UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Universidades Estaduais do Maranhão e da Paraíba aplicam testes dos seus Processos Seletivos 2014

Universidades Estaduais do Maranhão e da Paraíba aplicam testes dos seus Processos Seletivos 2014

UEMA aplica 2ª fase do PAES 2014, enquanto UEPB inicia as provas do certame 2014, que seguem até amanhã, dia 02.

Publicado por Érica Caetano
01/12/2013 04h40 , atualizado em 02/12/2013 07h25

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) aplica neste domingo, 1º de dezembro, as provas da 2ª etapa do seu Processo Seletivo de Acesso à Educação Suerpior (PASES) 2014. A primeira etapa foi realizada o dia 03 de novembro e o resultado liberado no dia 13 seguinte. Confira o resultado:

Resultado 1ª etapa PAES UEMA 2014

A segunda etapa acontece das 13h às 18h, e será formada por 16 questões analítico-discursivas de duas disciplinas específicas por curso e mais a Redação. O candidato deverá comparecer ao local de prova com antecedência mínima de 60 minutos, portando obrigatória e exclusivamente o documento de Confirmação de Inscrição impresso e com foto, o documento oficial de identidade, além de caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta de escrita grossa.

Os testes serão aplicados nas cidades de São Luís, Caxias, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, Carolina, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Coelho Neto, Barra do Corda, Codó e Coroatá.

A Universidade também disponibilizou a concorrência do PAES 2014. Segundo o documento, o bacharelado em Medicina, em Caxias, no Sistema Universal de Vagas, é o curso mais concorrido com 145,48 candidatos por vaga. Em seguida, está Direito, em Bacabal, com 43,36; Direito, em São Luís, com 41,44; e o Curso de Formação de Oficiais Feminino, com 35,20, todos na mesma modalidade.

No total, 30.753 candidatos se inscreveram para 3.544 vagas disponíveis. Destas, 3.154 são para a modalidade presencial e 390 para a modalidade à distância. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (98) 3245-1102/2756 ou pelo Edital.

UEPB

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) também dá início hoje as provas do seu Vestibular 2014. Elas terão continuidade amanhã, dia 02. O Cartão de Inscrição, onde consta o ensalamento do certame,  teve o acesso liberado em 17 de setembro. Confira: 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cartão de Inscrição UEPB 2014

Neste domingo, os candidatos serão condicionados a 50 questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira, além da Redação. As provas terão início às 08h e término às 13h e a saída só será permitida duas horas após seu início. É recomendável que os inscritos se apresentem com, pelo menos, 30 minutos de antecedência munidos de documento de identificação original com foto. Não será permitida a entrada do candidato portando aparelho celular. 

Nesta segunda-feira, segundo dia de provas, serão aplicadas 60 questões de múltipla escolha sobre disciplinas específicas, conforme o curso escolhido. Já a divulgação do resultado final está prevista para 08 de janeiro de 2014 com matrículas de 10 a 12 de fevereiro. Uma segunda chamada poderá ser liberada no dia 20 seguinte. No total, 2.884 vagas estão sendo oferecidas. Destas, metade é reservada para a Cota de Inclusão. Mais informações no Edital.

Concorrência

Segundo o documento de concorrência divulgado pela UEPB, Odontologia é o curso mais concorrido na Cota Universal com 53,50 candidatos por vaga. Em seguida, está Direito e Psicologia com 44,55 e 30,69 de concorrência, respectivamente. Na Cota de Inclusão, Psicologia é o mais procurado com 43,69 de concorrência. Em segundo e terceiro lugar estão Fisioterapia e Educação Física com 42,45 e 41,60 candidatos por vaga. No total, 37.906 inscrições foram recebidas, contudo, 9.365 não foram homologadas, resultando em 28.541 inscrições efetivadas. Confira a concorrência completa aqui.

Veja também

CNU 2025: inscrição encerra hoje, 20
Na edição de 2025, o concurso oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais.
Encceja 2025: saiba qual a nota mínima para passar na prova e pegar o certificado
Provas do Encceja 2025 acontecerão em 3 de agosto para candidatos que desejam pegar diploma do ensino fundamental e médio
Encceja 2025: veja 10 escritores que aparecem na prova de Língua Portuguesa
Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Chico Buarque são exemplos de autores
RoboCup: Brasil sedia Copa do Mundo de Robótica 2025, competição de robôs e Inteligência Artificial (IA)
Salvador (BA) sedia até 20 de julho a RoboCup em que estudantes apresentam robôs projetados e programados para cumprir desafios diversos
Fies 2025.2: inscrição encerra hoje, 18
São oferecidas mais de 74 mil vagas para financiamento de mensalidades de cursos de graduação em universidades públicas.
ProUni 2025.2: aprovados na 1ª chamada devem comprovar informações da inscrição até hoje, 18
São oferecidas 211 mil bolsas de estudo integral e parcial em universidades privadas de todo país.
Inscrição do Fies 2025.2 termina hoje (18). Veja quem pode participar
Programa oferece mais de 74 mil vagas em 1.215 universidades particulares de todo o Brasil
Olitef lança concurso cultural que premia escolas destaques da olimpíada de educação financeira de 2024
Serão distribuídos até R$ 600 mil para escolas vencedoras do concurso cultural da Olitef
Prêmio Educador Transformador 2025 recebe inscrição gratuita de projetos em educação inovadora
Nesta edição, jornada de desenvolvimento do prêmio contará com suporte de Inteligência Artificial para aperfeiçoar os projetos
IA e educação: especialistas comentam como utilizar a inteligência artificial como ferramenta de estudo
Presente no cotidiano dos estudantes, eles podem utilizar IA a seu favor, de forma que facilite no processo de aprendizagem e fixação dos conteúdos.
Redação Encceja 2025: especialista explica melhores formas de começar o texto
Parte da prova de Português no Encceja 2025 é a produção de uma redação dissertativo-argumentativa.
PND 2025: sites falsos aplicam golpes na inscrição do CNU dos professores
Inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) estão abertas até 25 de julho. Provas acontecem no final de outubro