UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Paraná
  4. Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA

Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA

Instituída em janeiro de 2010, a primeira turma da Universidade contou com 200 alunos brasileiros, paraguaios, uruguaios e argentinos.

Publicado por Wanja Borges

Instituição proposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) foi criada em janeiro de 2010 pela Lei nº 12.189/2010. Localizada na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, a Universidade tem como missão constitucional formar recursos humanos aptos a contribuirem com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Décima terceira instituição de ensino superior criada no Governo lula, a UNILA contou com um investimento médio de 550 milhões para construção de sua sede, idealizada pelo arquiteto brasileiro de nome mais influente na Arquitetura Moderna, Oscar Niemeyer. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Universidade tem como objetivo oferecer graduação, mestrado e doutorado para cerca de 10 mil estudantes.  

CAMPUS
•    Campus Sede
Av. Tancredo Neves, nº 6.731, Bloco 4, Foz do Iguaçu - PR 
unila@unila.edu.br 
(45) 3576-7307 

Antropologia (Diversidade Cultural Latino-Americana), Arquitetura e Urbanismo, Ciência Política e Sociologia (Sociedade, Estado e Política na América Latina), Ciências Biológicas (Ecologia e Biodiversidade), Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), Ciências Econômicas (Economia, Integração e Desenvolvimento), Cinema e Audiovisual, Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar, Engenharia Civil de Infraestrutura, Engenharia de Energias Renováveis, Geografia (Território e Sociedade na América Latina), História da América Latina, Letras (Artes e Mediação Cultural), Música, Relações Internacionais e Integração, Saúde Coletiva.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

INFRAESTRUTURA
O campus sede da UNILA, cujo projeto é de autoria de Niemeyer, já está sendo construído em um terreno de 45,7 hectares doado pela Itaipu. A previsão é de que nove prédios sejam estruturados para abrigar aulas e diretórios, restaurantes, biblioteca, teatro, laboratórios, recepção, edifício central, galeria de utilidades etc. O Ministério da Educação destinou uma verba de R$ 284,6 milhões para a execução do projeto. As obras tiveram início em 6 de julho de 2011 e a previsão de término é para junho de 2013. 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular

A instituição não realiza provas de vestibular. Em substituição, a UNILA utiliza sistema próprio de seleção de alunos para os cursos de graduação, tendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério na seleção de candidatos brasileiros. Para estrangeiros, a seleção acontece no país de origem, pelo respectivo Ministério da Educação. 

•    Enem 
A nota obtida no Enem é critério exclusivo utilizado na seleção de alunos brasileiros para os cursos de graduação da UNILA. 

•    Sistema de Cotas 
Atualmente, a UNILA não adota sistema de cotas. Contudo, uma bonificação na nota é concedida para alunos oriundos de escolas públicas, conforme o número de anos cursados no Ensino Médio na rede pública. 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube

Sede da UNILA foi projetada por Oscar Niemeyer
Sede da UNILA foi projetada por Oscar Niemeyer

Veja também

Gabarito do Encceja 2025 está disponível para consulta: confira respostas
Mais de 700 mil candidatos se inscreveram para o Encceja 2025 que foi realizado no dia 3 de agosto
Fies 2025.2: confira o resultado do programa de financiamento
Candidatos não pré-selecionados estão automaticamente inscritos na lista de espera.
Local de prova do Encceja 2025 disponível: confira cartão com orientações e horários
Candidatos participarão das provas do Encceja 2025 no primeiro domingo de agosto, dia 3. Provas serão aplicadas tanto pela manhã quanto pela tarde.
Fies 2025.2: inscrição encerra hoje, 18
São oferecidas mais de 74 mil vagas para financiamento de mensalidades de cursos de graduação em universidades públicas.
Fies 2025.2: inscrição aberta para mais de 74 mil vagas; veja quem pode se inscrever
Candidatos podem utilizar nota do Enem desde 2010 para concorrer a financiamentos do Fies
ProUni 2025.2: confira resultado e data da matrícula
Programa do MEC ofertou mais de 211 mil bolsas de estudo em universidades privadas
MEC encerra inscrição do ProUni 2025.2 hoje (4)
Programa Universidade para Todos oferta mais de 211 mil bolsas de estudo em universidades particulares
Inscrição do ProUni do 2º semestre de 2025 está aberta
É preciso que o candidato tenha feito as edições de 2023 ou 2024 do Enem. As inscrições seguem até o dia 04 de julho.
Taxa de inscrição do Enem 2025 pode ser paga até hoje (27)
A taxa de inscrição do Enem 2025 está no valor de R$ 85.
Inscrições do Enem 2025 encerram hoje (13)
O prazo para pagar a taxa de inscrição do Enem 2025 vai até o dia 18 de junho.
Inscrição do Enem 2025 é prorrogada
Há novas datas para pagar taxa de inscrição e solicitar atendimento especializado no Enem 2025.
Inscrição do Enem 2025 acaba hoje (6)
A taxa de inscrição do Enem 2025 precisa ser paga até o dia 11 de junho.