede pública. Esse percentual será igualmente dividido entre estudantes de famílias com renda mensal bruta inferior e superior a um salário mínimo e meio. O Conselho Universitário decidiu, ainda, pela manutenção de 10% das vagas para candidatos autodeclarados negros, prioritariamente egressos de escolas públicas.
Outra mudança foi acerca da necessidade de validação de autodeclaração para os negros que concorrerão na cota racial. A partir de 2014, eles serão liberados desta exigência. Por outro lado, as Comissões de Validação de Autodeclaração de Renda foram mantidas para oriundos da rede pública com renda inferior a um salário mínimo e meio. Um Grupo de Trabalho também foi aprovado para dar continuidade à discussão sobre a implementação da política de ações afirmativas para os anos seguintes.