Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. São Paulo
  4. Universidade São Francisco - USF

Universidade São Francisco - USF

Criada em 1845, a USF oferece hoje mais de 60 cursos de graduação distribuídos em 5 unidades

Publicado por Letícia Oliveira
Fachada do Campus de Campinas
Fachada do Campus de Campinas

A Universidade São Francisco é uma instituição privada de ensino superior. Reconhecida como universidade somente em 1985, sua história teve início muito antes. Em 1945 a Casa Nossa Senhora da Paz (CNSP- ASF), mantenedora da USF, foi criada a fim de proporcionar educação e assistência aos moradores carentes do bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. Três anos depois a CNSP- ASF foi reconhecida como instituição de utilidade pública e vinte anos mais tarde como entidade beneficente de assistência social. 

No ano de 1976, a sede da CNSP-ASF foi transferida para Bragança Paulista, em São Paulo, passando assim a assumir a coordenação do Instituto de Ensino Superior da Região Bragantina. Em 1985, por meio de uma portaria ministerial, as Faculdades Franciscanas passaram a ser reconhecidas como Universidade São Francisco (USF). 

Atualmente, além da unidade de Bragança Paulista a universidade conta com outros quatro campi, dois em Campinas (Swift e Cambuí), um em Itatiba e outro em São Paulo. 

CAMPUS
• Bragança Paulista: Avenida São Francisco de Assis, 218 – Jd. São José, Bragança Paulista – SP. Telefone: (11) 2454-8000.

Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Química Industrial, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Processos Gerenciais.

• Campinas – Unidade Cambuí: Rua Cel. Silva Teles, 700 (Prédio C) – Cambuí, Campinas SP. Telefone: (19) 3779-3374.

Administração, Direito. Educação Física e Tecnologia em Gastronomia

• Campinas – Unidade Swift: Rua Waldemar César da Silveira, 105 – Vila Cura D'Ars (SWIFT), Campinas – SP. Telefone: (19) 3779-3319.

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. 

• Itatiba: Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, 45 – Centro, Itatiba – São Paulo. Telefone: (11) 4534-8000.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Industrial – Modalidade Mecânica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Psicologia e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 

• São Paulo: Rua Antonieta Leitão, 129 – Freguesia do Ó, São Paulo. Telefone: (11) 3411-2950.

Administração, Direito, Educação Física, Psicologia e Serviço Social. 

INFRAESTRUTURA
A Universidade São Francisco oferece a seus alunos uma estrutura com 238 salas de aula, 176 laboratórios e 7 bibliotecas que ao todo disponibilizam 237.615 volumes e 1.329 periódicos impressos. Com cinco unidades, o campus de Bragança Paulista se destaca pelos seus mais de 40 mil metros quadrados de área construída, além de possuir quatro bibliotecas e o Hospital Universitário São Francisco. 

ENSINO A DISTÂNCIA
Em 2014 a Universidade São Francisco criou seu primeiro curso na modalidade à distância: Tecnologia de Processos Gerenciais. O Polo para encontros presenciais fica instalado no campus Bragança Paulista.

FORMAS DE INGRESSO

• Vestibular
Acontece duas vezes por ano. No ato da inscrição o candidato deve escolher entre a prova eletrônica, mais conhecida como agendada, ou pelo vestibular tradicional. Para o curso de Medicina a seleção é feita somente pelo processo tradicional. 

• Enem
O aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado em pelo menos uma fase em cada processo seletivo. 

BOLSAS DE ESTUDO

• ProUni
A Universidade São Francisco possui oferta bolsas de estudos parciais e integrais através de convênio com o Programa Universidade para Todos (ProUni).

• FIES
A universidade também utiliza o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) que permite o financiamento de até 100% do valor do curso. O egresso pode solicitar o subsídio em qualquer período da graduação. 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter

Veja também

Cursinho Pré-vestibular gratuito em São José dos Campos (SP) recebe inscrições
O projeto tem seu conteúdo voltado para a preparação dos alunos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares de universidades como Unicamp, Unesp e Fuvest, além do ITA.

UFLA solta notas das duas primeiras etapas do PAS 2019
Provas do PAS 2019 foram aplicadas para estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio em novembro de 2019.

Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2021 e registra recorde histórico de candidatos de escola pública
Foram registradas 77.653 inscrições de candidatos que passam pelas provas no início do ano que vem.

Abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 para Enfermagem e Medicina da Faculdade Albert Einstein
Os interessados podem se inscrever até 23 de novembro. Para o primeiro a taxa é de R$ 135 e a segunda modalidade R$ 200.

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 da UVV
As inscrições poderão ser realizadas via internet ou de forma presencial, na Central de Relacionamento com Aluno (CRA), na UVV-ES de Vila Velha.

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2021/1 de Medicina da USCS
vestibular ocorrerá em uma única fase, marcada para o dia 23 de novembro, das 14h às 17h30.

IFSC publica resultado da seleção de vagas remanescentes 2020/2
Aprovados deverão enviar documentação para matrícula por e-mail. As aulas serão a distância no início do curso.

Cadastro de foto dos inscritos do Enem 2020 deve ser feito até 1º de outubro
Aqueles que já cadastraram a foto mas quiserem alterar também poderão fazer o upload. O cadastro é obrigatório a partir desta edição.

Vestibular 2020/2 via Enem do IFSP está com inscrições abertas
Para participar é preciso ter feito o Enem entre os anos de 2015 e 2019 tirando nota acima de zero na redação.

Já estão abertas as inscrições para corretores de redação do Enem 2020
Para se cadastrar é preciso ter graduação na área de Letras/Língua Portuguesa ou Linguística. Prazo encerra em 05 de outubro.

Inscrições para o Vestibular 2021 da UFGD já podem ser feitas
Os interessados em concorrer uma das 982 vagas em 33 cursos de graduação, nas modalidades presencial (32 cursos) e a distância (Letras-Libras), podem se inscrever até às 17h do dia 20 de novembro.

Vestibular de Verão 2021 do IFSul (RS) é adiado por conta da pandemia
O Vestibular de Verão do IFSul acontece geralmente no mês de dezembro e será adiado para evitar a aglomeração de pessoas.