Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. Diferença entre Arquitetura e Engenharia Civil

Diferença entre Arquitetura e Engenharia Civil

Apesar de terem atuações específicas, é comum que muitos confundam as atividades de engenheiros civis e arquitetos.

Publicado por Érica Caetano
Apesar dos dois cursos terem semelhança, eles atuam em áreas distintas
Apesar dos dois cursos terem semelhança, eles atuam em áreas distintas
Crédito da Imagem: Shutterstock

Alguns estudantes que estão em dúvida de qual curso escolher no vestibular não sabem a diferença entre Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. É verdade que as graduações possuem semelhanças, mas, no geral, possuem focos distintos, tendo cada um destes profissionais atribuições exclusivas de sua área.

Vamos esclarecer a vocês quais as principais diferenças e semelhanças entre os dois cursos. Confira!

Tópicos deste artigo

=> Arquitetura e Urbanismo

O profissional de Arquitetura e Urbanismo possui uma formação mais humanista, ligada as artes, a cultura e a sustentabilidade. Inclusive, na maioria das faculdades, o curso se encaixa na área de Ciências Humanas.

O arquiteto é apto a projetar casas, ambientes residenciais e comerciais, espaços urbanos, entre outros. Ser criativo é o ponto alto da profissão, já que ele se torna o responsável pela parte estética e de paisagismo dos ambientes, aliando harmonia, diferencial e alternativas viáveis, incluindo aspectos de iluminação e ventilação do projeto.

=>   Engenharia Civil

O engenheiro civil tem formação que o capacita buscar soluções técnicas para a implantação do projeto elaborado pelo arquiteto. O profissional possui amplo domínio na realização de cálculos necessários para dar segurança à parte estrutural das edificações, levando em conta os fatores externos, tais como geologia do terreno, tipo de solo, ventos e regime de chuvas etc.

Durante a graduação, os estudantes de Engenharia Civil contam com uma formação mais sólida na área de Exatas, principalmente nas disciplinas de Física e na Matemática. 

Engenheiros civis são os responsáveis pela construção de grandes obras

Semelhanças

A maior semelhança é que ambas as profissões podem projetar e construir. Os engenheiros podem elaborar e assinar um projeto arquitetônico, assim como os arquitetos podem ser os responsáveis por uma obra. No entanto, há uma “briga” entre os dois conselhos na definição dos responsáveis por projetos e obras.

O mais comum é que as duas profissões trabalhem de forma conjunta, principalmente em grandes obras, com cada um desses profissionais respondendo pelas questões ligadas à sua respectiva área: o arquiteto faz o projeto arquitetônico, enquanto o engenheiro gerencia a obra.

Algumas ferramentas de trabalho das duas profissões também podem ser as mesmas, como o AutoCAD e o Revit. Em resumo, ambas são usadas para elaboração de projetos bidimensionais e tridimensionais (2D e 3D), como as plantas de um empreendimento, por exemplo. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Até 2011, os dois cursos tinham outra coisa em comum, o conselho que regulamentava ambas as profissões: o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA). Essa similaridade acabava por reforçar a ideia de que ambas profissões se tratavam praticamente da mesma coisa.

Atualmente, o CREA é o conselho dos engenheiros e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), criado em 2010, é o que determina as diretrizes e normas específicas para a regulamentação da profissão de arquiteto e urbanista.

Diferenças

A área da construção civil é, sem dúvida, o campo no qual essas duas profissões estão mais próximas. Contudo, há atribuições específicas para cada uma das duas carreiras que só cabem ao profissional formado em uma delas realizar, fazendo com que tenham suas diferenças.

Somente os arquitetos, por exemplo, possuem autorização para exercer trabalhos de restauração de patrimônio histórico. Também são da exclusividade deles a execução de projetos paisagísticos e urbanísticos, como é o caso do planejamento de praças, parques, design de interiores e de comunicação visual.

Em contrapartida, somente engenheiros civis podem projetar e construir obras como pontes, viadutos, túneis e estradas, além de realizar obras ligadas a tubulações, encanamentos e saneamento básico.

Grade Curricular

Mesmo com as semelhanças, os cursos de graduação de Engenharia Civil e de Arquitetura possuem bases curriculares bastante distintas.

Os primeiros períodos do curso de Engenharia Civil são voltados basicamente para disciplinas das áreas de Matemática e Física, como já falamos. Entre elas, estão álgebra, geometria, isostática, mecânica, físico-química, cálculo e estatística. 

Do segundo ano em diante, o graduando em Engenharia Civil começa a estudar matérias específicas, como arquitetura, rodovias, construção civil, pontes, hidráulica, desenho arquitetônico, barragens, dentre outras. Sim, o engenheiro civil também estuda arquitetura, mas com foco na construção.

Aulas práticas também formam a grade curricular da graduação, com atividades em laboratórios ou em campo que apresentem, na prática, técnicas e conceitos da profissão.

No curso de Arquitetura e Urbanismo, os alunos estudam algumas disciplinas de Exatas, como matemática aplicada e cálculo geométrico, mas sem o aprofundamento que existe na Engenharia Civil. Por outro lado, possuem disciplinas de Ciências Sociais, o que não acontece com os engenheiros civis.

Os futuros arquitetos e urbanistas têm aulas de leitura e produção de textos, antropologia filosófica e teológica, estética e história da arte, desenho e projeto arquitetônico, plástica e maquete, dentre outras disciplinas de Humanas.

As aulas práticas, normalmente, têm início a partir do segundo ano da graduação e os estágios nos últimos períodos do curso.   
 

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023