Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. USP terá mudanças em seu sistema de bonificação e discute novas formas de ingresso

USP terá mudanças em seu sistema de bonificação e discute novas formas de ingresso

Universidade registrou em 2014 número recorde de ingressante de escolas públicas. Também está sendo avaliado outras formas de ingresso para o Vestibular de 2016.

Publicado por Érica Caetano
06/06/2014 08h30 , atualizado em 06/06/2014 11h21

A Universidade de São Paulo (USP) divulgou ontem, 05 de junho, após reunião com o seu Conselho de Graduação (CoG), que realizará mudanças em seu sistema de bonificação do Programa de Inclusão Social (Incusp). 

Além disso, a instituição informou que teve número recorde de ingressantes de escolas públicas em 2014, registrando 32,3%. O índice foi o maior registrado desde a criação do Inclusp, em 2006. Desse total, 17,2% são alunos que se declararam pretos, pardos e indígenas (PPI) e que cursaram o ensino fundamental e médio em escolas públicas. No ano passado, essa porcentagem foi de 13,9%.

O CoG também informou a aprovação de mudanças no sistema de bonificação. A partir do próximo vestibular, o candidato de escola pública receberá a porcentagem total da bonificação, dependendo do grupo em que se inserir. Até este ano, o bônus era concedido de acordo com o desempenho do candidato na prova da Fuvest. O mínimo de acertos na prova continuará o mesmo: 27 questões. Neste vestibular, a média dos bônus concedidos foi de 9%.

Outra novidade é que a nota de corte será calculada a partir das notas obtidas já com a bonificação. Simulações realizadas pela Universidade mostraram que, com a mudança, a nota de corte deverá subir de um a dois pontos e a expectativa é de que, em 2015, o número de ingressantes de escolas públicas chegue a até 38%.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com isso, os alunos que cursaram ou estejam cursando o ensino médio em escola pública terão bonificação de 12%, e os que cursaram o ensino fundamental na rede pública e tenha cursado ou esteja cursando, integralmente, o ensino médio em escola pública terão 15%. 

Será concedido o bônus do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de São Paulo (PASUSP) de 20% para aquele candidato que cursou integralmente o ensino fundamental na rede pública e que esteja cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas e os outros 5% de bônus PPI-EB para candidato inscrito no vestibular na condição de Inclusp Ensino Básico e que se declararem pretos, pardos e indígenas.

Formas de Ingresso

Também teve início a discussão de novos mecanismos de ingresso na USP para o Vestibular 2016. Dentre as opções, está sendo levado em conta a utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o convite de estudantes oriundos de escolas públicas e que sejam medalhistas em olimpíadas de conhecimento. As mudanças ainda serão discutidas a partir da próxima segunda-feira, dia 09, e precisam ser aprovados pelo Conselho Universitário.

Veja também

FPS, no Pernambuco, está com inscrições abertas para Vestibular 2022/1
Há vagas para Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia

Cederj divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa e cotas do Vestibular 2022/1
Agora, a revisão da documentação que comprove o direito aos benefícios pode ser feita até amanhã, 19 de outubro. 

UFT divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2022/1
Puderam participar candidatos de baixa renda e estudantes da rede pública de ensino

UFRGS libera resultado do Vestibular 2021/2
Candidatos às mais de 1,4 mil vagas foram avaliados pelas notas de vestibulares anteriores ou do Enem

Pará: Cesupa recebe inscrições para Vestibular 2022
Processo seletivo oferece mais de 1,7 mil vagas. Para carreira de Medicina, são 160 oportunidades.

UEMS inscreve para o Vestibular 2022
Estudantes de escolas públicas terão o prazo até 29 de outubro para solicitarem isenção da taxa de inscrição. O resultado das solicitações está previsto de ser liberado em 18 de novembro.

UFSC está com inscrições abertas para o Vestibular 2022
Será a retomada das provas presenciais da Universidade. Estão sendo oferecidas pela UFSC 4.521 vagas distribuídas em 102 cursos de graduação.

Inscrições do Pism 2022 da UFJF são finalizadas
O Pism é o vestibular seriado da instituição mineira. Os candidatos fazem provas ao final de todos os anos do ensino médio, mas somente podem concorrer às vagas no terceiro e último ano.

Após prazo prorrogado, inscrições do PAES 2020 da Unimontes são finalizadas
A Unimontes está oferecendo 720 vagas para os aprovados na 3ª etapa do PES 2020. É reservado, pelo menos, 50% das oportunidades para as cotas.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022 de Medicina da Unitau (SP) é finalizado
Para efetivar a inscrição, é necessário realizar o pagamento do boleto, gerado a partir do preenchimento dos dados no site. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 31 de outubro.

Provas da 1ª fase de Medicina da UVV do Vestibular 2022/1 são realizadas
A UVV oferece 85 vagas para o curso de Medicina. As oportunidades são para Vila Velha/ES.

PUCPR: provas on-line do Vestibular de Verão 2022 dos demais cursos são realizadas hoje (17)
As provas on-line ocorrem em dois blocos de duas horas e um intervalo de 10 minutos.