Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unesp disponibiliza provas e gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2021

Unesp disponibiliza provas e gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2021

Eram esperados 80.474 candidatos participem da seleção. Contudo, somente 67.369 compareceram.

Publicado por Érica Caetano
01/02/2021 09h00 , atualizado em 01/02/2021 09h19
Crédito da Foto: divulgação Unesp
Crédito da Foto: divulgação Unesp
Crédito da Imagem: Divulgação Unesp

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) já divulgou os cadernos de provas e gabaritos da 1ª fase do seu Vestibular 2021, cujas provas foram aplicadas neste final de semana, dias 30 e 31 de janeiro. Confira:

Provas e gabaritos 1ª fase Unesp 2021

Eram esperados 80.474 candidatos participem da seleção. Contudo, somente 67.369 compareceram.

Os testes foram aplicados das 13h às 18h, em 5.228 salas. A Vunesp, organizadora do processo seletivo, ressaltou que uma das medidas de segurança contra o coronavírus é que cada local teria a ocupação de 35%, resultando na média de 15 inscritos por sala. 

O diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Daniel Cecílio, avaliou a prova da Unesp como atual, bem escrita e contextualizada. Para ele a primeira fase pode ser considerada adequada, justa e equilibrada, além de ter cobrado do participante o que ele estudou no ensino médio. 

Interpretação de texto, gráficos e outros conteúdos foram cobradas do aluno. Também observou-se a importância de estar por dentro dos assuntos atuais. Mesmo com a divisão por áreas, muitas questões tiveram interdisciplinaridade, conforme sinalizou Daniel. 

Cecílio também destacou que os dois dias do Vestibular não tiveram muita diferença entre si, contudo as provas de Matemática e História do domingo  apresentaram nível um pouco mais difícil do que as provas de sábado.

Cidades

As provas foram realizadas nas cidades Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Campinas, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Jundiaí, Marília, Ourinhos e Piracicaba.

Houve ainda provas nos municípios de Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, Rosana, Santo André, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã. 

O vestibular também ocorreu em Brasília, no Distrito Federal, e nas cidades de Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).

Provas

As provas da primeira fase do vestibular 2021 da Unesp geralmente eram aplicadas em apenas um dia, mas, nesta edição, foram feitas em dois dias, para evitar aglomerações. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os concorrentes fizeram os testes conforme a área do curso de escolha. Veja abaixo:

  • 30 de janeiro de 2021: candidatos da área de Biológicas
  • 31 de janeiro de 2021: candidatos de Exatas e Humanas

As provas foram formadas por 90 questões objetivas de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte), Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e Matemática.

Saiba tudo sobre o vestibular da Unesp 

2ª fase 

O resultado da primeira fase do vestibular  2021 da Unesp sairá no dia 17 de fevereiro. Nesse dia também será liberado o acesso aos locais de prova da segunda etapa.

As provas da segunda fase também foram foram reduzidas, passando de dois dias consecutivos para apenas o domingo dia 28 de fevereiro. A seleção não terá questões discursivas, mas, sim, 60 perguntas objetivas sobre conhecimentos específicos e uma redação.

Resultado e vagas

A divulgação da lista geral está prevista de ser liberada no dia 19 de março com matrículas virtuais até o dia 22. Uma segunda chamada está prevista para o dia 24 de março, com matrículas até o dia 25. No total, serão feitas dez convocações, sendo estas as próximas datas: 29 de março, 1º, 06, 08, 12, 14, 16 e 20 de abril.

Nesta edição, o vestibular da Unesp oferta 7.630 vagas, as quais são divididas em 3.801 chances para ampla concorrência e 3.829 para o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP).

Concorrência

A concorrência do vestibular 2021 da Unesp já foi divulgada. Medicina, Psicologia e Direito são os cursos mais disputados desta edição.

Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato ou o site da Vunesp, organizadora do vestibular.

Veja também

UniCEUB realiza provas do seu Vestibular 2022/1 de Medicina amanhã (23)
A instituição avisa que, no dia das provas, deverão ser seguidos todos os protocolos e medidas sanitárias em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Enem 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro
Além da publicação no Diário Oficial, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, também reforçou as datas de realização do Exame em sua conta no Twitter.

Unip aplica provas do Vestibular 2022/1 de Medicina neste final de semana
Provas serão realizadas no domingo, 23 de janeiro. Os exames terão início às 14h (horário de Brasília). Os editais contendo a localização das salas para as provas serão publicados no site da Unip amanhã, dia 22.

Hoje é último dia para se inscrever na seleção de vagas Olímpicas 2022 da Unicamp
Podem participar desta seletiva estudantes que receberam medalha ou tiveram um bom desempenho em competições de conhecimento do ensino médio realizadas em 2019, 2020 ou 2021.

Uespi terá mais de 2,5 mil vagas no SiSU 2022/1
Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada poderão ser feitas de 15 a 18 de fevereiro

Paraná: UEM publica local de prova do Vestibular 2021
Candidatos às mais de 2,3 mil vagas farão provas no dia 20 de fevereiro, em Maringá e outras dez cidades do estado

Pré-vestibular gratuito da Unesp Araraquara 2022 está com inscrições abertas
No total, cursinho oferece 190 vagas, as quais estão divididas em três turmas ministradas de manhã e à noite

Cursinho gratuito 2022 no Distrito Federal recebe inscrições para 4 mil vagas
Pré-vestibular vai preparar estudantes para o Enem 2022 e para os vestibulares da UnB

Faculdade de Direito de Franca aplica provas do seu Vestibular 2022/1 neste domingo (23)
As provas acontecem das 14h às 18h, em Franca/SP. Locais de prova já estão disponíveis.

Unifesp começa a aplicar as provas do Vestibular Misto 2022
Serão utilizadas pela Unifesp as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e de suas próprias provas para a aprovação dos candidatos no Vestibular Misto 2022. 

Inep divulga gabaritos da Reaplicação do Enem 2021
Quase 100 mil estudantes fizeram as provas nos dias 9 e 16 de janeiro

Vestibular da UERJ exige preparação específica; veja dicas
Em razão da pandemia do coronavírus, processo seletivo alterou o formato para evitar aglomerações