Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Há diferenças entre curso mais procurado e mais concorrido?

Há diferenças entre curso mais procurado e mais concorrido?

Muitos vestibulandos têm dúvida sobre o que quer dizer os números apontados nos dados sobre o curso mais procurado e o mais concorrido.

Publicado por Érica Caetano
Estudantes têm dúvidas quanto à diferença do curso mais procurado e o mais concorrido
Estudantes têm dúvidas quanto à diferença do curso mais procurado e o mais concorrido

Muitos jovens que se preparam para o vestibular estão fazendo essas provas pela primeira vez e, ao se depararem com o edital repleto de novas informações, termos e palavras desconhecidas, ficam em dúvida sobre os dados contidos nesse documento. Grande parte dessas informações diz respeito à aplicação das provas e dos cursos, e é comum no decorrer dos meses do período de inscrição do processo seletivo as instituições liberarem números referentes ao curso mais procurado e ao mais concorrido.

Apesar de parecer uma informação fácil de ser assimilada, nem todo mundo consegue entender muito bem a diferença entre essas duas informações. Outro fator também é que nem sempre esses dois dados são relacionados a um mesmo curso.

Vamos tentar esclarecer a principal diferença entre o curso mais procurado e o mais concorrido a fim de acabar com as possíveis dúvidas. Assim, quando você se deparar com essas indicações, irá saber facilmente, podendo assimilar o que cada uma quer dizer. Confira!

Curso mais concorrido

É tido como o curso mais concorrido aquele que possui maior número de candidatos inscritos em relação ao total de vagas oferecidas, sendo assim o curso mais disputado naquele vestibular. Se, por exemplo, determinado curso oferta 50 vagas e tem 1 mil inscritos, a relação é de 20 candidatos para cada vaga disponibilizada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Curso mais procurado

Já o curso mais procurado é aquele em que se tem o maior número de inscritos, independente da quantidade de vagas ou até mesmo da relação candidato x vaga.  Assim, ele não é necessariamente o curso mais disputado, e sim o mais buscado. Esse fator irá depender do número de vagas oferecidas. É o caso de um curso oferecer 2 mil vagas e ter 4 mil inscritos. A relação, nesse caso, será somente de 2 candidatos por cada vaga.

Ter essas informações claras é de grande valia para o candidato, pois ele poderá ter noção de quantos estudantes concorrem a uma mesma vaga que ele ou se o seu curso é um dos mais procurados. Sabendo esses números é possível também ter mais consciência da importância que o vestibular tem, pois mostra o quanto é importante se dedicar e fazer uma boa preparação. Afinal de contas, a tarefa não é fácil e há muitos candidatos e concorrentes se preparando tão bem quanto você. Mas, lembre-se: faça a sua parte e dê o seu melhor. Essa é a melhor forma de alcançar a aprovação no vestibular que deseja. Boa sorte!

Veja também

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.

UFRGS adia Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
As provas do Vestibular 2021 da UFRGS estavam previsto de acontecerem nos dias 28 e 29 de novembro e 05 e 06 de dezembro.

UFPR anuncia adiamento do Vestibular 2020/2021 em razão do novo coronavírus
Medida foi tomada pelas condições em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, as provas objetivas do Vestibular serão realizadas somente ano que vem.

Coronavírus: Unitau (SP) suspende inscrições do Vestibular de Inverno 2020 de Medicina
Oferta seria de 80 vagas e Vestibular contaria com duas fases. Suspensão do processo seletivo se deve pela pandemia do novo coronavírus.

Inep anuncia que provas do Enem 2020 serão adiadas
Órgão informou que, por causa da pandemia do coronavírus, agora provas serão realizadas de 30 a 60 dias depois do que estavam previstas

Projeto de Lei que adia o Enem 2020 é aprovado pelo Senado
Agora, o Projeto de Lei que foi aprovado por 75 votos a favor e 1 contra, irá para a Câmara dos Deputados.

Na Bahia, Unifacs inscreve para Vestibular 2020/2
Por causa da pandemia do coronavírus, os estudantes serão selecionados pelas notas do Enem

UVV, no Espírito Santo, recebe inscrições para Vestibular 2020/2
Candidatos serão avaliados pelas notas do Enem e por uma seleção no estilo game