A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) liberou para consulta nesta quarta-feira, 9 de março, os gabaritos preliminares do Vestibular 2016. Os candidatos podem interpor recurso contra o gabarito amanhã e sexta-feira, 10 e 11, por meio do e-mail vestibular@listas.uneb.br. O gabarito definitivo sai no dia 16 de março.
As provas do Vestibular 2016 da Uneb foram aplicadas nos dias 6 e 7 de março, em Salvador, Juazeiro, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Caetité, Senhor do Bonfim, Paulo Afonso, Barreiras, Teixeira de Freitas, Serrinha, Guanambi, Itaberaba, Conceição do Coité, Valença, Irecê, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Camaçari, Brumado, Ipiaú, Euclides da Cunha, Seabra e Xique-Xique.
O índice total de abstenção do vestibular foi de 32,52%, com 12.596 candidatos ausentes entre os 38.732 inscritos, contabilizando os dois dias. No ano passado, a abstenção foi de 22%.
O motivo do aumento da abstenção pode ter sido o adiamento das provas, que passaram de dezembro de 2015 para março. Muitos candidatos acabaram passando em outras universidades.
Ocorrência
No primeiro dia de provas, uma candidata transsexual afirmou que foi vítima de preconceito por parte dos fiscais. Ela narrou que foi impedida de ir ao banheiro feminino e que os ficais se negavam a chamá-la pelo novo nome. A Uneb divulgou uma nota em que “manifesta seu firme posicionamento contra qualquer tipo de preconceito e discriminação e comunica que todas as medidas estão sendo tomadas no sentido de apurar e afastar qualquer ocorrência que venha a prejudicar ou atingir os direitos civis constituídos de todos os cidadãos no referido processo vestibular”.
Vagas
A Uneb está oferecendo o total, 2.974 vagas distribuídas entre 109 opções de cursos, com ingresso através do Processo Seletivo Vestibular 2016, e 1.441 vagas com ingresso através do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), o que totaliza 4.415 oportunidades para os cursos na modalidade de ensino presencial, conforme quadro constante do Anexo I do Edital.
Desse total, 1.193 (40%) são reservadas para estudantes negros da rede pública de ensino e outras 160 (5%) para indígenas oriundos da rede pública e com renda bruta familiar inferior ou igual a quatro salários mínimos.
O resultado final é esperado para o dia 20 de abril. Mais informações estão disponíveis no Edital ou pelo telefone 0800-071-3000.