Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp recebe pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2021

Unicamp recebe pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2021

Três categorias de candidatos podem solicitar a isenção da taxa de inscrição no valor de R$ 170. Prazo vai até 8 de julho.

Publicado por Adriano Lesme
22/06/2020 09h10
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp

A partir desta segunda-feira, 22 de junho, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebe pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2021. O prazo vai até o dia 8 de julho.

Solicite aqui a isenção da taxa

Podem solicitar a isenção os candidatos que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou que irão concluir o ensino médio este ano, também na rede pública.

O processo de isenção é dividido em três categorias de candidatos, sendo que a última não exige ter estudado em escola pública.

Categoria 1: candidatos com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por membro da família (per capita).

Categoria 2: funcionários da Unicamp/Funcamp

Categoria 3: candidatos aos cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).

Acesse o Edital de Isenção Unicamp 2021

Novidades

A Unicamp adotou algumas medidas para auxiliar candidatos que possam ter dificuldade em conseguir documentos durante a pandemia de coronavírus, principalmente junto às escolas. Os candidatos matriculados na rede pública do Estado de São Paulo poderão emitir o Histórico Escolar pela internet e depois salvar em .PDF.

No caso de estudantes de outros estados e do Distrito Federal, eles poderão anexar uma declaração de que são da rede pública, conforme este modelo, e enviar a documentação oficial somente durante as inscrições.

Na modalidade 1, o cadastro no CadÚnico do Governo Federal será aceito como comprovação de renda. Na modalidade 2, a Unicamp irá conceder, pela primeira vez, um número ilimitado de isenções. Já na modalidade 3, a novidade é que a isenção está sendo estendida para os cursos noturnos de Tecnologia, além das Licenciaturas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resultado

A lista com os nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho. A Unicamp vai conceder até 6.680 isenções na modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3.

A concessão do benefício não garante a inscrição automática no Vestibular 2021 ou na seleção Enem-Unicamp 2021. Os contemplados deverão realizar a inscrição junto com os demais candidatos. A taxa para não isentos será de R$ 170.

Inscrições Unicamp 2021: 31 de julho a 8 de setembro

Inscrições Enem-Unicamp 2021: 15 de outubro a 16 de novembro

Vestibular

Visando adaptar seu vestibular ao contexto da pandemia, a Unicamp anunciou mudanças na primeira fase. A quantidade de questões foi reduzida de 90 para 72 e a duração das provas de cinco para quatro horas. A etapa será realizada em dois dias, um sábado e um domingo, de acordo com a área de curso escolhida pelo candidato.

Uma outra mudança para o Vestibular 2021 foi a redução de 12 para 7 obras literárias obrigatórias. Nesse caso, a Unicamp considerou a dificuldade de acesso a bibliotecas e os efeitos da pandemia na educação pública e privada.

Mais informações no Edital de Isenção e no site da Comvest.

Veja também

Fuvest divulga novas datas do Vestibular 2021
Prazo para solicitar isenção e redução da taxa de inscrição da seletiva, que seria encerrado hoje (10), também foi estendido com as alterações.

Fuvest 2021: pedidos de isenção de taxa do Vestibular podem ser feitos até 24 de julho
Prazo que encerraria nesta sexta-feira, dia 10, foi estendido após alterações no calendário do Vestibular 2021,

Prazo para se inscrever no SiSU 2020/2 encerra hoje (10)
O SiSU oferece vagas gratuitas em instituições públicas de ensino, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos. Nesta edição, 57 delas estão oferecendo novas oportunidades. 

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.