Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. Cinco filmes para entender a Medicina

Cinco filmes para entender a Medicina

A profissão de médico é inspiração constante para o Cinema

Publicado por Lorraine Vilela Campos

O Cinema é a oportunidade que muitos jovens têm de ter contato com diversas profissões. Atores dão vida aos personagens fictícios ou baseados na realidade, retratando o cotidiano de diferentes profissionais. 

Com a Medicina não é diferente. Fonte de inspiração para diversos filmes e documentários, o médico é figura presente nas telonas. 

Se o seu sonho é ser médico(a), confira abaixo cinco filmes que envolvem Medicina e conheça mais sobre essa profissão! 

Mãos Talentosas (Gifted Hands


Ben Carson revolucionou os métodos de separação de gêmeos siameses. Crédito: divulgação

Baseado na história real do neurocirurgião Ben Carson (Cuba Gooding Jr.), o filme mostra a trajetória do menino pobre com baixo rendimento escolar que, com apoio de sua mãe, consegue torna-se um bom aluno e entrar para a faculdade de Medicina. Ele se consagrou como um dos principais médicos da neurocirurgia ao separar gêmeas siamesas ligadas pela cabeça, procedimento extremamente arriscado para a década de 1980. 

Por que Assistir: a neurocirurgia é uma área que requer muito estudo e dedicação dentro da Medicina. O filme serve como motivador para quem tem essa carreira como um sonho. Além de avançar em técnicas na separação de gêmeos siameses, Ben Carson foi o pioneiro nas cirurgias intrauterinas. 

O Escafandro e a Borboleta (Le Scaphandre et le Papillon)


A história de Jean Dominique Bauby é um exemplo de perseverança diante da falta de mobilidade./Créditos: reprodução

Produzido a partir do livro de Jean-Dominique Bauby, o filme retrata sua própria história. O então editor da revista Elle, interpretado por Mathieu Amalric, tem um acidente vascular cerebral, acordando após 20 dias. Ao retornar do coma, ele percebe que o único movimento que lhe resta é do olho esquerdo, decorrente da chamada “Síndrome do Encarceramento”. 

Com o auxílio de uma fonoaudióloga, Bauby aprende a se comunicar piscando o olho esquerdo. Como a parte cognitiva não foi afetada pela doença, ele segue sua vida com suas memórias e escreve um livro utilizando o método adotado, contando sua experiência. 

Por que Assistir: a Federação Médica Brasileira (FMB) recomenda esse filme aos futuros médicos para conhecer mais sobre a neurofisiologia e sobre a Síndrome do Encarceramento. Os futuros médicos podem entender como lidar com as limitações físicas dos pacientes e se informar um pouco sobre a doença. 

Quase Deuses (Something the Lord Made): 


Quase Deuses traz a ética médica como um dos temas abordados. Crédito: reprodução

Baseado em fatos reais, o filme aborda os conflitos raciais e a ética na Medicina. Vivien Tomas (Mos Def) é um marceneiro que perde o emprego e suas economias, as quais juntava para pagar a faculdade de Medicina, na Grande Depressão de 1930, nos Estados Unidos. Com isso, ele arruma um emprego como faxineiro em um hospital, no qual trabalha o médico pesquisador Alfred Blalock (Alan Rickman). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com a convivência entre médico e faxineiro, Alfred percebe o potencial e o interesse de Vivien pel a Medicina. Quando se torna cirurgião-chefe em uma universidade, realizando pesquisas para cirurgias cardíacas, os dois se unem na busca de novas técnicas. Como o ex-marceneiro não tem diploma, conflitos surgem na trajetória. 

Por que Assistir: o filme aborda uma técnica que mudou o ramo das cirurgias cardíacas, além de mostrar a importância da dedicação no exercício da profissão. O longa levanta também questões éticas sobre a Medicina e o valor da vida humana. 

Mar Adentro (The Sea Inside)


Mar Adentro aborda caso de homem que ficou tetraplégico há 28 anos e quer a eutanásia/Créditos: reprodução

O filme conta a história de Ramón Sampedro (Javier Bardem), um homem que sofreu um acidente quando jovem e passou os últimos 28 anos preso em uma cama, já que ficou tetraplégico. Insatisfeito com o rumo de sua vida, ele decide recorrer à Justiça para ter direito à eutanásia, decisão que provoca problemas inclusive com sua família. 

Por que assistir: A eutanásia é um tema bastante discutido, inclusive no meio médico. Ilegal na maior parte dos países, levanta um debate sobre o livre arbítrio da pessoa que mesmo estando lúcida prefere colocar fim na sua vida devido alguma doença. Entender como é a vida de uma pessoa ativa que fica tetraplégica e suas razões para escolher entre vida ou morte é importante para quem pode lidar com pacientes na mesma situação, quando se tornar um profissional da saúde. 

Para Sempre Alice (Still Alice)


Julianne Moore dá vida a uma portadora de uma forma rara de Alzheimer em Para Sempre Alice./Crédito: reprodução

Julianne Moore vive Alice, uma professora de Linguística que desenvolve Alzheimer aos 50 anos, considerada uma idade precoce para a doença. O longa retrata uma forma rara da doença em que há uma mutação genética e hereditária. 

Por que assistir: O Alzheimer é uma doença já conhecida da sociedade, mas em sua forma senil (em pessoas mais velhas). O caso mostrado no filme é raro e atinge menos que 5% da população se comparada ao surgimento em outras idades, já que Alice tem 50 anos. O filme que deu o Oscar de melhor atriz a Julianne Moore é uma boa opção para quem quer entender mais sobre os sinais e consequências da doença.

Veja também

Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)
Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho
Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep
Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep
Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame
Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho
Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)
Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul
Inscrições do Enem 2024 estão abertas
Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro
Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)
Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17
Inep anuncia datas do Enem 2024
Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.
Edital do Enem 2024 é divulgado
Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil
Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo