Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. UnB investiga denúncias de 100 casos de fraudes em cotas raciais

UnB investiga denúncias de 100 casos de fraudes em cotas raciais

Medidas serão adotadas para evitar fraudes nos próximos processos seletivos.

Publicado por Lorraine Vilela Campos
29/12/2017 14h22

A Universidade de Brasília (UnB), por meio da Comissão de Sindicância, investiga cerca de 100 denúncias sobre possíveis fraudes no uso de cotas raciais. 

Saiba como funciona a Lei de Cotas

As denúncias foram feitas por ativistas e estudantes da UnB. Suspeita-se que os investigados tenham alegado a condição de negros ou indígenas para o uso das cotas. 

De acordo com a UnB, a ausência de comprovação da autodeclaração dos candidatos era garantida pela Lei de Cotas, sendo necessária apenas a aprovação do participante nos processos seletivos. No entanto, o Ministério Público Federal (MPF), recentemente, passou a orientar as instituições que criem mecanismos para evitar fraudes. 

Segundo a universidade, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) está sendo firmado para prevenção e punição de estudantes que tentem fraudar as cotas raciais. "Na primeira semana de janeiro, deve ocorrer uma reunião entre a direção da UnB, de integrantes do MPF, da comissão de sindicância e do Cebraspe - banca organizadora dos vestibulares - para definir os procedimentos adequados a partir do que ficar ajustado no TAC", informa a UnB em nota. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cotas na UnB

A UnB adotou a reserva de vagas para cotas ainda em 2003, antes da regulamentação da Lei de Cotas. Como não havia a legislação específica, a instituição realizava a verificação das informações dos candidatos, seja por foto ou videoconferência. 

Com a Lei de Cotas, a banca de verificação foi deixada de lado, já que o texto da legislação dava o direito de apresentar apenas a autodeclaração para que o participante ficasse com a vaga. 

A UnB ampliou a oferta para cotistas no ano de 2014, desta vez no Programa de Avaliação Seriada (PAS). Agora, é possível que a banca volte a ser utilizada como forma de evitar fraudes, mas isso depende do resultado das reuniões com o MPF e responsáveis pelas avaliações da universidade.

Veja também

Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.
Inscrição do Fies 2024/2 encerra hoje (27)
As inscrições do Fies 2024/2 estão abertas para os candidatos concorrerem a mais de 70 mil oportunidades de acesso ao ensino superior.
Inscrição do Fies 2024/2 está aberta
Podem participar do programa que oferece financiamentos estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010
MEC divulga resultado do ProUni do 2º semestre de 2024
Estudantes convocados devem comprovar os dados de hoje até 14 de agosto na universidade de oferta da bolsa de estudo
MEC encerra inscrição do ProUni do 2º semestre de 2024
Programa Universidade para Todos oferece mais de 240 mil bolsas de estudo em todo o Brasil