A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) dá início neste domingo, 06 de março, as provas do seu Vestibular 2016/1 para 38.732 candidatos. Elas seguem até segunda-feira (07) e o acesso aos locais de prova foi liberado no último dia 1º, por meio do Cartão de Confirmação de Inscrição. Confira:
As provas acontecem em 28 estabelecimentos da capital e 63 no interior do estado. Os municípios que aplicarão provas são: Juazeiro, Alagoinhas, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Caetité, Senhor do Bonfim, Paulo Afonso, Barreiras, Teixeira de Freitas, Serrinha, Guanambi, Itaberaba, Conceição do Coité, Valença, Irecê, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Camaçari, Brumado, Ipiaú, Euclides da Cunha, Seabra e Xique- Xique.
Os portões de acesso serão abertos às 07h20 e fechados, impreterivelmente, às 07h50. As provas terão início às 08h. Portanto, é recomendável a chegada com antecedência aos locais. Os Vestibulandos deverão estar munidos do documento oficial de identidade de caneta esferográfica de corpo transparente e de tinta azul ou preta.
Os candidatos serão condicionados no total, a seis provas objetivas sobre oito disciplinas mais Redação. Hoje, eles deverão responder a 15 questões de Língua Portuguesa-Literatura Brasileira, 10 de Língua Estrangeira e 25 de Ciências Humanas (História, Atualidades e Geografia), além da confecção de uma redação. Eles terão 4 horas e 30 minutos para responderem.
Nesta segunda-feira, no mesmo horário, os participantes passam por mais 15 questões de Matemática e outras 25 de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). Estas terão duração no total, de 4 horas.
Oportunidades
Estão sendo ofertadas no total, 2.974 oportunidades distribuídas entre 109 opções de cursos, com ingresso através do Processo Seletivo Vestibular 2016, e 1.441 vagas com ingresso através do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), o que totaliza 4.415 vagas para os cursos na modalidade de ensino presencial, conforme quadro constante do Anexo I do Edital.
Desse total, 1.193 (40%) são reservadas para estudantes negros da rede pública de ensino e outras 160 (5%) para indígenas oriundos da rede pública e com renda bruta familiar inferior ou igual a quatro salários mínimos.
Concorrência
A Universidade disponibilizou a concorrência do certame. O que registrou maior concorrência na capital (Salvador) foi o de Medicina, com 500 candidatos por vaga. Já no interior, a graduação de Direito se destacou, tanto no campus de Camaçari, com 51 inscritos por posto, quanto no campus de Juazeiro, com 39 concorrentes por oportunidade.
Acesse aqui a concorrência completa!
Os gabaritos serão divulgados na internet, no site da Uneb a partir das 15h do dia 09 de março. O resultado final é esperado para o dia 20 de abril. Outros detalhes podem ser obtidos por meio do Edital do certame ou pelo telefone 0800-071-3000.