Logo Super Vestibular

Pró Universidade

O objetivo do Pró Universidade é preparar jovens estudantes de Santa Catarina para os vestibulares de universidades públicas e provas do Enem

Publicado por Érica Caetano
Pró-Universidade Santa Catarina / Divulgação
Pró-Universidade Santa Catarina / Divulgação

Um dos cursinhos pré-vestibulares mais conhecidos de Santa Catarina, o Pró Universidade é um preparatório particular que oferece aulas tanto presenciais quanto online, para aqueles que estejam se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares de instituições de ensino superior da Região Sul. 

As aulas presenciais são realizadas em duas unidades do cursinho, uma no Centro de Florianópolis e outra no bairro Forquilhinhas, em São José, na Grande Florianópolis. A parte presencial do projeto é chamada de Pró Floripa.

O Pró Floripa acontece de julho a dezembro, com turmas pela manhã, tarde e noite na unidade Centro e apenas à noite na unidade Forquilhinhas. Os estudantes podem optar por qual turma participar.

Os alunos do Pró Floripa contam com material didático que possui conteúdo montado baseado nos assuntos cobrados com mais frequência nas provas do Enem e demais vestibulares. Os estudantes também podem acessar o ambiente de aulas online e ter suporte online de redação.

Para participar do Pró Floripa é preciso realizar o pagamento da entrada do cursinho e definir qual das mensalidades optará. Mais informações do Pró Universidade presencial podem ser vistas aqui!

Aulas online

Há também a possibilidade de realizar o cursinho de forma online. Nesta opção, o participante tem a autonomia de montar o seu plano de estudos, realizar exercícios e simulados, assistir as videoaulas gravadas e ao vivo e enviar redações para serem corrigidas por corretores do preparatório.

Aqueles que escolherem pela plataforma online optam também pela duração do cursinho. Há opções de 1 ano/ 12 meses (Enem Premium), 6 meses (Enem Mega) e apenas um mês (Enem Master).

Outros detalhes para o Pró-Universidade online podem ser visualizados neste link.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História do cursinho

No ano de 2003, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tiveram a ideia de desenvolver um projeto de inclusão para jovens de baixa renda, a fim de proporcionar a eles maiores chances de se preparem para o ingresso no ensino superior. Assim, foi criado o Pré-vestibular da UFSC – Inclusão para a vida, com foco a preparação de jovens para as provas de vestibular e do Enem.

No ano de 2013, o Pré-Vestibular da UFSC adaptou o seu modelo, buscando adequar-se às mudanças no processo de inserção de alunos no ensino superior nos últimos anos, transformando-se no Pró-Universidade.

As aulas gratuitas eram oferecidas aos estudantes que cursaram ou estivessem terminando o ensino médio em escolas públicas Santa Catarina, não podendo participar alunos do ensino médio da rede particular, mesmo bolsistas. O índice de aprovação era excelente, com mais de 50% dos jovens do projeto aprovados em vestibulares.

Contudo, devido a falta de recursos, com o corte de verbas e a perda de apoio da UFSC, o cursinho precisou alterar o seu formato deixando de ser um pré-vestibular comunitário.

Na sua história, o Pró Universidade já atendeu quase 30 municípios catarinenses, ofertando mais de 3 mil vagas, sendo considerado um dos maiores preparatórios do país. 

Contato

Site: https://prouniversidade.com.br/
E-mail: contato@prouniversidade.com.br

Veja também

Resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2021 da UERJ é divulgado
As solicitações foram recebidas no mês de março, quando o calendário da seletiva ainda não havia sido suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

ITA prorroga inscrições para Vestibular 2021
Primeira fase está marcada para dia 20 de novembro e segunda, para dias 8 e 9 de dezembro

Famerp (SP) dá início ao prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de novembro e a taxa custa R$ 165.  Oferta é de 160 vagas.

Após suspensão, Uece divulga novas datas para matrícula do Vestibular 2020/1
Cronograma do processo seletivo estava suspenso desde março. Matrículas serão feitas pela internet, ainda em setembro.

UFJF anuncia datas das provas do Pism 2021
Provas serão aplicadas em fevereiro e março, e universidade implantará medidas de prevenção ao coronavírus.

Unifesp altera data das inscrições do Vestibular Misto 2021
Inscrições poderão ser feitas agora de 13 de outubro a 4 de dezembro. Edital sairá dia 9 de outubro.

Unifesspa está com inscrições abertas para Vestibular 2020
Processo Seletivo Especial oferece 315 vagas em cursos ministrados em sete cidades paraenses

IFG recebe inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Processo seletivo oferece 465 vagas em 13 cursos de graduação ministrados em Goiânia e outras quatro cidades do interior

Abertas inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2020/2
Interessados nas 90 mil vagas devem fazer cadastro até dia 30 de setembro. É obrigatório ter feito o Enem a partir de 2010.

UEL abre inscrições para Vestibular 2021
Concorrentes às mais de 2,5 mil vagas farão provas somente no ano que vem, no dia 14 de março

Unipar está com inscrições abertas para Vestibular 2021 de Medicina
Instituição paranaense oferece 110 vagas. Curso é ministrado no campus situado na cidade de Umuarama.

Abertas inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP)
Interessados nas 310 vagas farão provas on-line em 25 de outubro. Previsão é que lista de aprovados saia no dia 30 seguinte.