A Universidade de São Paulo (USP) divulgou ontem, 05 de junho, após reunião com o seu Conselho de Graduação (CoG), que realizará mudanças em seu sistema de bonificação do Programa de Inclusão Social (Incusp).
Além disso, a instituição informou que teve número recorde de ingressantes de escolas públicas em 2014, registrando 32,3%. O índice foi o maior registrado desde a criação do Inclusp, em 2006. Desse total, 17,2% são alunos que se declararam pretos, pardos e indígenas (PPI) e que cursaram o ensino fundamental e médio em escolas públicas. No ano passado, essa porcentagem foi de 13,9%.
O CoG também informou a aprovação de mudanças no sistema de bonificação. A partir do próximo vestibular, o candidato de escola pública receberá a porcentagem total da bonificação, dependendo do grupo em que se inserir. Até este ano, o bônus era concedido de acordo com o desempenho do candidato na prova da Fuvest. O mínimo de acertos na prova continuará o mesmo: 27 questões. Neste vestibular, a média dos bônus concedidos foi de 9%.
Outra novidade é que a nota de corte será calculada a partir das notas obtidas já com a bonificação. Simulações realizadas pela Universidade mostraram que, com a mudança, a nota de corte deverá subir de um a dois pontos e a expectativa é de que, em 2015, o número de ingressantes de escolas públicas chegue a até 38%.
Com isso, os alunos que cursaram ou estejam cursando o ensino médio em escola pública terão bonificação de 12%, e os que cursaram o ensino fundamental na rede pública e tenha cursado ou esteja cursando, integralmente, o ensino médio em escola pública terão 15%.
Será concedido o bônus do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de São Paulo (PASUSP) de 20% para aquele candidato que cursou integralmente o ensino fundamental na rede pública e que esteja cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas e os outros 5% de bônus PPI-EB para candidato inscrito no vestibular na condição de Inclusp Ensino Básico e que se declararem pretos, pardos e indígenas.
Formas de Ingresso
Também teve início a discussão de novos mecanismos de ingresso na USP para o Vestibular 2016. Dentre as opções, está sendo levado em conta a utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o convite de estudantes oriundos de escolas públicas e que sejam medalhistas em olimpíadas de conhecimento. As mudanças ainda serão discutidas a partir da próxima segunda-feira, dia 09, e precisam ser aprovados pelo Conselho Universitário.