Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Uso do Enem é aprovado como nova forma de ingresso na USP

Uso do Enem é aprovado como nova forma de ingresso na USP

Segundo os números divulgados, quase 1.500 vagas serão destinadas para o ingresso via SiSU

Publicado por Érica Caetano
24/06/2015 07h24 , atualizado em 24/06/2015 08h57

A Universidade de São Paulo (USP) finalmente aprovou ontem, 23 de junho, em sessão realizada junto com o Conselho Universitário, que irá aderir parcialmente ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como nova forma de ingresso em seus cursos de graduação. O SiSU é um sistema de reserva de vagas, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Segundo os números divulgados, do total de 11.057 oportunidades ofertadas no próximo certame da instituição, ainda este ano, 1.499 destinarão ao Sistema e outras 9.558 vagas continuarão sendo oferecidas por meio do Vestibular da Fuvest.

A medida ainda está em caráter experimental, de acordo com a USP. Das quase 1.500 vagas destinadas ao SiSU, 423 delas são para cursos na área de ciências exatas e tecnologia, 348 para a de ciências biológicas (incluindo 10 vagas para Medicina na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP) e outras 728 para humanas.

Veja aqui a tabela completa com os cursos

Dentre as modalidades de vagas adotadas pelo SiSU as Unidades poderiam optar por três: ampla concorrência; vagas disponibilizadas para candidatos que, independentemente de renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; e vagas disponibilizadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No entanto, das 42 Unidades de Ensino e Pesquisa da USP, sete não disponibilizaram vagas para o SiSU. Dos 143 cursos superiores ofertados pela instituição, 85 aderiram parcialmente e 58 decidiram manter 100% de suas vagas por meio do Vestibular da Fuvest. A Faculdade de Medicina de São Paulo (FMU), a  Escola de Comunicações e Artes (ECA), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e o Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU) não aderiram ao sistema.

Inclusp

Em relação aos bônus do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), os estudantes podem ficar tranquilos, pois eles continuarão sendo oferecidos a alunos oriundos de escolas públicas que se inscreverem na Fuvest. Os bônus do Inclusp podem chegar a até 20%, variando de acordo com o grupo em que o candidato se incluir, incidindo sobre a nota da primeira fase e a nota final do Vestibular.

A USP começou a discutir sobre estas novas formas de ingresso em seus cursos de graduação em junho de 2014, junto com as 42 Unidades de Ensino e Pesquisa da Universidade. A medida é uma  das metas da gestão do reitor da Instituição, Marco Antônio Zago, para o aperfeiçoamento de políticas de inclusão social da Universidade.

*com informações da Assessoria de Imprensa da USP

Veja também

Locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2022/2 da UFU já podem ser acessados
Os vestibulandos passarão pelas provas da 1ª fase no dia 21 de agosto, das 13h às 18h30.

Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular 2022/2 via Enem da UVA (CE)
Um total de 950 vagas são ofertadas pela UVA. As oportunidades são para os campi de Aracaú, Camocim, São Benedito e Sobral. 

Prazo para se inscrever no Fies 2022/2 encerra nesta sexta-feira (12)
Os candidatos podem escolher até três opções de curso, turno e local de oferta. 

Resultado do Vestibular EaD 2022/2 da UFPel está disponível
Processo seletivo ofertou mais de 1,2 mil vagas em cursos de graduação a distância.

Resultado do ProUni 2022/2 é liberado
Agora, os candidatos selecionados precisam comprovar as informações e apresentar a documentação para as instituições até o dia 17 de agosto.

UFVJM (MG) recebe inscrições para Sasi 2022 até hoje (10)
Entre os cursos estão Medicina (em Diamantina e Mucuri), Zootecnia, Agronomia, Fisioterapia, Turismo e Engenharia Agrícola e Ambiental. 

Provas e gabaritos do PSI 2022 da UFAM estão disponíveis
Os vestibulandos fizeram a avaliação às 08h15 nos dois dias. No primeiro dia a prova se encerrou às 13h15, já no segundo o exame foi até às 12h15.

2ª chamada do Vestibular 2022/2 da Unemat está disponível
Matrículas podem ser feitas pela internet nos dias 9 e 10 desta semana.

Inscrições para o Fies 2022/2 estão abertas
São disponibilizados 44.370 financiamentos na edição do segundo semestre. Inscrições vão até esta sexta-feira (12).

Unemat disponibiliza resultado do Vestibular Especial 2022/2 via Enem
Foram oferecidas neste vestibular o total de 651 vagas no formato presencial.

Unitins abre inscrições para Vestibular 2022/2 de cursos tecnológicos
São ofertadas 1 mil vagas em doze cidades tocantinenses.

Inscrições para o Vestibular 2023 da Faculdade Santa Casa de São Paulo estão abertas
A oferta é de 510 vagas, sendo 180 para o curso de Medicina, 80 para Enfermagem, 50 para Fonoaudiologia, 100 para Tecnologia em Radiologia e 100 para Tecnologia em Sistemas Biomédicos.