Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidade para Todos
  3. Vestibulares Seriados

Vestibulares Seriados

Realizada durante os três anos do ensino médio, essa modalidade de vestibular permite a avaliação gradual do desempenho dos alunos.

Publicado por Rafael Batista
PAS da UnB é o vestibular seriado mais conhecido
PAS da UnB é o vestibular seriado mais conhecido

O Vestibular Seriado é uma das maneiras mais simplificadas de passar do Ensino Médio para o Superior. Os alunos que se candidatam para esse regime avaliativo realizam exames como no vestibular tradicional, no entanto o processo de seleção começa ainda no 1° ano do ensino médio. A grande diferença dessa modalidade de avaliação é que o aluno realiza três exames, uma ao final de cada ano (1°, 2° e 3°), porém a opção pelo curso só ocorre no ano de conclusão do ensino médio.

A Processo Seriado trata-se de uma avaliação que exige menos tensão do candidato, uma vez que o conteúdo é restrito ao que foi aprendido naquele ano, ao contrário da modalidade tradicional do vestibular, que demanda o que foi assimilado nos três anos de ensino médio. Apenas em algumas instituições o sistema é cumulativo (ao final do 2º ano, conteúdos de 1º e 2º anos, e ao final do 3º o conteúdo dos três anos, como no vestibular). 

Depois da realização das três provas a instituição elabora uma média com os resultados obtidos ao final de cada ano e as vagas destinadas ao processo são preenchidas de acordo com a pontuação dos candidatos. Grande parte das universidades que oferecem esse tipo de avaliação permitem que o candidato realize também, no último ano, o vestibular tradicional, sendo válido o melhor desempenho. 

Particularidades

Algumas instituições permitem aos estudantes, que não se inscreveram no primeiro ano, realizarem a primeira e segunda etapa da prova ao final do segundo ano. Na Universidade de Brasília (UnB), a realização de duas fases ao mesmo tempo não é permitida, mas o estudante que não realizar a primeira etapa e tiver o desejo de participar das outras duas poderá fazer, porém a nota do primeiro exame, que tem peso um, será zero. No entanto, essas são apenas exceções, a maioria dos processos seletivos não permite a participação que não seja nas três avaliações.

No caso específico do ensino médio realizado na modalidade de curso técnico, que aumenta para quatro o número de séries no ensino médio, os estudantes só começam a realizar as provas no segundo ano. A regra não vale para Universidade Estadual de Maringá (UEM), pois a instituição prevê que os candidatos realizem as provas ao final do 1°, 2° e 4° ano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Benefícios

A prova do sistema seriado mede o conhecimento do estudante gradualmente e de forma progressiva, o que permite ao aluno acompanhar sua evolução em cada ano viabilizando assim a correção das falhas. Tendo por base a possibilidade de realizar o exame no ano seguinte, os estudantes podem melhorar o desempenho redirecionando os estudos e definindo suas aptidões. 


PAS – UnB

Uma das avaliações seriadas mais conhecidas e concorridas do país, o PAS (Programa de Avaliação Seriada) é realizado todos os anos pela UnB. Criado em 1995, o programa oferece para os alunos que estão realizando a terceira etapa da avaliação, 50% das vagas de todos os seus cursos de graduação para o PAS, no primeiro semestre de cada ano letivo. E ainda, o aluno que estiver inscrito na avaliação seriada pode participar também do vestibular tradicional ao final do 3º ano.

Principais Processos Seletivos Seriados do Brasil:

 – SIS – Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
 – SSA – Universidade de Pernambuco (UPE)
 PSS – Universidade Federal de Roraima (UFRR)
 – PISM – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
 – SASI – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
 – PAS – Universidade de Brasília (UnB)
 PIAS – Universidade de Uberaba (Uniube)
 – PAES – Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
 – PAS – Fundação Armando Álvares Penteado (Faap – SP)
 – SAS – Universidade Estadual de Goiás (UEG)
 – PSS – Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
 – PAS – Universidade Estadual de Maringá (UEM)
 – PAC – Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
 – PVS – Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Veja também

Inscrições do Vestibular 2020/2 da URCA (CE) são finalizadas
Pedidos de isenção da taxa de inscrição do processo seletivo foram recebidos de candidatos que se encaixavam em nove categorias. No total, 2.955 estudantes tiveram o pedido aceito e conseguiram isenção integral ou parcial de 50% e 25%.

Unit publica resultado dos Vestibulares 2020/2 de Alagoas e Sergipe
Aprovados já devem garantir a vaga na próxima semana, fazendo matrículas entre os dias 4 e 10 de julho

UPF (RS) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020 de Medicina
Por conta da pandemia do coronavírus, os candidatos somente foram selecionados pelas notas das edições de 2016 a 2019 do Enem. 

FEI, em São Paulo, solta resultado do Vestibular 2020/2
Convocados para as mais de 2 mil vagas devem fazer registro acadêmico na próxima terça e quarta-feira, dias 7 e 8

Pernambuco: confira resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina e demais cursos da FPS
Candidatos foram selecionados pelas notas do Enem de 2017 a 2019 por causa da pandemia do coronavírus

Faculdade Santa Casa de SP divulga resultado do Vestibular 2020/2
Somente foram aceitas notas do Enem desde que o estudante não tenha zerado alguma das cinco provas. A classificação foi feita por ordem decrescente da nota final para preenchimento das vagas.

São Paulo: Fatecs e Etecs anunciam novo formato e datas dos Vestibulares 2020/2
Prazo para solicitar isenção de taxa de inscrição dos dois processos seletivos começou hoje e segue até dia 6 de julho

Resultado da enquete com as novas datas do Enem 2020 é divulgado pelo Inep
Os números foram apresentados em coletiva de imprensa. Presidente do Instituto reforçou que as inscrições do Enem 2020 não serão reabertas.

Consulta de vagas do SiSU 2020/2 é liberada
Estão sendo oferecidas no SiSU do segundo semestre de 2020 51.800 vagas gratuitas em 57 instituições de ensino superior públicas. A novidade desta edição é a possibilidade de se inscrever para cursos EaD.

ITA: confira resultado dos pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021
Beneficiados com a gratuidade precisam se inscrever no processo seletivo entre os dias 1º de agosto e 15 de setembro.

Inscrições para Vestibular 2020/2 da Unicap via Enem podem ser feitas
Para curso de Medicina, é necessário ter feito provas de uma das duas últimas edições do exame educacional

PUC-Rio recebe inscrições para o Vestibular de Inverno 2020
Processo seletivo oferece 562 vagas para candidatos que fizeram o Enem ou exames internacionais. Resultado sai dia 23 de julho.