Estão abertas a partir desta segunda-feira, 15 de outubro, as inscrições para o Vestibular 2019 Enem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Serão aceitas as notas das edições de 2017 e 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio.
As inscrições podem ser feitas até as 17h do dia 14 de novembro. A taxa é de R$ 15 para quem também se inscreveu no Vestibular 2019 da Unicamp (tradicional) e de R$ 30 para os demais. Candidatos isentos no vestibular tradicional também ganham a isenção na seleção via Enem.
Pela primeira vez, a Unicamp realiza um vestibular exclusivo para participantes do Enem. Nesta edição, são oferecidas 645 vagas, a maioria para estudantes de escolas públicas. Veja a distribuição das vagas:
- 50% para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública (ou que tenham obtido a certificação do ensino médio pelo Enem até o ano de 2016 ou exames oficiais);
- 25% das vagas para candidatos autodeclarados pretos e pardos; e
- 25% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
A Unicamp esclarece que os estudantes autodeclarados pretos ou pardos deverão possuir traços fenotípicos característicos. Caso sejam aprovados, deverão assinar e entregar uma declaração no ato da matrícula. Os optantes pelas vagas indígenas também deverão apresentar a declaração.
Veja também: Concorrência do Vestibular 2019 da Unicamp
Como vai funcionar
Os candidatos com as melhores notas no Enem, considerando as edições de 2017 e 2018, ficarão com as vagas. Apenas os candidatos ao curso de Artes Visuais terão que fazem também um teste de habilidade específica.
O resultado do Vestibular 2019 via Enem será divulgado no dia 11 de fevereiro. Se um candidato for aprovado em um mesmo curso e chamada em ambos os vestibulares, a vaga a ser preenchida será a do vestibular tradicional. Se for em cursos diferentes, o candidato fará opção no momento da matrícula.
Mais informações no Edital ou no site da Comvest.