Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio Grande do Sul
  4. Universidade do Passo Fundo – UPF

Universidade do Passo Fundo – UPF

Universidade comunitária e filantrópica, a UPF baseia suas ações em ensino, pesquisa e extensão.

Publicado por Wanja Borges
UPF beneficia pessoas de mais de 100 municípios do norte gaúcho
UPF beneficia pessoas de mais de 100 municípios do norte gaúcho

Com a missão de produzir e difundir conhecimentos que promovam a melhoria da qualidade de vida e formar cidadãos competentes, com postura crítica, ética e humanista, preparados para atuar como agentes transformadores, é que a Universidade de Passo Fundo (UPF) foi criada em 1968. Mantida pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), entidade filantrópica e sem fins lucrativos, a instituição oferece cerca de 60 opções de cursos de graduação.

Atualmente, a Universidade beneficia pessoas de mais de 100 municípios do norte gaúcho. Hoje, mais de 20 mil alunos compõem o corpo discente da faculdade, que é referência principalmente nas áreas da saúde, agronomia e tecnologia. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2010, a UPF foi reconhecida com conceito 3. Já no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o curso de medicina obteve média 5, ocupando a 16ª posição. Já Agronomia, Odontologia e Serviço Social foram avaliados com conceito 4. 

 


CAMPUS
•    Campus Passo Fundo
BR 285, São José, Passo Fundo – RS
informacoes@upf.br
(54) 3316-7000

Administração, Agronegócio, Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnológico), Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior (Tecnológico), Design de Moda (Tecnológico), Design de Produto (Tecnológico), Design Gráfico (Tecnológico), Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estética e Cosmética (Tecnológico), Fabricação Mecânica (Tecnológico), Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia, Geoprocessamento (Tecnológico), Gestão de Recursos Humanos (Tecnológico), História, Jornalismo, Letras (Português/Espanhol e Respectivas Literaturas), Letras (Português/Inglês e Respectivas Literaturas), Logística, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Música, Música (Canto), Música (Instrumento), Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química, Secretariado Executivo, Serviço Social e Sistemas para Internet (Tecnológico). 

 

    Campus Carazinho
Rua Diamantino Tombini, nº 300, Bairro Oriental, Carazinho - RS
campuscarazinho@upf.br
(54) 3330-3550

Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção Mecânica, Gestão Comercial (Tecnológico) e Pedagogia.

 

•    Campus Casca
Rua Barão do Rio Branco, nº 375, Centro, Casca - RS
campuscasca@upf.br
(54) 3347 1003

Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnológico), Ciências Contábeis, Direito e Gestão Comercial (Tecnológico). 

 

•    Campus Lagoa Vermelha
Rua Protásio Alves, nº 50, Bairro Alto Pedregal, Lagoa Vermelha - RS
campuslagoa@upf.br
(54) 3358-6950

Administração, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia.

 

•    Campus Palmeira das Missões
Rua Francisco Ferreira Martins, nº 360, Bairro Lutz, Palmeira das Missões - RS
campuspalmeira@upf.br
(55) 3742 8550

Administração, Educação Física e Pedagogia.

 

•    Campus Sarandi
Avenida Expedicionário, nº 64 A, Sarandi – RS
campussarandi@upf.br
(54) 3361 5250

Administração, Ciências Contábeis e Direito. 

 

•    Campus Soledade
Avenida Marechal Floriano Peixoto, nº 3.033, Bairro Missões, Soledade - RS
upfsoledade@upf.br
(54) 3381 9200

Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física e Pedagogia. 

 

 

INFRAESTRUTURA
A UPF é constituída por sete complexos educacionais, localizados no município de Passo Fundo e Região, e 9 bibliotecas setoriais, além da unidade central. Também integram sua infraestrutura espaços como o Biotério, Museu Zoobotânico, Zoológico, Agências Experimentais de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV; Hospital Veterinário, Ginásio, Piscinas, Campos de Futebol, Editora, Empresa Júnior e muito mais. A instituição também conta com uma emissora de televisão em canal aberto e duas emissoras de rádio FM. Além disso, a Universidade foi a primeira instituição de ensino superior do estado a possuir uma infraestrutura completa de geração de sinal para TV Digital. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 


FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

A Universidade trabalha com duas opções em seus Vestibulares. A primeira é constituída apenas por prova de redação, cuja duração é de uma hora e 30 minutos. O segundo se refere ao vestibular tradicional, composto por 72 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais, mais Redação. A instituição também recebe inscrições de treineiros nesta modalidade. 

