Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Pró Universidade

O objetivo do Pró Universidade é preparar jovens estudantes de Santa Catarina para os vestibulares de universidades públicas e provas do Enem

Publicado por Érica Caetano
Pró-Universidade Santa Catarina / Divulgação
Pró-Universidade Santa Catarina / Divulgação
Crédito da Imagem: Pró-Universidade

Um dos cursinhos pré-vestibulares mais conhecidos de Santa Catarina, o Pró Universidade é um preparatório particular que oferece aulas tanto presenciais quanto online, para aqueles que estejam se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares de instituições de ensino superior da Região Sul. 

As aulas presenciais são realizadas em duas unidades do cursinho, uma no Centro de Florianópolis e outra no bairro Forquilhinhas, em São José, na Grande Florianópolis. A parte presencial do projeto é chamada de Pró Floripa.

O Pró Floripa acontece de julho a dezembro, com turmas pela manhã, tarde e noite na unidade Centro e apenas à noite na unidade Forquilhinhas. Os estudantes podem optar por qual turma participar.

Os alunos do Pró Floripa contam com material didático que possui conteúdo montado baseado nos assuntos cobrados com mais frequência nas provas do Enem e demais vestibulares. Os estudantes também podem acessar o ambiente de aulas online e ter suporte online de redação.

Para participar do Pró Floripa é preciso realizar o pagamento da entrada do cursinho e definir qual das mensalidades optará. Mais informações do Pró Universidade presencial podem ser vistas aqui!

Aulas online

Há também a possibilidade de realizar o cursinho de forma online. Nesta opção, o participante tem a autonomia de montar o seu plano de estudos, realizar exercícios e simulados, assistir as videoaulas gravadas e ao vivo e enviar redações para serem corrigidas por corretores do preparatório.

Aqueles que escolherem pela plataforma online optam também pela duração do cursinho. Há opções de 1 ano/ 12 meses (Enem Premium), 6 meses (Enem Mega) e apenas um mês (Enem Master).

Outros detalhes para o Pró-Universidade online podem ser visualizados neste link.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História do cursinho

No ano de 2003, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tiveram a ideia de desenvolver um projeto de inclusão para jovens de baixa renda, a fim de proporcionar a eles maiores chances de se preparem para o ingresso no ensino superior. Assim, foi criado o Pré-vestibular da UFSC – Inclusão para a vida, com foco a preparação de jovens para as provas de vestibular e do Enem.

No ano de 2013, o Pré-Vestibular da UFSC adaptou o seu modelo, buscando adequar-se às mudanças no processo de inserção de alunos no ensino superior nos últimos anos, transformando-se no Pró-Universidade.

As aulas gratuitas eram oferecidas aos estudantes que cursaram ou estivessem terminando o ensino médio em escolas públicas Santa Catarina, não podendo participar alunos do ensino médio da rede particular, mesmo bolsistas. O índice de aprovação era excelente, com mais de 50% dos jovens do projeto aprovados em vestibulares.

Contudo, devido a falta de recursos, com o corte de verbas e a perda de apoio da UFSC, o cursinho precisou alterar o seu formato deixando de ser um pré-vestibular comunitário.

Na sua história, o Pró Universidade já atendeu quase 30 municípios catarinenses, ofertando mais de 3 mil vagas, sendo considerado um dos maiores preparatórios do país. 

Contato

Site: https://prouniversidade.com.br/
E-mail: contato@prouniversidade.com.br

Veja também

Enem 2021: participantes passam pelas provas de Ciências da Natureza e Matemática neste domingo (28)
Os testes começam a ser realizados às 13h30, mas terminam mais cedo que o primeiro dia, às 18h30.

São Paulo: Vestibular 2022/1 on-line do Insper começa nesta segunda-feira (29)
Processo seletivo oferece 600 vagas em cursos como Administração, Direito e Engenharias

UnB abre inscrições para PAS 2021
Participantes farão provas em janeiro ou fevereiro de 2022, conforme etapa na qual se encontram

Uepa prorroga inscrições para Vestibular 2022
Os candidatos deste processo seletivo serão selecionados por análise das notas do Enem 2021, cujas provas já estão sendo realizadas.

Resultado do Vestibular 2022 da PUC Minas é publicado
Os selecionados deverão realizar matrículas entre os dias 1º e 02 de dezembro, das 8h às 19h. 

ESPM publica resultado do Vestibular 2022/1
Processo seletivo ofereceu vagas em cursos ministrados nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

UEA recebe pedidos de isenção de taxa do SIS e Vestibular 2021/2022
Os interessados podem solicitar a gratuidade até a próxima segunda-feira, dia 30, às 17h, tanto para o SIS quanto para o Vestibular.

Facape (PE) solta resultado do Vestibular 2022/1
Candidatos às mais de 500 vagas foram avaliados pelas notas do Enem ou do histórico escolar

UEMG realizará Vestibular próprio novamente a partir de 2022
Instituição havia extinto processos seletivos em março de 2019 para usar somente notas do Enem

UFPA divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2022
Inscritos neste processo seletivo serão selecionados pelas notas do Enem 2021. Primeiro dia do exame educacional foi no último domingo (21).

Unioeste (PR) anuncia datas e informações do Vestibular 2022
Processo seletivo será realizado apenas em 2022. Previsão é que provas sejam aplicadas em julho.

Udesc recebe inscrições do Vestibular de Verão 2022
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 17 de janeiro de 2022 e não há cobrança de taxa.