Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Há diferenças entre curso mais procurado e mais concorrido?

Há diferenças entre curso mais procurado e mais concorrido?

Muitos vestibulandos têm dúvida sobre o que quer dizer os números apontados nos dados sobre o curso mais procurado e o mais concorrido.

Publicado por Érica Caetano
Estudantes têm dúvidas quanto à diferença do curso mais procurado e o mais concorrido
Estudantes têm dúvidas quanto à diferença do curso mais procurado e o mais concorrido

Muitos jovens que se preparam para o vestibular estão fazendo essas provas pela primeira vez e, ao se depararem com o edital repleto de novas informações, termos e palavras desconhecidas, ficam em dúvida sobre os dados contidos nesse documento. Grande parte dessas informações diz respeito à aplicação das provas e dos cursos, e é comum no decorrer dos meses do período de inscrição do processo seletivo as instituições liberarem números referentes ao curso mais procurado e ao mais concorrido.

Apesar de parecer uma informação fácil de ser assimilada, nem todo mundo consegue entender muito bem a diferença entre essas duas informações. Outro fator também é que nem sempre esses dois dados são relacionados a um mesmo curso.

Vamos tentar esclarecer a principal diferença entre o curso mais procurado e o mais concorrido a fim de acabar com as possíveis dúvidas. Assim, quando você se deparar com essas indicações, irá saber facilmente, podendo assimilar o que cada uma quer dizer. Confira!

Curso mais concorrido

É tido como o curso mais concorrido aquele que possui maior número de candidatos inscritos em relação ao total de vagas oferecidas, sendo assim o curso mais disputado naquele vestibular. Se, por exemplo, determinado curso oferta 50 vagas e tem 1 mil inscritos, a relação é de 20 candidatos para cada vaga disponibilizada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Curso mais procurado

Já o curso mais procurado é aquele em que se tem o maior número de inscritos, independente da quantidade de vagas ou até mesmo da relação candidato x vaga.  Assim, ele não é necessariamente o curso mais disputado, e sim o mais buscado. Esse fator irá depender do número de vagas oferecidas. É o caso de um curso oferecer 2 mil vagas e ter 4 mil inscritos. A relação, nesse caso, será somente de 2 candidatos por cada vaga.

Ter essas informações claras é de grande valia para o candidato, pois ele poderá ter noção de quantos estudantes concorrem a uma mesma vaga que ele ou se o seu curso é um dos mais procurados. Sabendo esses números é possível também ter mais consciência da importância que o vestibular tem, pois mostra o quanto é importante se dedicar e fazer uma boa preparação. Afinal de contas, a tarefa não é fácil e há muitos candidatos e concorrentes se preparando tão bem quanto você. Mas, lembre-se: faça a sua parte e dê o seu melhor. Essa é a melhor forma de alcançar a aprovação no vestibular que deseja. Boa sorte!

Veja também

Inep contrata gráfica para o Enem 2020
Provas impressas somente serão aplicadas em 2021, nos dias 17 e 24 de janeiro

Confira resultado do Fies 2020/2
Pré-selecionados devem complementar informações da inscrição no sistema do Fies de hoje até a próxima quinta-feira, 6 de agosto

MEC divulga 2ª chamada do ProUni 2020/2
Convocados precisam confirmar informações prestadas no momento da inscrição até o dia 11 de agosto

Já estão abertas as inscrições do Vestibular 2020/2021 do IME
Os interessados podem se inscrever até 18 de agosto. Previsão é que provas sejam aplicadas este ano.

FGV dá início ao prazo de inscrições dos seus Vestibular 2021 com provas virtuais
Inscrições são para seletivas do Vestibular Unificado, Direito/SP e Economia/SP. O ingresso pode ser feito por provas on-line e via Enem.

Einstein (SP) aplica provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Interessados nas 30 vagas deverão usar máscara obrigatoriamente. Provas terão questões objetivas e discursivas e uma redação.

ITA recebe inscrições para Vestibular 2021
Provas da primeira fase serão aplicadas no dia 20 de novembro e as da segunda, nos dias 8 e 9 de dezembro

UEPG dá início ao 2º prazo de inscrições do PSS 2020
Pedidos de isenção serão recebidos de hoje até o dia 10 de setembro. As provas estão agendadas para janeiro do ano que vem mas podem sofrer alteração na data conforme estiver a pandemia do novo coronavírus.

Pré-Enem 2020 gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas on-line
Aulas devem começar no dia 31 de agosto e serão ministradas a distância por meio de plataformas como o Zoom

Paraná: UEL divulga novo formato do Vestibular 2021
Modelo foi adotado por causa da pandemia do coronavírus. Principal novidade é que provas serão aplicadas somente em março de 2021.

Insper (SP) publica resultado da 1ª fase do Vestibular 2020/2
Aprovados para a segunda fase terão que agendar as datas das avaliações, que poderão ser feitas entre 1 e 11 de agosto.

Inep divulga novos editais do Enem 2020 com medidas preventivas à Covid 19
Além das orientações para a prevenção, os documentos também formalizam as novas datas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para a aplicação das provas impressas e digitais.