 

•    Enem
Candidatos inscritos nas duas modalidades de Vestibular podem optar pelo aproveitamento do desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas três últimas edições. No primeiro caso, o aluno fica dispensado da prova de redação, mas seu comparecimento aos locais de prova é obrigatório para assinar a ata. No segundo, a nota do Exame pode compor a média final de classificação, juntamente com a média do Vestibular. 

 

•    Programa Recomeçar
Candidatos com idade mínima de trinta anos e ensino médio concluído também contam com uma forma de ingresso especial: o Programa Recomeçar. Neste caso, 10% das vagas em diferentes cursos de graduação são destinadas para este grupo. A seleção é feita por meio de prova de Redação. 

 

•    Prouni 
O Programa Universidade para Todos (Prouni) também é adotado pela UPF. Através do Programa, estudantes com renda familiar, por pessoa, de um e meio até três salários mínimos podem garantir bolsas de estudo parciais ou integrais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para se candidatar, o vestibulando tem que ter participado do último Enem, com desempenho superior a 400 pontos. 

 

•    Fies
A Universidade também é credenciada ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A solicitação pode ser feita em qualquer período do ano, através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). Em seguida, o estudante deve validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da UPF e, em seguida, formalizar a contratação com um agente financeiro. O benefício pode ser parcial ou integral.

 

•    Ensino a Distância 
O UPF Virtual é um ambiente adotado pela Universidade como apoio às disciplinas presenciais, sem a liberação da presença dos alunos das aulas, e como suporte básico para a realização de atividades a distância solicitadas nas disciplinas semipresenciais. Atualmente, 35 cursos de graduação são oferecidos nesta modalidade. 

 


PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | Orkut

 

Veja também

Cursinho Pré-Enem 2020 (DF) recebe inscrições
Estão sendo oferecidas pelo cursinho 1.000 oportunidades para a seletiva Enem 2020. As aulas têm duração de quatro horas e são ministradas turno vespertino.

UEA abre prazo de isenção do Vestibular 2021 e SIS 2020
Para fazer o pedido é preciso preencher os requisitos exigidos. Prazo vai até 02 de outubro.

PUC-Rio fecha inscrições do Vestibular 2021
Estão sendo oferecidas 1.413 vagas em diversos cursos de graduação, os quais estão separados em cinco grupos de acordo com a área. 

Pedidos de isenção e redução do Vestibular 2021 da Unesp são recebidos até hoje (27)
A previsão é que o resultado dos pedidos de isenção e redução de taxa de inscrição do Vestibular 2021 da Unesp seja divulgado no dia 02 de novembro.

Cursinho Pré-vestibular gratuito em São José dos Campos (SP) recebe inscrições
O projeto tem seu conteúdo voltado para a preparação dos alunos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares de universidades como Unicamp, Unesp e Fuvest, além do ITA.

UFLA solta notas das duas primeiras etapas do PAS 2019
Provas do PAS 2019 foram aplicadas para estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio em novembro de 2019.

Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2021 e registra recorde histórico de candidatos de escola pública
Foram registradas 77.653 inscrições de candidatos que passam pelas provas no início do ano que vem.

Abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 para Enfermagem e Medicina da Faculdade Albert Einstein
Os interessados podem se inscrever até 23 de novembro. Para o primeiro a taxa é de R$ 135 e a segunda modalidade R$ 200.

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 da UVV
As inscrições poderão ser realizadas via internet ou de forma presencial, na Central de Relacionamento com Aluno (CRA), na UVV-ES de Vila Velha.

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2021/1 de Medicina da USCS
vestibular ocorrerá em uma única fase, marcada para o dia 23 de novembro, das 14h às 17h30.

IFSC publica resultado da seleção de vagas remanescentes 2020/2
Aprovados deverão enviar documentação para matrícula por e-mail. As aulas serão a distância no início do curso.

Cadastro de foto dos inscritos do Enem 2020 deve ser feito até 1º de outubro
Aqueles que já cadastraram a foto mas quiserem alterar também poderão fazer o upload. O cadastro é obrigatório a partir desta edição.