Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidade para Todos
  3. Vestibulares Seriados

Vestibulares Seriados

Realizada durante os três anos do ensino médio, essa modalidade de vestibular permite a avaliação gradual do desempenho dos alunos.

Publicado por Rafael Batista
PAS da UnB é o vestibular seriado mais conhecido
PAS da UnB é o vestibular seriado mais conhecido

O Vestibular Seriado é uma das maneiras mais simplificadas de passar do Ensino Médio para o Superior. Os alunos que se candidatam para esse regime avaliativo realizam exames como no vestibular tradicional, no entanto o processo de seleção começa ainda no 1° ano do ensino médio. A grande diferença dessa modalidade de avaliação é que o aluno realiza três exames, uma ao final de cada ano (1°, 2° e 3°), porém a opção pelo curso só ocorre no ano de conclusão do ensino médio.

A Processo Seriado trata-se de uma avaliação que exige menos tensão do candidato, uma vez que o conteúdo é restrito ao que foi aprendido naquele ano, ao contrário da modalidade tradicional do vestibular, que demanda o que foi assimilado nos três anos de ensino médio. Apenas em algumas instituições o sistema é cumulativo (ao final do 2º ano, conteúdos de 1º e 2º anos, e ao final do 3º o conteúdo dos três anos, como no vestibular). 

Depois da realização das três provas a instituição elabora uma média com os resultados obtidos ao final de cada ano e as vagas destinadas ao processo são preenchidas de acordo com a pontuação dos candidatos. Grande parte das universidades que oferecem esse tipo de avaliação permitem que o candidato realize também, no último ano, o vestibular tradicional, sendo válido o melhor desempenho. 

Particularidades

Algumas instituições permitem aos estudantes, que não se inscreveram no primeiro ano, realizarem a primeira e segunda etapa da prova ao final do segundo ano. Na Universidade de Brasília (UnB), a realização de duas fases ao mesmo tempo não é permitida, mas o estudante que não realizar a primeira etapa e tiver o desejo de participar das outras duas poderá fazer, porém a nota do primeiro exame, que tem peso um, será zero. No entanto, essas são apenas exceções, a maioria dos processos seletivos não permite a participação que não seja nas três avaliações.

No caso específico do ensino médio realizado na modalidade de curso técnico, que aumenta para quatro o número de séries no ensino médio, os estudantes só começam a realizar as provas no segundo ano. A regra não vale para Universidade Estadual de Maringá (UEM), pois a instituição prevê que os candidatos realizem as provas ao final do 1°, 2° e 4° ano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Benefícios

A prova do sistema seriado mede o conhecimento do estudante gradualmente e de forma progressiva, o que permite ao aluno acompanhar sua evolução em cada ano viabilizando assim a correção das falhas. Tendo por base a possibilidade de realizar o exame no ano seguinte, os estudantes podem melhorar o desempenho redirecionando os estudos e definindo suas aptidões. 


PAS – UnB

Uma das avaliações seriadas mais conhecidas e concorridas do país, o PAS (Programa de Avaliação Seriada) é realizado todos os anos pela UnB. Criado em 1995, o programa oferece para os alunos que estão realizando a terceira etapa da avaliação, 50% das vagas de todos os seus cursos de graduação para o PAS, no primeiro semestre de cada ano letivo. E ainda, o aluno que estiver inscrito na avaliação seriada pode participar também do vestibular tradicional ao final do 3º ano.

Principais Processos Seletivos Seriados do Brasil:

 – SIS – Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
 – SSA – Universidade de Pernambuco (UPE)
 PSS – Universidade Federal de Roraima (UFRR)
 – PISM – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
 – SASI – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
 – PAS – Universidade de Brasília (UnB)
 PIAS – Universidade de Uberaba (Uniube)
 – PAES – Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
 – PAS – Fundação Armando Álvares Penteado (Faap – SP)
 – SAS – Universidade Estadual de Goiás (UEG)
 – PSS – Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
 – PAS – Universidade Estadual de Maringá (UEM)
 – PAC – Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
 – PVS – Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Veja também

Inscrições para Vestibular 2021/1 do Cederj terminam hoje (29)
Interessados nas quase 3,4 mil vagas farão provas no dia 19 de dezembro, no Rio de Janeiro

UFES encerra inscrições para Vestibular EaD 2020
Resultado das solicitações de isenção de taxa de inscrição já está disponível.

Provas do Vestibular 2021/1 de Medicina da UCB acontecem amanhã (29)
Os candidatos deverão apresentar documento de identificação original com foto, comprovante de inscrição e caneta de tinta preta, além do uso de máscara.

Provas do Vestibular EaD 2020/2 da UFPel acontecem hoje
Os participantes deverão estar munidos da documento de identificação original com foto e caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente). É obrigatório o uso de máscara que cubra boca e nariz.

Unifor publica lista de aprovados no Vestibular 2021 de Medicina
Selecionados para as cem vagas devem fazer registro acadêmico nos dias 7 e 9 de dezembro, das 8h às 20h

Candidatos de Medicina da UPE ganharão bônus de 10% no Enem
Cursos de Odontologia e Direito também terão benefício, que será destinado a candidatos que moram em regiões específicas do estado

Faculdade de Medicina de Jundiaí realiza provas do Vestibular 2021 neste sábado (28)
O processo seletivo oferece 120 vagas e as provas serão realizadas nas cidades de Jundiaí e São Paulo. 

ITA divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Também foram disponibilizados os gabaritos e comentários das provas destas primeira etapa.

Faculdade São Camilo (SP) aplica provas do Vestibular 2021/1
O Vestibular será realizado em uma única fase, das 14h às 19h. O candidato deverá comparecer ao local da prova munido de documento oficial de identidade original e com foto atualizada.

UEMA finaliza nesta sexta-feira o prazo de inscrições do PAES 2021
Estão sendo oferecidas 4.080 vagas para a UEMA e 855 vagas para a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Unesp finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os resultados dos pedidos de isenção já foram divulgados. Mesmo com o benefício é preciso se inscrever no processo seletivo durante o prazo que os demais candidatos, ou seja, até esta sexta-feira.

Fies encerra o prazo de inscrições para vagas remanescentes 2020/2 para matriculados
Somente pode se inscrever nas vagas remanescentes do Fies 2020/2 o candidato que preenche os requisitos exigidos pelo MEC