Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. São Paulo
  4. Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas

PUC Campinas é considerada a mais antiga universidade do interior de São Paulo e a segunda maior da cidade.

Publicado por Wanja Borges
PUC Campinas é a mais antiga universidade do interior de São Paulo
PUC Campinas é a mais antiga universidade do interior de São Paulo

Com atividades norteadas em valores como solidariedade, respeito ao pluralismo e à diversidade, compromisso social e responsabilidade com o meio ambiente, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) deu início a sua história em 7 de junho de 1941, com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Em 1955, a Faculdade se transformou em Universidade Católica e, em 1972, recebeu o título de Pontifícia. 

Com a missão de produzir, sistematizar e socializar o conhecimento, por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a PUC Campinas é a mais antiga universidade do interior de São Paulo e a segunda maior da cidade. Atualmente, a instituição conta com mais de 20 mil alunos em seus 50 cursos de graduação. Por quatro vezes consecutivas, ela foi considerada a melhor Universidade Privada na área da saúde, pela Editora Abril. 

CAMPUS
•    Campus I

Rodovia Dom Pedro I, Km 136, Parque das Universidades, Campinas – SP
http://www.puc-campinas.edu.br/institucional/campusi
(19) 3343-7000 

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Educação Física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia de Telecomunicações, Filosofia, Geografia, História, Jornalismo, Letras (Português/Inglês), Matemática, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Química, Relações Internacionais, Relações Públicas, Serviço Social Sequencial de Formação Específica em Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Tecnologia em Construção de Edifícios, Tecnologia em Geoprocessamento, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnologia em Hotelaria, Tecnologia em Jogos Digitais, Tecnologia em Rede de Computadores, Teologia, Turismo.

•    Campus II
Avenida John Boyd Dunlop, s/n°, Jardim Ipaussurama, Campinas – SP
http://www.puc-campinas.edu.br/institucional/campusii
(19) 3343-6800

Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Hotelaria, Terapia Ocupacional.

•    Campus Central
Rua Marechal Deodoro, n° 1.099, Centro, Campinas – SP
http://www.puc-campinas.edu.br/institucional/campus-central
(19) 3735-5900

Direito. 

INFRAESTRUTURA
O Complexo Universitário da PUC Campinas é constituído por três campi e cinco centros de estudo, que equivalem a 206.054 m² de área construída. O Campus I, localizado na região norte da cidade, é o maior deles, com 788 mil m² e mais da metade dos cerca de 20 mil alunos de graduação. Seu Sistema de Bibliotecas e Informação é composto por 5 unidades, sendo uma escolar e 4 universitárias e um acervo de mais de 200 mil livros e 10 mil títulos. Além disso, os três campi reúnem quase 100 laboratórios especializados. O Campus II, conhecido como “Cidade da Saúde”, reúne os cursos do Centro de Ciências da Vida e o Hospital e Maternidade Celso Pierro, constituído por 355 leitos, unidades de internação, pronto-socorro adulto e infantil, ginecologia, obstetrícia e ortopedia, além de Unidades de terapia Intensiva adulto, pediátrica, neonatal e coronária. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O Processo Seletivo Tradicional da PUC Campinas é constituído por Redação e 50 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais, contudo, candidatos inscritos nos cursos de Direito e Medicina são condicionados a uma prova específica, composta por 10 perguntas sobre Língua Portuguesa e 40 sobre duas disciplinas específicas. 

•    Vestibular Social 
A PUC Campinas também realiza um Vestibular Social para ingresso de candidatos em situação de vulnerabilidade social, em seus cursos de licenciatura e bacharelado, com bolsa de estudo integral. Neste Processo Seletivo, candidatos que não participaram do Vestibular Tradicional, deverão responder 10 questões objetivas sobre Português, mais Redação. 

•    Enem
Atualmente, a Universidade não utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em seu vestibular tradicional, contudo, no Processo Seletivo Social, o resultado obtido pelo candidato no Exame equivale a 80% de sua nota final. Além disso, o desempenho no Enem pode ser utilizado como critério de seleção para as vagas remanescentes. 

•    Prouni
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é outra forma de ingresso da PUC Campinas, que oferece bolsas de estudo parciais ou integrais a estudantes com renda familiar, por pessoa, de um e meio até três salários mínimos. Para se candidatar, o vestibulando tem que ter participado do último Enem com desempenho superior a 400 pontos. 

•    Ensino a Distância 
A PUC Campinas está credenciada pelo Ministério da Educação para oferecer cursos à distância apenas nas modalidades sequenciais e de pós-graduação lato sensu. A metodologia utilizada é semipresencial, sendo que 75% das aulas são ministradas a distância e o restante, presencialmente. 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | Flickr | Google +

Veja também

FGV solta resultado da 1ª fase do Vestibular 2021/2 de Administração
A relação de candidatos divulgada pela FGV é formada pelos classificados nas provas da primeira etapa e também pelos concorrentes que optaram pelo uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

FEI (SP) disponibiliza resultado do Vestibular 2021/2
Os participantes que quiserem optar por utilizar o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda podem se inscrever até 25 de julho.

Resultado do Vestibular 2021/1 do IFRR está disponível
Foram  oferecidas 144 vagas, das quais, no mínimo de 50%, são para estudantes que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas. 

No Pará, Ufopa libera resultado do Vestibular 2021
Concorrentes às mais de 1,4 mil vagas foram selecionados pelas notas do Enem 2019 ou 2020

UERR solta resultado do Vestibular 2021
Os mais de 2,5 mil inscritos fizeram as provas no dia 9 de maio. Medicina foi o curso mais procurado.

Unisc (RS) divulga resultado do Vestibular de Inverno 2021
Candidatos foram selecionados pelas notas do Enem ou vestibulares anteriores ou, ainda, por uma redação

Resultado do Vestibular 2021/1 via Enem e provas anteriores da UFRGS já está disponível
O vestibular ofereceu 2.562 vagas distribuídas em 82 cursos. As vagas deste processo seletivo eram destinadas ao vestibular do primeiro semestre.

Resultado do Vestibular 2021/2 via Enem do IFMT é liberado
Nesta edição, os candidatos foram avaliados por meio de análise do desempenho do Enem e a seleção foi por ordem decrescente das notas.

IFPR solta resultado do Vestibular 2021 via Enem
Foram aceitos os desempenhos das edições de 2009 a 2020 do Enem. Recursos serão recebidos

Cursinhos gratuitos da USP recebem inscrições para turmas do 2º semestre de 2021
Pré-vestibulares contam com aulas voltadas ao Enem 2021 e ao vestibular da Fuvest

URCA, no Ceará, libera cartão com local de prova do Vestibular 2021/1
Seleção ocorrerá em 26 e 27 de junho, em Campos Sales, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Mauriti e Missão Velha

IFCE divulga resultado do Vestibular 2021/2
Recursos contra o resultado preliminar foram recebidos na segunda-feira, 21 de junho. O resultado final do Vestibular foi disponibilizado ontem, 22 de junho.