A Universidade Federal do Tocantins (UFT) divulgou no último dia 22, a oferta de vagas que serão disponibilizadas para o Vestibular 2016/1 via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Serão 1.775 oportunidades, distribuídas entre 47 dos 64 cursos oferecidos pela instituição em seus sete campi, situados em Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis.
Desse total, 703 serão destinados a candidatos do sistema de ampla concorrência e outras 1.072 para a Lei de Cotas, sendo 184 (10%) voltadas para ações afirmativas da UFT para indígenas e quilombolas, e outras 888 (50%) para aqueles que se enquadrem no que estabelece a Lei nº 12.711, voltada para egressos da rede pública e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
Confira aqui as vagas e distribuições!
Para o candidato concorrer as mesmas é necessário que ele tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e que se inscreva no SiSU 2016/1 dentro dos prazos estabelecidos. O edital do SiSU do 1º semestre de 2016 ainda não foi divulgado, mas isso deve acontecer no mês de janeiro.
Os pesos para os candidatos concorrerem pela UFT via SiSU variam conforme o curso concorrido e suas respectivas disciplinas, de acordo com as quatro provas do Enem, sendo elas Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens. Já a nota mínima da redação é de 300 pontos.
As vagas não preenchidas ao fim das chamadas referentes ao SiSU serão preenchidas mediante a utilização da lista de espera disponibilizada pelo MEC, por meio do Edital específico da UFT, que será publicado em seguida.
A Universidade aderiu integralmente ao SiSU em 2015, no entanto, já utilizava o sistema para 50% das vagas. Mais detalhes podem ser obtidos por meio do Termo de Adesão e neste Edital.