A Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE) surgiu em 1989 com o nome de Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) e oferecia o curso de Enfermagem. Mantida pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, a instituição foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) em 1992.
Em 2013, a Faculdade solicitou a abertura do curso de Medicina, que foi autorizado em 2015, oferecendo 100 vagas anuais. Atualmente, o instituto conta com oito centros de ensino, sendo cinco em São Paulo e os outros no Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte.
Os cursos de graduação são oferecidos no Centro de Educação de Saúde Abram Szajman, no Butantã, em São Paulo. As demais unidades oferecem pós-graduações e cursos técnicos na área da saúde.
Tópicos deste artigo
Campus e unidades
Campus Cecília e Abram Szajman (Morumbi)
Av. Padre Lebret, s/n – São Paulo/SP
Telefone: (11) 2151-1233
Curso: Administração de Organizações de Saúde.
Morato
Av. Prof. Francisco Morato – Butantã, São Paulo
Telefone: (11) 2151-1001
Cursos: Enfermagem, Engenharia Biomédica, Fisioterapia, Medicina e Odontologia.
Hospital Israelita Albert Einstein
Av. Albert Einstein, 627, Bloco A, 1° sub – São Paulo/SP
Hospital Municipal Vila Santa Catarina Dr. Gilson de C. Marques de Carvalho
Av. Santa Catarina, 2785 – Vila Santa Catarina – São Paulo/SP
Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch (M’Boi Mirim)
Estrada do M’boi Mirim, n 5203 – Jardim Ângela – São Paulo/SP
INFRAESTRUTURA
A FICSAE conta com um Centro de Simulação Realística, Centro de Experimentação e Treinamento em Cirurgia. A biblioteca possui um grande acervo físico e virtual, este último disponível para todos os professores e alunos.
As aulas acontecem em laboratórios, como os de anatomia, morfologia, multidisciplinar, entre outros. Os acadêmicos, durante o período de internato, residência ou estágio contam com a estrutura dos Hospitais Albert Einstein, Vila Santa Catarina e M'boi Mirim.
Como entrar na Faculdade Albert Einstein
Vestibular
Para ingresso na Albert Einstein são realizados dois vestibulares, o de Verão, para ingresso no primeiro semestre, e o de Inverno, para o segundo semestre. As provas são compostas por questões objetivas e por uma redação. Além disso, os candidatos ao curso de Medicina são submetidos a entrevistas, de caráter classificatório.
Enem
Aqueles que não desejarem realizar as provas do objetivas do vestibular tradicional podem optar por usar a nota obtida na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para que seja válida o Ministério da Educação (MEC) deve divulgar a nota até a data prevista no edital do Vestibular.
Bolsas de estudo
Estudantes do curso de Medicina, que comprovem os critérios socieconômicos e acadêmicos previstos pela instituição, podem solicitar bolsas de até 100% do valor da mensalidade. Os favorecidos são escolhidos pelo Comitê de Análise de Bolsas e o benefício tem duração de um ano, renovável por até 5 anos consecutivos.